• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 16:39:31 -03
    Mônica Bergamo

    Fatiamento da Lava Jato dificulta investigação em outros setores

    25/09/2015 02h00

    A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de fatiar a Operação Lava Jato deve dificultar, num primeiro momento, os acordos de delação premiada. É que, no estágio atual das investigações, os procuradores exigiam que os delatores entregassem "novos mercados" em que há corrupção, e não apenas o setor de petróleo, sobre o qual o Ministério Público já detém um vasto arquivo.

    DÚVIDA 2
    O STF decidiu que informações que não tenham conexão direta com a Petrobras devem ser agora investigadas por outros procuradores e fora da jurisdição do juiz Sergio Moro. E surge a dificuldade: um magistrado só pode dar ao réu os benefícios da delação premiada depois de comprovar que as informações fornecidas por ele são reais. Como elas serão investigadas fora do Paraná, surge a dúvida de como poderão ser usadas nos processos tocados por Moro.

    CONEXÃO INDIRETA
    O caso da Andrade Gutierrez é exemplar. A expectativa era a de que a empreiteira detalhasse esquemas de corrupção no setor elétrico, já que, depois de tantas delações, pouco teria a acrescentar no escândalo da Petrobras. A questão agora é saber se o que for falado sobre usinas, por exemplo, pode aliviar as penas por irregularidades que a empreiteira supostamente cometeu em obras da estatal do petróleo.

    EM TEMPO
    A Andrade Gutierrez nega que esteja estudando fazer delação premiada.

    ANARQUIA NO PALCO
    O ator e apresentador Dan Stulbach estreou a peça "Morte Acidental de um Anarquista" na quarta (23), no Teatro Porto Seguro. Riba Carlovich e Henrique Stroeter também estão no elenco da comédia. Na plateia estavam os atores Ana Lúcia Torre e José Rubens Chachá e o filósofo Mario Sergio Cortella.

    É O FIM
    A decisão de Dilma Rousseff de eliminar os ministérios de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos foi considerada "um desastre" por ministro que despacha com ela quase todos os dias.

    SOM AMBIENTE
    Os compositores Antonio Pinto e Beto Villares vão assinar a direção musical da abertura da Olimpíada do Rio. O repertório deverá ter canções de ambos e de outros artistas. Pinto, que é filho do cartunista Ziraldo e irmão de Daniela Thomas, uma das diretoras da cerimônia, compôs trilhas de filmes como "Cidade de Deus" e "Central do Brasil".

    SOM 2
    E Villares, que também trabalha com cinema e produziu discos de Céu e Zélia Duncan, acaba de contratar um escritório para administrar seus direitos autorais. O CQRights, do Rio, vai filiá-lo a entidades no Brasil e fora em busca de pagamentos.

    DIA E NOITE
    A Biblioteca Mário de Andrade ficará aberta 24 horas por dia a partir de outubro. "A grade cultural terá reforço e haverá um novo sistema de devolução", diz o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki. O local também vai receber uma mostra do pintor uruguaio Torres García.

    GRANDES E PEQUENOS
    A Prefeitura de São Paulo fechou a programação para outubro e o Dia da Criança: serão organizados 18 minieventos em bairros, nos moldes da Viradinha, parte infantil da Virada Cultural.

    *

    Para os adultos, shows de artistas como Chico César, Zeca Baleiro, Elza Soares e Fafá de Belém também estão no programa do Circuito SP e vão ocorrer até o fim do ano em diferentes regiões.

    AGULHADA
    Uma vacinação em massa contra sarampo está sendo feita na região da avenida Paulista. Após a suspeita de que um morador pegou o vírus, equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorrem uma área de nove quarteirões vizinhos à casa do paciente atrás de pessoas que estão sem a imunização.

    MENU DA NOITE
    O publicitário Raul Doria e o advogado Sérgio D'Antino organizaram jantar em torno do empresário João Doria Jr. para que ele apresentasse sua propostas como pré-candidato à Prefeitura de SP na área de cultura. As atrizes Regina Duarte e Claudia Raia, acompanhada do marido, Jarbas Homem de Mello, estavam entre as convidadas do evento, na quarta (23), no Jardim Europa. A apresentadora Adriane Galisteu e os atores Juca de Oliveira e Fulvio Stefanini também compareceram.

    CURTO-CIRCUITO

    O Anuário da Justiça do Trabalho será lançado nesta sexta (25) na sede da OAB-SP, às 17h.

    Frederico Trajano, do Magazine Luiza, fez palestra sobre a digitalização da empresa ontem na Universidade Stanford, na Califórnia.

    O cantor pernambucano Lira faz shows de sexta (25) a domingo (27) no Sesc Bom Retiro. 18 anos.Tulipa Ruiz canta hoje na festa Pardieiro, no Cine Joia, às 23h. 18 anos.

    Rafael Mendes Gomes, sócio do Chediak Advogados, coordena curso de compliance e anticorrupção na área de energia, até 24/10.

    A banda Letuce se apresenta no Sesc Belenzinho nesta sexta (25), às 21h, para lançar o disco "Estilhaça". 18 anos.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024