• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 13:14:07 -03
    Mônica Bergamo

    Haddad e FHC mantêm diálogo e chegam a ir juntos a ópera

    09/09/2015 02h00

    Amigos e interlocutores frequentes, Fernando Haddad (PT-SP) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) combinaram de ver juntos, ontem, a ópera "Manon Lescaut", de Puccini, no Theatro Municipal.

    *

    O convite partiu de Haddad. O prefeito e FHC almoçaram juntos há algumas semanas, na Prefeitura de São Paulo, num encontro marcado pela discrição.

    *

    Dias depois, o petista ligou para o ex-presidente sugerindo que ele fosse à ópera, oportunidade em que poderia também rever o maestro John Neschling. O regente comandou a Osesp quando FHC era presidente da fundação que administra a orquestra.

    ENTRE NÓS
    O STF (Supremo Tribunal Federal) pode ter que examinar nos próximos dias a possibilidade de abertura de inquérito contra o ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A PGR (Procuradoria-Geral da República) já teria o pedido formatado.

    NO CONSELHO
    Gonçalves já está sendo investigado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por suposta ligação com o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS e envolvido no escândalo da Operação Lava Jato.

    FUMAÇA
    O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, deu sinais de que deve apoiar a descriminalização das drogas, ainda que elencando várias possibilidades de restrições em seu voto.

    DOIS EM UM
    A posição de Lewandowski é considerada crucial: em caso de divisão dos ministros, ele dá o voto de desempate nos processos. O STF retoma hoje a análise do tema.

    POR POUCO
    Tida como favas contadas há algumas semanas, a hipótese de descriminalização foi objeto de intenso debate nos bastidores da corte depois que o ministro Edson Fachin pediu prazo para estudar o tema. Ministros contrários à mudança apostavam que seria possível convencer os reticentes e manter a lei como está. Os que querem a alteração da regra mostravam otimismo, com três votos certos (Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso) e ao menos dois prováveis (Celso de Mello e Teori Zavaski).

    CHOQUE
    Representantes dos militares procuraram vários ministros mostrando apreensão com a possibilidade de descriminalização. O Código Penal Militar pune o consumo de drogas em ambientes de administração castrense com até cinco anos de prisão.

    NÃO DESCARTO
    Nem mesmo o Bolsa Família, tido até então como intocável, está blindado em meio à crise econômica. Questionado se o programa poderia sofrer cortes, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator do Orçamento, diz que "pode ser que isso venha a ocorrer ". Os gastos previstos para 2016 chegam a
    R$ 28,8 bilhões.

    NÃO DISCUTO
    Barros ressalta, no entanto, que "isso [cortes no Bolsa Família] não foi proposto por mim nem eu ouvi dizer que alguém vai propor. Não quero me antecipar. Seria um desserviço. Antes de qualquer coisa temos que estudar todas as possibilidades, saber o que pode ser cortado. Depois faremos as escolhas. Os líderes de todos os partidos serão consultados".

    A SENHA
    O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já escancarou publicamente que os cortes devem atingir a área social.

    CANTO DO PASSADO
    Os cantores Wanderley Cardoso e Martinha fizeram participação especial no show "Turma do Iê Iê Iê", dirigido por Beto Marden, na segunda (7), no Theatro Net. As atrizes Yasmim Manaia e Carol Lelis se apresentaram para a plateia que teve a advogada Jéssica Magalhães e a empresária Ane Lelis.

    TORNEIRA SECA
    Um aplicativo para mapear lugares com falta de água na Grande SP está sendo comparado ao Waze, que mostra a situação do trânsito. O "Tá Faltando Água", que a rede Aliança pela Água lança amanhã, usa o sistema de geolocalização do celular ou o CEP do imóvel atingido. Com o cadastro, a situação poderá ser monitorada em tempo real.

    CLUBE DA ESQUINA
    O cantor Lô Borges apresentou o show "Todas as Esquinas" acompanhado do guitarrista Henrique Matheus, no Sesc Bom Retiro. A produtora Flor Domingues, a contadora de histórias Cris Mendes e a preparadora de textos Márcia Copola assistiram à apresentação. A musicista Marie Gabriella também foi ao evento, no sábado (5).

    VERDEJANDO
    O novo Teatro Cultura Artística, cujo prédio original pegou fogo em 2008, terá bicicletários no térreo, captação de água da chuva e uso máximo da iluminação natural.

    *

    A parede de vidro vai permitir que esculturas em exibição no salão sejam vistas do lado de fora. As obras começam em novembro.

    PAUSA PARA O CAFÉ
    Os músicos Zeca Baleiro e Paulo Lepetit tocaram no Sesc Pinheiros para o lançamento do CD "Projeto Café no Bule", produzido pelo Selo Sesc. O cantor Nicola Són e o designer Marcos Faria assistiram à apresentação na sexta (4).

    CURTO-CIRCUITO

    O Terno faz show nesta quarta (9) na Casa do Mancha, a partir das 21h. 18 anos.

    O artista plástico Caio Reisewitz abre nesta quarta (90 a mostra individual "Disorder", na Maison Européenne de la Photographie, em Paris.

    Paulo Iasz de Morais fala sobre monitoramento eletrônico de presos na quarta (9) Semana Jurídica de Paulínia.

    Beth Szafir comemora aniversário com almoço nesta quarta (9) na Claudeteedeca.

    O filme "Eu Nunca", com direção de Kauê Telloni, tem pré-estreia nesta quarta (9), às 21h, no Espaço Itaú da rua Augusta.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES E LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024