• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 21:06:42 -03
    Mônica Bergamo

    Suspeita de racismo em seleção de atores será investigada por promotor

    02/11/2015 02h00

    A suspeita de racismo na seleção de elenco da nova série do Netflix será apurada pelo Ministério Público de São Paulo. O promotor de Justiça Christiano Jorge Santos vai abrir um procedimento de investigação criminal para saber detalhes do recrutamento e dos critérios.

    PRÓXIMO EPISÓDIO
    A agência +Add Casting, que procura candidatos para a série "3%", afirmou haver "grau de dificuldade" para achar "um ator negro e muito bonito". O e-mail com o texto vazou na internet. Prevista para estrear em 2016, a produção é a primeira inteiramente brasileira do serviço de vídeo sob demanda.

    FORA DO TOM
    E o diretor da série, César Charlone, diz que concorda com a indignação das pessoas. "O racismo é muito grave. O Brasil é 50% negro, temos que retratar isso. Foi uma fala infeliz", afirma. O Netflix e a Boutique Filmes, produtora do trabalho, repudiaram a atitude da empresa.

    FORA DO TOM 2
    "Fiquei chocado, liguei pra eles na hora para perguntar que absurdo era esse", diz Tiago Mello, da Boutique. A +Add Casting pediu desculpas em nota e disse que o texto foi "erroneamente interpretado como racista".

    SEM MEDO DE SER FELIZ
    Rogério Flausino, 43, e os colegas do Jota Quest gravaram em uma vila na Mooca (zona leste) o clipe da nova música deles, "Blecaute".

    *

    "É uma canção dançante, uma filha mais nova de 'Encontrar Alguém', misturada com 'Na Moral'", diz. Ele divide o vocal com Anitta, que esteve nas filmagens. Num "movimento de volta à raiz pop da banda", eventuais críticas à parceria com a cantora não preocupam Flausino.

    *

    "Mais crítica do que o Jota recebeu a vida inteira, por ser pop, sem medo de ser feliz, nós não vamos receber", afirma. O novo disco, com capa assinada pela dupla Osgemeos, sai neste mês.

    JUSTA CAUSA
    O PT sofreu derrota na Justiça ao tentar condenar o ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), numa ação de reparação por danos morais. O partido terá ainda que desembolsar R$ 3.000 para o pagamento de honorários advocatícios e custas processuais.

    CAUSA 2
    A legenda recorreu à Justiça em 2014, quando Mendes fez declarações críticas sobre o fato de o partido ter ajudado condenados do mensalão a arrecadarem alguns milhões para pagar as multas impostas a eles pelo STF. "E se for um fenômeno de lavagem? De dinheiro mesmo, de corrupção?", disse o magistrado.

    CAUSA 3
    O juiz Raimundo Silvino da Costa Neto, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, considerou que não houve "nenhum excesso" e que Mendes fez "apenas questionamentos sobre a rapidez com que os recursos foram arrecadados".

    SACADA NOVA
    O ex-jogador de vôlei Giba fez noite de autógrafos no lançamento de sua autobiografia "Giba Neles!", escrita em parceria com Luiz Paulo Montes. A empresária Maria Luiza de Godoy e a estudante Giovanna Espir foram ao evento, na quinta (29), na Livraria Saraiva do shopping Eldorado.

    SEM SELFIE
    Fotos de fãs com Rachel Sheherazade não serão permitidas nas sessões de autógrafos do novo livro da jornalista, "O Brasil Tem Cura". A editora Mundo Cristão diz que em alguns dos eventos haverá um fotógrafo profissional, que vai disponibilizar as imagens na internet. Em São Paulo, o lançamento será no próximo dia 14, no shopping Pátio Paulista.

    COM SENHA
    Só pessoas que tiverem comprado a obra poderão entrar na fila, segundo a editora. Em cada evento, serão distribuídas 300 senhas.

    NOITE AMERICANA
    O produtor Rodrigo Teixeira recebeu convidados na pré-estreia do filme "Mistress America", no Cinearte 1, como parte da programação da Mostra de Cinema. As atrizes Leandra Leal, Carolina Fauquemont e Maria Raduan assistiram à sessão, na quarta (28).

    GRANA ALTA
    Voos internacionais da TAM começaram a permitir pagamento em dinheiro das compras "duty free" feitas nos aviões, por catálogo. Cartões continuam sendo aceitos. Para justificar a mudança, a companhia cita, em nota, a "atual conjuntura, em que as pessoas estão mais atentas e criteriosas em relação aos próprios gastos".

    GRANA 2
    A TAM diz ainda que o pagamento em espécie, "neste momento, é uma forma de o passageiro programar melhor o gasto, por exemplo, com despesas extras da viagem".

    BATIDÃO DE CLASSE
    A Orquestra Filarmônica de São Petersburgo gravou as músicas incidentais de "Totalmente Demais", nova novela das 19h da Globo. Uma das faixas tocadas tem o funk brasileiro como base.

    CURTO-CIRCUITO

    A 1ª Corrida e Caminhada Não Aceito Corrupção é no domingo (8), no Pacaembu. Iniciativa do MPD e do Instituto Não Aceito Corrupção.

    Érica Pinna canta nesta segunda (2) no Drosophyla Bar, na Consolação, a partir das 19h.

    A artista plástica Bia Doria ganhou prêmio na categoria escultura durante a Bienal de Florença, na Itália.

    Os empresários Mai Carvalho, Paulo Figueiredo e Almir Soares fundiram suas agências, a A4 e a Holofote Comunicação.

    O escritório Ernesto Tzirulnik Advocacia foi escolhido o principal do setor de seguros no Brasil pela revista britânica "Who's Who Legal".

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES E LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024