• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 16:30:49 -03
    Mônica Bergamo

    Acidentes com vítimas nas marginais caem 27% após redução de limite

    03/09/2015 02h00

    Um balanço ainda inédito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra que o número de acidentes segue caindo nas seis primeiras semanas de implantação da redução de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê.

    DEVAGAR E SEMPRE 2
    Na comparação com igual período do ano passado, o número de acidentes com vítimas (mortos e feridos) caiu 27%. Foram 159 em 2014, contra 116 neste ano. Já o número total de acidentes nas duas vias passou de 373 no mesmo período do ano passado para 317 agora. A extensão da lentidão caiu 12% -segue igual entre as 13h e as 15h, mas menor do que em 2014 entre as 17h e as 19h.

    FAROL ABERTO
    Uma das medidas mais polêmicas da administração de Fernando Haddad (PT-SP) na área do trânsito, a redução da velocidade, de 90 km/h para 70 km/h nas vias expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais e de 60 km/h para 50 km/h nas locais, deve ser mantida justamente com o argumento de que está salvando vidas.

    PRATO CHEIO

    Leona Cavalli, 45, é Gilda, uma cozinheira, na nova novela das 19h da Globo, "Totalmente Demais". A atriz já grava como a mãe da protagonista, vivida por Marina Ruy Barbosa. "Minha personagem tem uma relação forte com a nutrição da casa", diz.

    *

    Leona também é Frida Kahlo, a artista mexicana, na peça "Frida y Diego", em cartaz no Teatro J. Safra, em SP, até 27 de setembro. "Ela adorava cozinha", diz sua intérprete. "Tá sendo bom fazer duas personagens tão marcantes e ligadas ao universo feminino." Entre os afazeres na televisão e no palco, a atriz ainda se prepara para lançar seu primeiro livro infantil, "Bela Belinha, uma Bonequinha", e começa a produzir um documentário sobre Susana Vieira.

    ASSINO EMBAIXO
    A decisão de Marcelo Odebrecht de não apenas se negar a fazer delação premiada como de bombardear os que a ela aderiram conta com apoio expresso do pai dele, Emílio Odebrecht. A empresa segue negando enfaticamente a participação em qualquer irregularidade na Petrobras.

    DOIS PESOS
    Pesa na escolha, além dos "valores morais" invocados pelo empreiteiro, o fato de que assumir a culpa por qualquer irregularidade, de acordo com interlocutor frequente da família, poderia significar "a quebra da empresa", tais as implicações para os negócios que ela mantém em outros países.

    VOO CEGO
    Em mais de uma conversa, Emílio Odebrecht já disse também que não procedem as informações de que estaria enfurecido com Lula. Uma das poucas "broncas" que ele teria do petista seria pela escolha de Dilma Rousseff para sucedê-lo na Presidência. A família considera o governo dela desastroso. Acha também que a presidente desprezou os efeitos da Lava Jato em seu próprio governo.

    SEGUNDO VOLUME
    As atrizes Andrea Beltrão e Priscila Steinman receberam convidados na pré-estreia do filme "Pequeno Dicionário Amoroso 2", na terça (1º), no shopping Iguatemi. Marcello Airoldi e Renato Góes, que também fazem parte do elenco do longa, foram ao evento, que contou com a presença da atriz Lúcia Veríssimo.

    RODA DE CONVERSA
    Filiados do PSDB em São Paulo criaram o "Tucannabis", um grupo para discutir mudanças na legislação da maconha e de outras drogas. Os participantes querem propor à legenda que o movimento, ainda informal, seja oficializado. A página do núcleo no Facebook é ilustrada com a foto de um tucano em meio a folhas da planta.

    CONVERSA 2
    "O Fernando Henrique [Cardoso] é uma voz relativamente solitária nessa questão, mas muitos militantes têm teses similares", diz Lucas Aly, um dos criadores. Defensor da descriminalização, FHC será chamado para um seminário que o Tucannabis pretende organizar.

    DEGRAUS DA VIDA
    Regina Braga vai voltar aos palcos com uma peça sobre envelhecimento. "Agora Eu Vou Ficar Bonita", com roteiro escrito pela atriz e pelo marido, o médico e colunista da Folha Drauzio Varella, vai costurar poesias e músicas sobre o tema. Regina contracena com o cantor Celso Sim na montagem, que tem canções de compositores como Nelson Cavaquinho e Cartola. Estreia em outubro, no Sesc Bom Retiro.

    PARCERIA
    Zezé di Camargo arrematou 50% do touro mais caro da América Latina em uma feira agropecuária. Ele pagou cerca de R$ 264 mil e irá dividir a produção de sêmen do animal com uma empresa que comprou a outra metade do bovino.

    COZINHA SEM STRESS
    A Associação Beneficente Boa Fé comemorou seu 22º aniversário com evento na Casa Bossa, no shopping Cidade Jardim, na terça (1º). A presidente da instituição, Márcia Dias, recebeu convidados no evento, que contou com jantar preparado pelo chef Henrique Fogaça. O chef Vinicius Rojo também participou da ação.

    CURTO-CIRCUITO

    O 10º Leilão Paraty em Foco, com mais de cem obras, é nesta quinta (3), às 21h. Na Galeria Lume, no Jardim Europa.

    Nabil Bonduki dá palestra sobre direito à cidade na Biblioteca Mário de Andrade, nesta quinta (3), às 19h30. Grátis.

    A Rádio Cultura FM transmite ao vivo, direto da Suíça, o Festival de Lucerna, um dos mais importantes da Europa. Nesta quinta (3), às 14h.

    O espetáculo "Dissecar uma Nevasca", que ficou em cartaz no Sesc Belenzinho, foi convidado para turnê na Europa em outubro.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024