• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 16:08:03 -03
    Mônica Bergamo

    Ministério da Saúde orienta Estados sobre restrição à publicidade infantil

    11/08/2015 02h00

    O Ministério da Saúde começou a orientar secretarias estaduais sobre a aplicação da medida nacional que restringe a publicidade infantil. Uma nota técnica da pasta endossa a resolução do Conanda (conselho dos direitos da criança e do adolescente, ligado à Presidência da República) que considerou abusivas propagandas dirigidas a essa faixa etária. A decisão "é de extrema relevância em termos de saúde pública", segundo o texto.

    COMER 2
    Focado em obesidade, o documento condena a "exposição exagerada das crianças" a anúncios de alimentos "ultraprocessados" e "não saudáveis". E recomenda que os profissionais da área contribuam para a "efetivação" da resolução exigindo que unidades de saúde sejam "um ambiente livre de propaganda de qualquer produto". Eles também devem alertar as famílias dos menores sobre a "nocividade" dos comerciais de comidas industrializadas.

    ROMANCE NA CIDADE
    Os atores Daniel Alvim e Betty Lago foram assistir aos namorados, Helena Ranaldi e Clóvis Torres, respectivamente, na estreia da peça "Amores Urbanos", no Teatro MuBE Cultural. O diretor Mario Bortolotto, que é um dos coautores do espetáculo, e o ator Juan Alba, que faz parte do elenco, também foram anfitriões da noite. O ator Genézio de Barros esteve na plateia, na sexta (7).

    DAQUI EU NÃO ESCUTO
    José de Abreu estava em Paris quando foi ao ar o programa do PT que ele apresentou. "Foi uma coincidência. Tive duas semanas de folga e fui resolver coisas de um filme que estou produzindo lá", diz o ator, que acaba de retornar de uma temporada na capital francesa para gravar a próxima novela das nove da Globo, "A Regra do Jogo".

    SIMBOLISMO
    Abreu diz que era "impossível" rejeitar o pedido do partido para fazer o vídeo, alvo de panelaço na quinta (6). "Eu já esperava. Antes na América Latina os pobres batiam panela porque passavam fome. Um rico que bate panela não tem o mesmo simbolismo. Está transformando ela num penico", afirma.

    #OIOIOI
    E o ator diz que suspendeu seu perfil no Twitter pouco antes da veiculação do vídeo porque "não tava a fim de levar porrada à toa". "Já me dão sem fazer programa do PT, imagina fazendo. Mas depois eu volto, pra falar de novela, essas coisas."

    AVISO PRÉVIO
    Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) receberam ontem uma lista de argumentos favoráveis à descriminalização do porte de drogas para uso próprio. Assinado pela Defensoria Pública do Estado de SP e por entidades como Conectas, Sou da Paz e Viva Rio, o texto resume pontos que serão defendidos no julgamento desta quinta (13) na corte que pode levar o porte a deixar de ser crime.

    LÁ E AQUI
    O documento menciona o direito à liberdade e a redução do consumo em lugares que liberaram drogas. E reconhece que uma decisão assim traria "desafios" ao país, como mudanças na lei e na política de saúde. As questões deveriam ser superadas com "debates amplos e democráticos".

    TEVE PARABÉNS
    Preta Gil comemorou seu aniversário e fez show no lançamento da festa Cheia de Mania, no sábado (8). O ator e cantor Tiago Abravanel deu uma palhinha na apresentação, no Metropolitan. Na plateia estavam o estilista Walério Araújo, os empresários Danilo Faro e Cristiana Arcangeli e as atrizes Carol Macedo e Carol Castro. O marido de Preta, Rodrigo Godoy, e o filho dela, Francisco, também curtiram a noite ao lado da cantora.

    I LOVE TRABALHO
    Caio Castro está se dividindo entre "I Love Paraisópolis" e o filme "Se a Vida Começasse Agora", que tem o Rock in Rio como pano de fundo. O ator concilia as gravações da novela da Globo com os sets do longa e os compromissos publicitários. Ele será anunciado nos próximos dias como garoto-propaganda das camisinhas Olla.

    VIVI PARA VER
    Com os boatos de que ele tinha morrido, o ator Cassio Scapin recebeu ligações de parentes enquanto gravava a novela "Escrava Mãe" (Record) em Paulínia (SP) na semana passada. "Saí do estúdio e me contaram", diz. É a segunda vez que a notícia falsa se espalha na internet. "As pessoas precisam ser educadas para ter responsabilidade no uso das redes", afirma ele, que não conseguiu rastrear os autores em nenhum dos episódios.

    REVIVENDO UM CLÁSSICO
    Glória Menezes e Arlindo Lopes estrelam o espetáculo "Ensina-me a Viver", com direção de João Falcão, que teve reestreia na sexta (7), no Teatro Bradesco. Também fazem parte do elenco os atores Angela Dip, Márcio Vitor e Elisa Pinheiro.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    Zélia Duncan estreia o espetáculo "ToTatiando" nesta terça (11) no Teatro Porto Seguro, às 21h. 12 anos. Até 27/10.

    Sandro Barros lança coleção nesta terça (11) em seu ateliê, nos Jardins, a partir das 11h.

    O Vella Pugliese Buosi Guidoni Advogados organiza seminário com especialistas em proteção de dados pessoais, nesta terça (11), no Itaim Bibi.

    A Baccarat e a Florense realizam nesta terça (11) jantar com inspiração no século 19. Para convidados, na Maison Baccarat, nos Jardins.

    O evento Florida Imóveis Expo orienta interessados em comprar casas e apartamentos em Miami e Orlando. Nesta terça (11), nos Jardins.

    O presidente Marcos da Costa lança na sede da OAB-SP o livro "Diálogos sobre a Advocacia e a Cidadania" no dia 24, às 19h.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024