• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 20:52:10 -03
    Mônica Bergamo

    Governo deve manter vetos a projetos da 'pauta-bomba', mesmo após revés

    07/10/2015 02h00

    O governo deve manter os vetos aos projetos da "pauta-bomba", mesmo com o revés de ontem, em que não conseguiu nem sequer quorum para iniciar a votação no Congresso. O cálculo é feito pela própria oposição a Dilma.

    É GRAVE
    O deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), líder da oposição na Câmara, diz que "os vetos vão ser mantidos pela gravidade do momento, e não propriamente pela articulação do governo". Ele afirma que a falta de quorum ontem, mesmo depois de uma ampla reforma ministerial, mostrou "a instabilidade do apoio à presidente Dilma Rousseff. A situação dela é muito volátil".

    COMO ESTÁ
    Araújo diz que o governo deve ser derrotado hoje na Câmara e vitorioso no Senado, o que garante a manutenção dos vetos. Ele votará pela derrubada.

    CASO DE POLÍCIA
    Cleo Pires é a protagonista do filme policial "Operações Especiais", que teve pré-estreia na segunda (5). Os cantores Fábio Jr. e Fiuk, pai e irmão da atriz, foram ao evento, no shopping Cidade Jardim. Os atores Fabrício Boliveira e Antonio Tabet, que fazem parte do elenco, também compareceram. Assistiram ao longa os diretores Tata Amaral e Toni Venturi, a atriz Carolina Manica e o presidente da Paris Filmes, Marcio Fraccaroli. Maurício Andrade Ramos, executivo da Spcine, Ricardo Justus, diretor de TV, e Francieli Fischer, apresentadora, também passaram por lá.

    APERTOU
    O índice de intenção de consumo das famílias paulistanas caiu pela 11ª vez e atingiu em setembro a menor pontuação da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. A taxa de 69,8 pontos, medida pela FecomercioSP, representa queda de 0,3% na comparação com agosto, mês que até então tinha o pior resultado (70,0 pontos). Em relação a setembro de 2014, a retração é de 36,2%. Naquele mês o índice era de 109,4 pontos.

    APERTOU 2
    A dificuldade de conseguir crédito, a restrição de renda e o futuro incerto da economia são algumas das causas.

    ABRE E FECHA
    O fechamento de vilas e ruas sem saída em SP, aprovado em primeira votação ontem na Câmara Municipal, será agora debatido em duas audiências públicas. Relator do projeto, o vereador Nelo Rodolfo (PMDB) defende o bloqueio durante 24 horas do dia. O texto da prefeitura autoriza a restrição só entre as 22h e as 6h, mas ainda pode ser modificado.

    NA ESQUINA
    Uma manifestação de despedida do restaurante Frevo da rua Oscar Freire está planejada para hoje, às 19h. A lanchonete sairá do endereço que ocupa há 59 anos, no número 603, e irá para o imóvel em frente. "Manteremos tudo igual. O azulejo amarelo é o mesmo, os bancos do balcão também", diz Bruno Frizzo, filho do proprietário, que pretende reinaugurar o local até o fim de outubro. O prédio em que ficava abrigado o restaurante foi comprado por uma empreendedora.

    CAMPO MINADO
    Estados com políticas mais rigorosas de controle de armas, como SP e Rio, registram queda da participação delas nas mortes violentas, segundo site que o Instituto Sou da Paz lança no dia 13. A página Retrato da Violência Armada permitirá buscas e comparações por Estados, com números de homicídios e proporção de mortes causadas por arma.

    ESTADO DA ARTE
    A 34ª edição do "Panorama da Arte Brasileira" teve coquetel de inauguração no MAM (Museu de Arte Moderna) com a presença de artistas que expõem na mostra, como Cildo Meireles, Miguel Rio Branco e Berna Reale. O arqueólogo francês André Prous foi um dos convidados do evento, no sábado (3).

    NOVA DATA
    A próxima edição da Bienal de Arquitetura, que ocorreria neste ano, vai ficar para 2016. Segundo José Armênio de Brito Cruz, presidente do conselho diretor do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) de São Paulo, que organiza o evento, a mudança já estava planejada há um ano. Mas veio a calhar em momento de crise. "Está de fato difícil de viabilizar. Mas está andando, não estamos parados", diz.

    NOVO FORMATO
    O IAB está abrindo um estúdio para receber estudantes e arquitetos e discutir questões relativas à Bienal, que terá novo formato.

    *

    A ideia é que os projetos em exposição sejam de fato viabilizados. "Será uma plataforma de transformação", diz José Armênio.

    CURTO-CIRCUITO

    O juiz Jayme de Oliveira, presidente da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), recebe nesta quarta (7) o título de Cidadão Paulistano, às 19h, na Câmara Municipal.

    A peça "O Semeador", escrita por Gabriel Chalita e dirigida por Hudson Glauber, tem pré-estreia para convidados nesta quarta (7), às 21h30, no Teatro Nair Bello.

    Michel Teló canta nesta quarta (7), às 23h, na Wood's SP. 18 anos.

    Carol Francischini participa da campanha #compartilheaprimavera, da Perrier-Jouët. A convite de Danielle Glaz e Vanessa Glaz.

    O ministro do STF Marco Aurélio Mello toma posse como presidente do Instituto UniCEUB de Cidadania, nesta quarta (7), em Brasília.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024