• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 12:07:17 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros de Dilma já acham que impeachment é provável

    11/09/2015 02h00

    Ministros, deputados e senadores do PT já consideram não apenas possível mas provável que a presidente Dilma Rousseff seja afastada do governo num processo de impeachment ainda neste ano. O clima é de abatimento.

    RITO
    Pelo monitoramento do PT, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rejeitará pedidos de impedimento, inclusive o de Helio Bicudo. Deputados da Frente Pró-Impeachment, com 280 votos, recorreriam ao plenário e, com maioria simples, votariam pela admissibilidade do impeachment, primeiro passo para o afastamento de um presidente.

    HISTÓRIA
    Um senador do PT observa que foi a partir da aprovação da admissibilidade do impeachment de Fernando Collor que "as pessoas começaram a acreditar e tomaram as ruas do país" para derrubá-lo do poder, em 1992. O mesmo poderia acontecer com Dilma Rousseff.

    EMPURRÃO
    Nesse clima de pressão máxima, o impeachment seria então apreciado na Câmara. Como o voto é aberto, até mesmo parlamentares de oposição que são contra o afastamento se veriam forçados a votar a favor.

    TRÂNSITO
    O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) não anda nada feliz com esse eventual desfecho para a crise, em que vê o dedo de Aécio Neves (PSDB-MG). Ainda que vença a disputa interna para ser candidato do PSDB em 2018, o governador terá dois opositores fortes: Michel Temer, que substituiria Dilma na Presidência, e Lula, na oposição e livre para atirar.

    PERDÃO, GUIDO MANTEGA

    Os dois empresários que gritaram palavrões, em junho, para o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, dizendo que ele era "ladrão", "palhaço" e "sem-vergonha", acabam de se retratar. Diante de queixa-crime por injúria, calúnia e difamação, eles procuraram o advogado do ex-ministro, José Roberto Batochio, e propuseram acordo. Mantega assinou ontem os dois pedidos de desculpas, concedendo aos empresários seu "perdão", exigência da lei para que a ação judicial seja suspensa.

    *

    Marcelo Melsohn disse na retratação que estava no restaurante Trio, na Vila Olímpia, no dia 28 de junho, quando "irrefletidamente" ofendeu o ex-ministro. Afirma estar arrependido e diz reconhecer que Mantega é "probo, honesto e digno". João Locoselli afirma que nada sabe sobre o economista que "possa desaboná-lo em sua vida pública".

    Veja o vídeo:

    Ex-ministro da Fazenda Guido Mantega é hostilizado em São Paulo

    DOIS EM UM
    Recém-chegado de retiro espiritual na Nigéria, o cantor Nasi se prepara para lançar seu novo disco solo, "Egbé". O título faz referência à religião iorubá, na qual ele esteve imerso durante duas semanas na África: "É o nome de um orixá e também significa comunidade", diz o artista. A faixa homônima "é meio 'afrobeat', com percussão", afirma ele.

    UM EM DOIS
    E o Ira!, do qual Nasi é vocalista, planeja álbum inédito para o ano que vem. Mas antes ele e o parceiro Edgard Scandurra vão priorizar a divulgação de seus trabalhos individuais.

    MEU DESTINO É VER STAR
    Paulista que mora em Los Angeles, Marília Moreno, 29, já se acostumou a falar com celebridades como Scarlett Johansson, Morgan Freeman e Johnny Depp. A apresentadora cobre premiações para o "As Últimas de Hollywood", exibido pelo canal Sony em 24 países.

    *

    "Aprendi a separar a jornalista da fã", afirma ela. "Muitas vezes os atores estão esgotados, com viagens, eventos, entrevistas..." Em passagem por São Paulo, Marília diz que "não fecha portas", mas trabalhar na televisão brasileira é algo distante dela no momento. "O Brasil é o meu país, e eu amo estar aqui, apesar de amar também a segurança dos EUA."

    SEM GRAÇA
    A comediante Hell Ravani diz que sofreu perseguição do colega Bruno Meirelles após criticar um vídeo postado por ele no Facebook. A gravação foi feita num show estrelado por ambos. Nela, Meirelles ironizava mulheres na plateia que se mostravam descontentes com algumas piadas. Depois dos comentários de Hell Ravani, ele convocou pessoas para irem a uma apresentação dela no Rio com isqueiros para "queimar calcinhas".

    SEM GRAÇA 2
    "É bem machista", diz Hell Ravani, que recebeu apoio de humoristas como Angela Dip. Meirelles diz que apenas fez piada e que desistiu de ir ao show da ex-colega. "Eu recebo uma crítica e não tenho direito de criticar também? Ela é do ramo, eu achei que ia levar na esportiva", afirma.

    EM FAMÍLIA
    Zizi Possi vai lançar um espetáculo que mistura música e dramaturgia com o irmão, o diretor José Possi Neto. "Vou cantar e interpretar textos meus, de Nietzsche e do poeta Eduardo Ruiz, entre outros", diz ela, que começa a ensaiar no começo de 2016.

    FATOS E VERSÕES
    Carlos Eduardo Calfat Salem lançou na quarta (9) o livro "Fatos, Fotos e Versões de um Mosqueteiro Tropical". A festa foi na casa do empresário Chiquinho Scarpa, que estava com a namorada, Marlene Nicolau. A musicista Anca Gavis, a modelo Raquel Radiske e o advogado Rogerio Sfoggia participaram do evento. O vocalista Derrick Green, da banda Sepultura, também passou por lá.

    DIVA BRASILEIRA
    O diretor José Possi Neto recebeu convidados na estreia do musical "Master Class", em que Christiane Torloni interpreta Maria Callas. A cantora Zizi Possi, a atriz Karin Rodrigues e o estilista Valdemar Iódice foram ao Teatro das Artes, no shopping Eldorado, na quarta (9).

    CURTO-CIRCUITO

    Fábio Jr. faz show da turnê "O Que Importa É a Gente Ser Feliz", sexta (11) e sábado (12), no Citibank Hall, a partir das 22h30. 16 anos.

    João Doria Jr. estreia em 22 de setembro o programa de entrevistas "Face a Face", na BandNews TV.

    A banda As Mercenárias, criada nos anos 1980 em SP, toca com nova formação no Sesc Belenzinho, nesta sexta (11), às 21h. 12 anos.

    A Orquestra Jovem do Estado se apresenta na Sala São Paulo no próximo domingo (13), às 20h.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024