• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 16:55:25 -03
    Mônica Bergamo

    Sucesso na internet, Gabriela Pugliesi sonha com televisão: 'Sou aparecida'

    20/09/2015 02h00

    Duas adolescentes na faixa dos 14 anos cochicham. Entre risinhos, mãos na boca e passos tímidos, elas chegam à mesa onde a blogueira Gabriela Pugliesi, 29, está sentada, dentro da loja de tapiocas de que é sócia. "Nossa, você é lindaaaaaa!", diz uma. A outra completa: "Ela é maravilhosa mesmo!". A tietagem, que em outros tempos tinha como foco atores e cantores, é, segundo a baiana criada em SP, rotina em sua vida.

    *

    "É idolatria, principalmente com as meninas jovens. Juro que em nenhum segundo imaginei que isso um dia aconteceria comigo", diz.

    *

    Com cerca de 1 milhão e meio de seguidores no Instagram e dezenas de capas de revistas acumuladas, Gabriela fez fama e dinheiro ao dividir com as pessoas, primeiro, sua rotina de exercícios e dieta e, depois, grande parte de sua vida. As festas, viagens, jantares, vida amorosa e, claro, os treinos em que pega pesado são acompanhados como uma novela por seus fãs e detratores. É a mais bem-sucedida entre as chamadas "blogueiras fitness".

    *

    "Sou aparecida mesmo, falo demais e sempre quis trabalhar com o público", diz

    *

    Já às seis da manhã a blogueira está na rua, ou melhor, na academia ou no parque. Ao fim da ginástica, é costume que haja uma detalhada sessão em que tira fotos e faz vídeos sozinha ou com os companheiros de treino. No dia em que a repórter Marcela Paes acompanhou parte da malhação, sua mãe, a vendedora Vera Minelli, 51, também estava no local.

    *

    "Ai, mãe, por que você sempre põe o dedo na frente da câmera?", diz Gabriela, que faz com que a progenitora tire o mesmo clique da turma da maromba mais de quatro vezes. Logo depois pede a uma amiga que refaça com ela parte dos exercícios –que incluem pulos, rastejar pelo chão e abdominais.

    *

    "Queria que as pessoas que dizem que eu não faço nada vissem a correria que é. Tô há três dias dormindo quase nada. Mas, sim, não vou negar: minha vida é maravilhosa. É um sonho mesmo."

    *

    Sócia de empreendimentos como o restaurante onde deu parte da entrevista e de um estúdio de "spinning", ela já lançou desde linhas de roupas, joias e alimentos congelados licenciados com seu nome até um livro com dicas de estilo de vida.

    *

    "Sei que eu vendo. Desde que eu entrei como sócia no estúdio de 'spinning' as vendas aumentaram 150%. A gente está estourado. Eles não estavam mal, mas mudou a história da empresa. Uma coisa é a gente achar que influencia. Mas ver números e estatísticas é diferente. E eu sei que fui eu", afirma.

    *

    A autoconfiança sempre acompanhou Gabriela, mas os frutos do trabalho só chegaram depois que ela iniciou as postagens, em 2013. Fotos da malhação diária acompanhadas de expressões como #BundanaNuca #FrangasSim #MolengasJamais e outras frases de incentivo com traços cômicos são, segundo ela, o segredo da popularidade.

    *

    "Acho que o que faz dar certo é que sei ser bem-humorada. Tudo é leve. Trabalhava em e-commerce e nunca ficava muito tempo em um emprego porque não gostava do que fazia, mas era super workaholic. Só que ganhava salário de gente normal, tipo uns 6 ou 7.000 no máximo", diz ela. Hoje afirma fazer cerca de "oito, dez vezes mais, depende da época".

    *

    Conta que começou a trabalhar aos 16 para poder ir ao cinema, ao shopping, ao cabeleireiro e acompanhar as amigas em passeios como "Réveillon em Trancoso".

    *

    "Tive uma vida confortável, mas o dinheiro era contado. Minha mãe e eu viemos sozinhas de Salvador para São Paulo quando eu tinha dois anos e ela se casou aqui logo depois."

    *

    Quem está ou entra de passagem em sua vida acaba ganhando fama por tabela. Uma das irmãs, que hoje é sua assessora, acumula 50 mil seguidores; a mãe, 30 mil; seu cachorro, o pit bull Buda, 53 mil; e o ex-namorado, o autointitulado "lifestyle coach" (treinador de estilo de vida) Ricardo Barbato, cerca de 240 mil.

    *

    Até a ex-mulher dele, a americana Leslie Richman, recebeu seu quinhão de fãs brasileiros quando se viu envolvida em um triângulo amoroso com a blogueira e seu ex-marido.

    *

    O fim do namoro, há cerca de um mês e meio, aliás, foi comemorado pelas fãs. Hoje Gabriela concorda com elas.

    *

    "Parece que minha vida começou a fluir. Só coisas boas nessa nova fase, de um mês e pouco pra cá. Eu acredito piamente em energia, em pessoas que te sugam. Nos comentários quase não tem mais críticas. Eu estava cega. Não quero mais que liguem meu nome a ele."

    *

    Na semana passada se viu envolvida em outro imbróglio sentimental. Uma blogueira reclamou que Gabriela havia ficado com seu namorado enquanto o casal ainda estava junto. Como de costume, ela respondeu à acusação por meio de uma rede social.

    *

    "Só Deus sabe da vida de cada um. Não passei por cima de ninguém para ser feliz. Estou muito tranquila. Deixa os outros fazerem bagunça".

    *

    Gabriela passou a primeira quinzena de dezembro na Argentina para participar de um reality de provas de aventura dentro do programa "Caldeirão do Huck" (Globo). É a primeira vez que aparece em uma atração fixa da televisão aberta, e a expectativa é alta.

    *

    "Aceitei na hora. Desisti de muitas coisas para participar. Por mais que eu tenha força na internet, TV aberta na Globo é outra história. Pode mudar minha vida." Apesar de já estar tendo uma "vida maravilhosa", a blogueira sonha em sair das telas dos celulares e partir para a da televisão.

    *

    "É o que eu quero mesmo. Sempre quis. É meu plano de carreira. Não planejo quase nada, mas ao mesmo tempo sou muito 'o céu é o limite'", diz ela, que, entre as possibilidades, gostaria de ser apresentadora, mas também não descarta ter um reality show sobre sua vida.

    *

    "É engraçado porque tem muita gente que fala que eu, minha mãe e minha irmã somos as Kardashians [família americana que estrela um reality show nos EUA] brasileiras. As pessoas querem saber o que eu tô fazendo, com quem, onde eu tô indo Como é meu banheiro! [risos] Se passasse na televisão não ia ser muito diferente do que eu já faço agora."

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024