• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 23:38:33 -03
    Mônica Bergamo

    Lula estuda se lançar como pré-candidato à Presidência

    01/10/2015 02h00

    Lula vem estudando há algum tempo a hipótese de se colocar mais claramente como pré-candidato à Presidência da República.

    SABORES
    O ex-presidente já discutiu o assunto com lideranças do PT e com interlocutores que o ajudam a analisar o quadro político. Há argumentos para que ele entre em campo e outros contrários à iniciativa.

    RECUAR
    O próprio Lula, de acordo com esses interlocutores, teria receio de virar um alvo ainda maior "da oposição e da mídia". E também de enfraquecer a autoridade da presidente Dilma Rousseff.

    AVANÇAR
    Os que defendem que ele se lance pré-candidato argumentam que Lula já é alvo tanto de parte da mídia quanto da oposição, justamente pela certeza que os adversários têm de que ele concorrerá à sucessão de Dilma em 2018. Ou seja, o ex-presidente tem o ônus de ser candidato –está sempre na mira–, mas não tem o bônus, que seria viajar o país "vendendo esperança", diz um petista.

    PIOR IMPOSSÍVEL
    Já sobre a possibilidade de uma pré-candidatura atrapalhar Dilma, interlocutores dizem que não há como enfraquecer um governo que já se mostra muito fragilizado. Ou seja, pior do que está não fica. "Ele é muito mais cuidadoso com a Dilma do que ela com ele", afirma um lulista que já participou dos debates no Instituto Lula.

    PRIMEIRO PASSO
    Lula já ensaiou avançar algumas casas quando deu entrevista a uma rádio de Minas Gerais, há cerca de um mês. "Se for necessário, eu vou para a disputa", afirmou.

    TENDÊNCIA
    O empresário Alberto Hiar, o Turco Louco, pediu desfiliação do PSDB e acaba de entrar para o conselho consultivo do PTB, a convite do presidente do partido em SP, o deputado estadual Campos Machado. Mas o dono e estilista da grife Cavalera não se filiou à legenda. Deve contribuir em temas como economia criativa, moda e politicas públicas para juventude.

    TENDÊNCIA 2
    "Não quero me filiar a partido. Quero poder criticar quem eu quiser", diz Hiar, que é ex-deputado estadual pelo PSDB.

    Fabio Braga/Folhapress
    A cantora Janaina Fellini

    MÚSICA À PRIMEIRA VISTA
    A cantora Janaina Fellini, 30, começou a gravar seu segundo disco, "Casa Aberta", no mesmo dia em encontrou pela primeira vez o maestro Letieres Leite e o produtor Beto Villares. Os três se falavam havia dois anos sobre o projeto, mas não se conheciam pessoalmente. Resolveram fazer uma residência artística em um chácara em Curitiba.

    *

    "Passamos seis dias juntos. Queríamos essa imersão para gravar", diz Janaina.

    É TUDO VERDADE
    O deputado federal Jean Wyllys participou do lançamento de uma campanha de "crowdfunding" para financiar um documentário sobre ele, dirigido por Carlos Juliano Barros e Caio Cavechini. O jornalista Caco Barcellos, o secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, e a cartunista Laerte Coutinho estiveram no evento, na segunda (28), nos Jardins.

    ADAPTAÇÃO
    A ONG Orientavida, de Maria Celeste Chad, vai construir 28 casas e um centro de convivência para receber os refugiados sírios no país. As moradias feitas em Potim, interior de São Paulo, serão disponibilizadas por seis meses -tempo para que famílias se ajustem e encontrem trabalho. Aulas de português e atividades culturais ligadas à Síria estão no pacote.

    NA ESPERA
    O grupo Tapa adiou para o ano que vem a peça "Gata em Telhado de Zinco Quente", de Tennessee Williams, que seria apresentada no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). É que a atriz principal, Barbara Paz, não conseguiria conciliar o espetáculo com sua participação na novela "A Regra do Jogo" -que teve a estreia antecipada por causa da baixa audiência de "Babilônia". Como precisou se dedicar mais cedo à trama, a montagem ficou para depois.

    LIBERADO
    O ator Matheus Braga, 13, que foi impedido por um juiz de atuar no musical "Memórias de um Gigolô" em São Paulo, não teve problemas em conseguir um alvará para estrear no Rio de Janeiro o espetáculo dirigido por Miguel Falabella.

    *

    O garoto se apresenta com o restante do elenco a partir desta sexta (2)

    DO ORIENTE
    O médico Jamil Murad, o arcebispo dom Edgard Madi e o príncipe dom Bertrand de Orleans e Bragança estiveram na comemoração dos 135 anos da presença libanesa no Brasil, na terça (29), no Teatro do Sesi-Fiesp.

    CURTO-CIRCUITO

    O Museu Afro Brasil abre a exposição "As Aventuras de Pierre Verger", nesta quinta (1º), às 19h, no parque Ibirapuera.

    A temporada 2016 da Osesp será lançada com coquetel nesta quinta (1º), na Sala São Paulo, seguido de concerto.

    Laurent Bili assume nesta quinta (1º) o cargo de embaixador da França no Brasil, às 19h, no consulado francês em SP.

    Luiz Felipe Pondé e Carmita Abdo participam nesta quinta (1º) do programa "JC Debate", da TV Cultura, às 12h30.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024