• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 10:56:03 -03
    Mônica Bergamo

    Revelações da Andrade Gutierrez sobre doações eleitorais preocupam PT

    13/11/2015 02h00

    O acordo de delação premiada da Andrade Gutierrez que está sendo negociado na Operação Lava Jato tira o sono de setores do PT. Há o temor de que os executivos da empresa reforcem informações dadas por outra empreiteira, a UTC, sobre financiamento das campanhas eleitorais, em especial a de Dilma Rousseff.

    PESQUISA 2
    O Ministério Público tem entendido que muitas das contribuições faziam parte de um esquema de propinas, e que os recursos vinham de dinheiro desviado da Petrobras.

    BICO LONGO
    Integrantes da força-tarefa, que tem procuradores do Paraná e de Brasília, já revelaram ainda a interlocutores que têm interesse também em esmiuçar as relações da empreiteira com o PSDB. A Andrade é considerada próxima dos tucanos.

    AQUELA ELEGÂNCIA
    Mensagens trocadas entre seus executivos e encontradas no material apreendido na Lava Jato mostram que a empresa torcia abertamente pela vitória do senador Aécio Neves para a Presidência da República. Em alguns textos Dilma Rousseff era chamada de "presidanta" e "sapa com cara de Satanás".

    BOCA CALADA

    Cautela é a palavra para definir a postura de Marina Ruy Barbosa quando o assunto é dar opinião sobre temas controversos.

    *

    "Até tenho uma opinião [...], mas sou jovem demais para falar exatamente o que eu penso", diz ela, que deu entrevista para a revista "Joyce Pascowitch" que circula neste mês.

    *

    As poucas palavras não diminuem o número de fãs da atriz nem a curiosidade sobre sua vida. "Cada hora inventam uma pessoa para mim, é uma dor de cabeça".

    DAQUI NÃO SAIO
    Depois de cinco anos de disputa com a reitoria da USP, a Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas espera fazer um acordo para permanecer no prédio que ocupa na rua Teodoro Sampaio. Os servidores devem se reunir com o órgão nesta sexta (13).

    DAQUI NÃO SAIO 2
    O terreno, cedido há 65 anos em comodato, foi pedido de volta em 2010; dois anos depois, a reitoria abriu uma ação judicial. Os funcionários se recusam a sair sem indenização. "O prédio foi construído com o dinheiro dos associados. Eles nem sabem dizer para que iriam usar o terreno", diz Gerson Batista, presidente da associação.

    NÃO PAGO
    A reitoria diz que o prédio está sendo pedido porque houve término no prazo do contrato e que a indenização não é obrigatória.

    MUDANÇA PERMANENTE
    Os apresentadores Luciano Huck e Ana Paula Padrão, o designer Marcelo Rosenbaum e o ex-jogador Raí entregaram os troféus da nona edição do prêmio Trip Transformadores, da Editora Trip. O chef Alex Atala, o mestre budista Michel Rinpoche e os empresários Lourenço Bustani e Daniel Conti também participaram do evento, na quarta (11), no Auditório Ibirapuera.

    PECHINCHA
    Bernie Ecclestone, o chefe-executivo da FOM, empresa que controla a Fórmula 1, comprou cinco obras do artista brasileiro Luiz Cavalli. "Ele ainda pediu desconto", diz Adriana Guidolin, curadora da mostra que está em exibição em um hotel paulistano.

    ESTREANTE
    Michel Teló vai atuar pela primeira vez em um musical, que contará a história do ritmo sertanejo. O espetáculo "Bem Sertanejo", que foi inspirado na série de mesmo nome exibida no programa "Fantástico", é uma parceria das produtoras Aventura Entretenimento e Musickeria. A previsão de estreia é para abril do ano que vem.

    GIRL POWER
    Clarice Falcão gravou "Survivor", sucesso do Destiny's Child, grupo liderado por Beyoncé. A cantora e atriz lança nesta sexta (13) sua versão, com novos arranjos, em um clipe no YouTube com mulheres comuns, seminuas, interagindo com um batom.

    CARA NOVA
    A atriz e cantora Mariana Rios foi ao lançamento da nova versão do site Viagem & Gastronomia, de Daniela Filomeno. A chefe Morena Leite também participou do evento, na terça (10), no restaurante Ruella. Ela levou a filha, Manuela Leite.

    PARCERIAS
    O programa Cinema do Brasil vai levar no fim do mês mais de 30 produtoras brasileiras para o festival Ventana Sur, feira de cinema realizada em Buenos Aires. A ideia é fomentar coproduções entre Brasil, Argentina e outros países da América Latina.

    NÃO TÁ FÁCIL
    A disputa por verbas na cultura está acirrada. A edição de 2015-2016 do Programa Rumos, do Itaú Cultural, teve 12.126 projetos inscritos para concorrer a patrocínio.

    CURTO-CIRCUITO

    O livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury Jr., será lançado nesta sexta (13), às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

    Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik fazem show nesta sexta (13), às 21h, no Sesc Pinheiros.

    A Escola de Atores Wolf Maya promove sarau nesta sexta (13), das 12h às 18h30, no shopping Frei Caneca.

    Maurício Nahas expõe fotos do Vale do Jequitinhonha, no Museu Afro Brasil, até 3 de janeiro.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024