• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 03:41:06 -03
    Mônica Bergamo

    Andrade Gutierrez pode falar de negócios com filho de Lula em delação

    10/11/2015 02h00

    Procuradores que integram a Operação Lava Jato acreditam que, caso feche acordo de delação premiada, a Andrade Gutierrez pode dar detalhes da associação que fez com a Gamecorp, empresa de Fabio Luis Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.

    SOBRENOME
    Em 2005, a então Telemar, que tinha a construtora entre suas controladoras, fez um aporte de R$ 5 milhões na empresa de Fabio Luis. O Ministério Público chegou a abrir investigação, mas o caso foi arquivado depois da conclusão de que não havia irregularidades na operação.

    SOBRENOME 2
    A maioria dos integrantes da força-tarefa da Lava Jato, no entanto, não pretende colocar revelações sobre a Gamecorp como condição para a assinatura de um acordo de delação.

    VOO CEGO
    A qualidade da internet sem fio (wi-fi) nos 15 principais aeroportos do país foi avaliada como ruim ou muito ruim em pesquisa que a Secretaria de Aviação Civil divulga hoje. Numa escala de 1 a 5, o terminal de Brasília teve a melhor nota (3,84) e o de Cuiabá, a pior (1,81).

    VOO CEGO 2
    Os passageiros também classificaram como ruim a disponibilidade de tomadas. Com exceção de Campinas (com média 4,06), os outros terminais ficaram abaixo de 4, meta de desempenho estabelecida pelo governo federal com as autoridades aeroportuárias. Brasília ficou em último lugar, com nota 2,31.

    ELE CANTA E DANÇA
    O capixaba Silva, 27, que lança seu terceiro disco, ouviu certa vez uma pessoa espantada por ouvi-lo cantar sem os efeitos de estúdio que costuma usar. "Ela achava que era um recurso para disfarçar", diz. Agora o músico quer "deixar a voz mais natural, sem tantas camadas".

    *

    "Júpiter", o novo álbum, traz o vocal dele mais limpo e também o faz exibir o lado dançante. Com o clipe de "Eu Sempre Quis", Silva foi comparado por fãs a Drake, rapper canadense que também acaba de lançar um vídeo com passos elaborados. O brasileiro teve o apoio de um professor de dança contemporânea. "A gente aproveitou dancinhas que eu fazia naturalmente", diz.

    FOICE
    O Tribunal de Justiça de SP retoma nesta quarta (11) o julgamento que decidirá se é válida a lei que obriga empresas como o Serasa Experian e o SPC a comunicarem por carta, com aviso de recebimento, que o nome de um cidadão paulista entrou na lista dos inadimplentes.

    FOICE 2
    A questão mobiliza, de um lado, entidades de defesa dos consumidores que acreditam que as pessoas não devem ser surpreendidas com seu nome negativado –e, de outro, as empresas de bancos de dados. Elas dizem que a obrigatoriedade criará custos que podem restringir o serviço.

    BEM NA TELA
    Luísa Marilac, que ficou famosa após um vídeo de 2010 em que toma "bons drinque", grava hoje participação no filme "Bonequinha da Mamãe", de Beto Ribeiro. No longa, a modelo transexual é faxineira de uma boate decadente. E repete o bordão "Se isso é estar na pior, porra, o que quer dizer estar bem, né?".

    QUEM VEM
    O nadador Michael Phelps e a modelo Cindy Crawford foram chamados para vir ao Brasil em 2016. Eles devem participar de um evento no Rio, ligado à Olimpíada, realizado pela marca dos cronômetros das provas.

    AINDA É CEDO
    O baterista Marcelo Bonfá e o guitarrista Dado Villa-Lobos se reuniram para a turnê "Legião Urbana 30 Anos", que teve apresentação em São Paulo no sábado (7), no Espaço das Américas. Nos vocais está o cantor e ator André Frateschi, que no evento teve a companhia da mulher, Miranda Kassin. O músico Rodrigo Amarante participou do show.

    CAMA E COMIDA
    Sem dinheiro para ir à cerimônia do Grammy Latino em Las Vegas, a banda paulistana Vitrola Sintética –indicada a duas categorias no prêmio, incluindo melhor artista revelação – fechou acordo com albergues para bancar a sua estada nos EUA. Os três integrantes farão shows de graça nos locais em troca de hospedagem. "A gente está acostumado a 'se virar'. Nosso último CD foi gravado com financiamento coletivo", diz o vocalista Felipe Antunes.

    NA MEMÓRIA
    David Capistrano da Costa Filho (1948-2000) será lembrado em um tributo na Faculdade de Saúde Pública da USP, nesta terça (10), às 19h30. Um dos participantes da criação teórica do SUS, o médico sanitarista foi torturado na ditadura e teve o pai, o deputado David Capistrano, morto pelo regime militar.

    IMAGENS VIVAS
    A fotógrafa Nair Benedicto abriu sua exposição "Por Debaixo do Pano", com curadoria de Diógenes Moura. A artista plástica Thamy Albrecht foi uma das convidadas do vernissage, no sábado (7), na Casa da Imagem, na Sé.

    CURTO-CIRCUITO

    Jana Rosa e Camila Fremder lançam nesta terça (10) "Enfim, 30 - Um Livro para Não Entrar em Crise", às 19h, na Cultura do Conjunto Nacional.

    Cristina Sá abre nesta terça (10) mostra na Galeria Nicoli, às 18h.

    Silvana Tinelli lança o livro de fotos "Efêmero Perpétuo", na Luciana Brito Galeria, nesta terça (10), às 19h.

    O secretário de Estado de Desenvolvimento Social de SP, Floriano Pesaro, recebe hoje a secretária nacional da área, Ieda Castro.

    Afrânio Afra autografa nesta terça (10) "Fragmentos de Caraíva", às 20h, no Piola Jardins.

    Daniela Filomeno lança nova versão do site Viagem & Gastronomia, nesta terça (10), no Ruella da Mário Ferraz.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024