• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 11:38:43 -03
    Mônica Bergamo

    Lula e Jobim analisam cenários que vão da cassação à renúncia de Dilma

    29/09/2015 02h00 - Atualizado às 10h22 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Lula e o ex-ministro Nelson Jobim, da Defesa, se reuniram há algumas semanas para discutir os desfechos possíveis para a crise política. Foram analisados cenários que vão da cassação à renúncia de Dilma Rousseff.

    LINHAS TORTAS
    Jobim disse a Lula acreditar que a chance de cassação da chapa Dilma/Michel Temer pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é remota. Ela exigiria a convocação de eleições em 90 dias, hipótese em que Aécio Neves (PSDB-MG) despontaria como favorito. O desfecho não interessaria ao governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que quer ser candidato tucano em 2018.

    LINHAS TORTAS 2
    O impeachment ainda é improvável, tanto na opinião de Jobim, que acha não haver fundamento jurídico, hoje, para o afastamento, quanto na de Lula. O ex-presidente acredita que, apesar dos pesares, o governo ainda tem força para garantir os 171 votos necessários para barrar o impedimento de Dilma.

    A LÁPIS
    Alckmin seria aliado oculto do governo para barrar o impeachment pois, neste caso, Temer assumiria a Presidência. Além de comandar o país, o peemedebista ameaçaria a liderança do governador em São Paulo, fazendo o PMDB abocanhar mais espaços em território que o PSDB considera sagrado.

    BORRACHA
    A renúncia seria uma saída -quase impossível, dado o perfil de Dilma.

    SEU TRAÇO
    Conclusão: a solução seria Dilma realizar uma reforma de envergadura em sua equipe. Jobim disse a Lula, segundo relatos, que ela deveria nomear um ministro da Casa Civil forte, que "sentasse na cadeira". Dilma deixaria o governo por conta dele e se dedicaria, por exemplo, à política internacional.

    MEU TRAÇO
    A reforma que Dilma está promovendo, no entanto, aponta para a direção oposta. Ela quer, por exemplo, manter Aloizio Mercadante na Casa Civil. O PT defende que ele volte para a Educação ou até que vá para o Ministério da Defesa.

    ASSINATURA
    Advogados de Dilma Rousseff contrataram pareceres de grandes juristas para rebater os que defendem o impeachment. Dalmo Dallari, Fábio Konder Comparato, Celso Antonio Bandeira de Mello e Pedro Estevam Serrano defendem a tese de que ela não pode ser responsabilizada por atos cometidos antes de assumir o mandato.

    ELAS E ELE
    Senadoras e deputadas procuraram Dilma para mostrar inconformismo com a extinção do ministério dedicado às mulheres. Disseram que nomear um homem -Miguel Rossetto - para comandar a pasta que cuidará do tema coroará a medida da pior maneira possível.

    FAZENDO DISCURSO
    A senadora Marta Suplicy comemorou sua filiação ao PMDB no sábado (26), no Tuca. Depois do evento, ela e o marido, Márcio Toledo, receberam convidados em sua casa. Compareceram o maestro João Carlos Martins, o senador Renan Calheiros e o deputado federal Baleia Rossi. O ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho e os ex-ministros Edison Lobão, Geddel Vieira Lima e Moreira Franco passaram por lá. O senador Romero Jucá foi com a mulher, Rosilene Brito.

    TUDO MENTIRA
    A assessoria de Michel Temer reage aos rumores de que o delator Fernando Baiano pode ter citado o nome dele em depoimentos da Operação Lava Jato. Diz que o vice-presidente "não tem e nunca teve nenhuma relação com Fernando Baiano. Esses boatos são completamente infundados ou motivados por pessoas que querem atingi-lo pessoalmente".

    SÓ PARA MAIORES
    O grupo de teatro Os Satyros vai produzir um segundo longa-metragem, "A Filosofia na Alcova", a partir da peça homônima encenada pela companhia.

    *

    "É barra pesada, baseado em Marquês de Sade, com cenas de ereção e sexo explícito", diz Ivam Cabral. O diretor teme enfrentar dificuldades para distribuir o filme.

    FESTANÇA
    Mais de 80 litros de champanhe Perrier Jouet, 400 minibolos e 40 litros de uísque Chivas serão servidos para os cerca de 800 convidados do baile realizado pela Pinacoteca de São Paulo, o Pina Ball.

    *

    O evento, no dia 29 de outubro, terá a presença de Abílio Diniz, Anderson e Maythe Birman e Cleusa Garfinkel, entre outros.

    CARA PRESENÇA
    A modelo inglesa Cara Delevingne, que veio ao Brasil a convite da marca Bô.Bô, esteve na festa #AllNightWrong no Estúdio, na sexta (25). Os DJs e namorados Mario Velloso e Pietra Bertolazzi tocaram no evento.

    CURTO-CIRCUITO

    O escritor Pedro Dutra recebe da Academia Brasileira de Letras o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes. Nesta terça (29), às 16h, no Rio de Janeiro.

    A Associação Cultural Brasil-Líbano promove leitura dramática de texto inédito de Samir Yazbek, nesta terça (29), às 20h30, no Teatro do Sesi.

    O restaurateur Marcelo Fernandes dá palestra nesta terça (29) no evento Gastronomia de Luxo, na Livraria da Vila do shopping JK.

    A artista plástica Ana Hornek expõe no Octávio Café, a convite de Alaíde Quércia, a partir de terça (29), às 18h.

    A designer de interiores Jóia Bergamo promove coquetel com o tema Outubro Rosa, nesta terça (29), a partir das 19h, na Maison Baccarat.

    NOVA PALHAÇADA
    A dançarina Sheila Mello e o marido, o ex-nadador Fernando Scherer, levaram a filha, Brenda, à pré-estreia da nova série do canal infantil Discovery Kids "Parque Patati Patatá", no Theatro Net, no shopping Vila Olímpia. A cantora Wanessa e o filho José Marcos e o diretor do programa, Igor Faria, estiveram no local, no sábado (26).

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024