• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 01:05:56 -03
    Mônica Bergamo

    SP perde 11 mil vagas da Universidade Aberta do Brasil após corte do governo

    04/09/2015 02h00

    Os cortes do governo federal no programa Universidade Aberta do Brasil, em que várias instituições ministram cursos de licenciatura, especialização e aperfeiçoamento a distância, atingiram em cheio a cidade de São Paulo. Mais de 11 mil vagas que estavam sendo criadas ainda neste ano devem ficar só no papel.

    EU PAGO
    A Prefeitura de São Paulo estuda arcar ela mesma com parte dos recursos destinados ao programa, que hoje contempla 6.000 pessoas na cidade. Na semana passada, o ministro Renato Janine Ribeiro, da Educação, recebeu o secretário municipal Gabriel Chalita (PMDB-SP) em seu gabinete para tratar do assunto.

    TESOURA
    O governo Dilma Rousseff diminuiu os recursos do programa, de R$ 800 milhões, para cerca de metade desse valor. Em nota, a Capes diz que "todas as cerca de 28 mil bolsas estão mantidas e estão assegurados R$ 417 milhões para o fomento do sistema Universidade Aberta do Brasil em 2015".

    TESOURA 2
    Os cortes no sistema UAB se somam aos já feitos em outros programas, como o Ciências sem Fronteiras, que teve vagas congeladas por causa da crise econômica.

    FRANCESINHA
    Suzana Pires, 39, que acaba de estrear como a manicure Janete em "A Regra do Jogo", vai interpretar uma chefe do tráfico em um filme francês rodado no Rio. A atriz "arranha" no idioma, mas terá falas em português.

    *

    "Vou gravar em dois domingos. Seriam meus dias de folga, mas vou ali dar uma corridinha na comédia francesa", brinca a atriz, que foi chamada pelo diretor de "Going to Brazil", Patrick Mille, depois que ele a viu no longa "Casa Grande".

    *

    Sobre a personagem da novela, Suzana diz que "ela não é só barraqueira engraçada, também vai se mostrar uma pessoa carinhosa, boa".

    VOTE EM MIM
    Eloisa de Sousa Arruda, que foi secretária de Estado da Justiça de São Paulo até janeiro e voltou a ser procuradora do Ministério Público, decidiu disputar o cargo de chefe da instituição. "Serei a primeira mulher na história candidata [a procuradora-geral de Justiça]. É uma responsabilidade, mas estou animada", diz ela.

    NATUREBAS
    O guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, membros fundadores do Queen, pediram um cardápio vegetariano para sua apresentação no Rock in Rio em 18 de setembro, com o vocalista americano Adam Lambert. Os britânicos escolheram geleias da Irlanda e da Inglaterra, mel "manuka", produzido por abelhas da Nova Zelândia, e ainda ágave, planta que adoça os alimentos. Para beber, eles querem vinhos brasileiros.

    BALADA SERTANEJA
    Michel Teló gravou o DVD "Baile do Teló", com participação de Seu Jorge, na quarta (2), no Espaço das Américas. A mulher do sertanejo, a atriz Thais Fersoza, assistiu ao show. A estilista Lethicia Bronstein e as atrizes Milena Toscano e Débora Gomez também viram a apresentação. O empresário Marco Tobal Jr., dono do espaço de shows, o engenheiro Pedro Ozores e o produtor de TV Luis Lopes passaram por lá.

    DAMA DA NOITE
    Paula Fernandes grava na semana que vem em Madri participação no novo DVD de Alejandro Sanz. Eles vão fazer dueto em "A Que No me Dejas", cantando em espanhol e português –a versão foi composta pela brasileira. "Vou usar um vestido com brilho", diz ela. "É preto, mas de básico não tem nada."

    É DO BRASIL
    E a cantora está escolhendo as fotos de seu novo disco, que sai em outubro. "É um projeto mais maduro, fruto das minhas viagens pelo Brasil. Vai ter muita variedade de ritmos", conta.

    TELA BRASIL
    O ator Antonio Fagundes e a namorada, Alexandra Martins, foram à 14ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na terça (1º). A atriz Fabíula Nascimento e o diretor Walter Carvalho, que ganhou a categoria de melhor documentário com o longa "Brincante", também estiveram no evento, no Cine Odeon.

    HOMEM SÓ
    O britânico Jacob Collier vem pela primeira vez ao Brasil em outubro, como convidado do Mimo Festival, em Paraty. O multi-instrumentista de 20 anos vai se apresentar sozinho na cidade histórica fluminense usando um aparelho de imagem e som criado em conjunto com o MIT (Massachussets Institut of Technolog

    CÓPIA FIEL
    O governo do Ceará acatou o pedido de cineastas locais e deve criar uma agência de fomento ao cinema no Estado nos moldes da Spcine, a empresa paulistana. O diretor da agência de São Paulo, Alfredo Manevy, vai para Fortaleza nesta sexta (4) a convite do governador do Estado, Camilo Santana (PT), para compartilhar detalhes sobre a experiência.

    CURTO-CIRCUITO

    Zeca Baleiro, Naná Vasconcelos e Paulo Lepetit lançam o CD "Projeto Café no Bule" com shows de sexta (4) a segunda (7) no Sesc Pinheiros. 10 anos.

    Pricila Menin toma posse sexta (4) na presidência municipal do PRB Mulher SP.

    Felipe Gruber é o novo sócio do Aidar SBZ Advogados, na área societária.

    Plebe Rude se apresenta sexta (4) e sábado (5), às 21h30, no Sesc Belenzinho. 18 anos.

    A TOG, marca de design de móveis, promove exposição no Fashion Mall, no Rio.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024