• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 16:48:00 -03
    Mônica Bergamo

    Gratificação de 30% para juízes complica orçamento de tribunais

    03/11/2015 02h00

    A determinação de que juízes federais e do trabalho recebessem gratificação extra de 30% quando acumulassem funções, respondendo por duas ou mais varas, levou tribunais de todo o país a um sufoco inesperado. Na prática, quase todos os magistrados queriam ganhar o mesmo percentual de reajuste salarial, alegando excesso de trabalho.

    SOCORRO
    Com o orçamento apertado, presidentes das cortes passaram a fazer as contas e verificaram que não haveria como arcar com o novo e bilionário gasto. Alguns juízes passariam a receber o mesmo que ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

    PONTO FINAL
    Foram tantos os apelos que o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, onde o caso é relatado por Ives Gandra Martins Filho, baixou nova resolução deixando explícito: a gratificação não pode ser entendida como reajuste de salário. O órgão alterou também o número de processos que podem ser acumulados numa vara, sem que se crie uma nova para absorvê-los –de mil para 1.500.

    DA PÁGINA PRA TELA
    O escritor e colunista da Folha João Paulo Cuenca recebeu convidados na estreia de seu primeiro filme, "A Morte de J.P. Cuenca", no sábado (31). A atriz Ana Flavia Cavalcanti, que faz parte do elenco do longa, o ator Caco Ciocler e a diretora Monique Gardenberg estiveram no Espaço Itaú de Cinema do Frei Caneca. Os escritores João Bandeira e Noemi Jaffe também foram à exibição.

    NOVO AMOR
    A TV Record está mais do que empenhada em contratar o humorista Fabio Porchat para comandar um talk show. O canal acredita que será bem-sucedido na investida. E em breve.

    NOVO AMOR 2
    E a emissora do bispo Edir Macedo está aliviada. O programa da apresentadora Xuxa enfim tem atingido a meta de audiência esperada -em torno de 10 pontos.

    LEI INTERNA
    A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) publica nesta terça (3) seu novo código de ética e disciplina, após 20 anos de vigência do atual. Entre as principais mudanças no regimento estão a autorização do trabalho "pro bono" (advocacia voluntária), liberação da publicidade de serviços advocatícios por meio de redes sociais e maior rigor no cumprimento das regras de conduta.

    PAPO DE AMIGA
    Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PTB, Marlene Campos Machado vai conversar com Lu Alckmin na estreia de seu programa de entrevistas na internet, o "Faça Acontecer".

    *

    As duas, que se apresentam como amigas, falam sobre o trabalho social da primeira-dama do Estado.

    PAPO 2
    "A nossa vida é muito efêmera. Nós estamos aqui de passagem. Deus pode nos chamar a qualquer momento. E a única coisa que a gente pode levar é o amor", disse a mulher do governador Geraldo Alckmin na gravação, com a voz embargada e olhos marejados. Em seguida, ela e Marlene se deram as mãos.

    APLAUSO CALOROSO
    A estreia do espetáculo "Uma Espécie de Alasca", com a atriz Yara de Novaes no elenco, levou ao teatro do Masp os atores Daniel Alvim e Janaina Afhonso. O figurinista Fabio Namatame, o escritor Wagner Merije e o dramaturgo e ator Mário Bortolotto também estavam na plateia da sessão de sexta (30).

    SUSTENTÁVEL
    Ana Paula Arósio tem planos de traduzir um livro em inglês do ecologista australiano Bill Mollison sobre permacultura -teoria que prega o desenvolvimento de comunidades sustentáveis. "Todo mundo fica pedindo para traduzir [trechos]... Então acho que vou traduzir inteiro logo!", afirma ela, que se mudou para a Inglaterra.

    SUSTENTÁVEL 2
    "É bom, né? Se um emprego não der certo a gente vai pra outro", diz aos risos a atriz, que volta às telas nesta semana com o filme "A Floresta que Se Move".

    NAÇÕES UNIDAS
    O diretor da Unibes Cultural, Bruno Assami, foi à abertura da exposição da artista portuguesa Gabriela Albergaria no Consulado de Portugal em SP, no sábado (31). As cantoras portuguesas Eugénia Melo e Castro e Susana Travassos também compareceram.

    CURTO-CIRCUITO

    O cantor Diogo Poças se apresenta nesta terça (3) no Tom Jazz, às 21h. Participação de Izzy Gordon. Classificação livre.

    A ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores) lança o livro "Brasil Porta Adentro", nesta terça (3), às 19h, no Museu da Casa Brasileira.

    O livro "Save the Day", sobre casamentos, será lançado nesta terça (3), das 19h às 22h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024