• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 09:36:38 -03
    Mônica Bergamo

    Secretaria da Reforma do Judiciário pode ser extinta no ajuste fiscal

    21/11/2015 02h00

    A Secretaria da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, entrou na lista das que podem ser extintas no embalo do ajuste fiscal, que fundiu pastas e pretende diminuir o tamanho da máquina de administração direta do governo. Outros órgãos de segundo escalão devem ser também riscados do mapa em breve.

    VAZIO
    A hipótese, ainda não anunciada, já enfrenta resistência entre advogados e juristas, especialmente os que se envolveram com a criação do órgão, na gestão de Márcio Thomaz Bastos. Os ex-secretários Sergio Renault, Flávio Caetano e Pierpaolo Bottini dizem lamentar a medida, por entenderem que será "desperdiçado importante espaço de articulação do governo com o Judiciário".

    CHEIO
    Entre as realizações da secretaria está a sugestão da lei que permite que atos civis como inventários e separações consensuais que não envolvem interesse de menor, por exemplo, sejam oficializadas em cartórios, desafogando o Judiciário.

    MEIO TERMO
    A ideia que circula no Ministério da Justiça é extinguir a secretaria, preservando a função, que ganharia outro status.

    ESTREIA NERVOSA
    Os muitos anos de carreira e as apresentações em mais de 30 países diferentes não diminuem o nervosismo de Denise Stoklos antes de estrear com uma nova peça.

    *

    "É sempre como se fosse a primeira vez. Tenho surtos do tipo 'quem sou eu?', 'o que estou fazendo, 'qual é meu nome?'", ri a atriz, que entrou em cartaz com o espetáculo "Vendo Gritos e Palavras - Um Recital", baseado na obra do escritor argentino Julio Cortázar. "Ele é necessário no momento em que estamos vivendo no mundo".

    A BUSCA
    A Secretaria Municipal de Cultura já está focada na busca por um novo diretor para o Theatro Municipal de São Paulo, após o pedido de exoneração do cargo por José Herencia. "A pessoa tem que ter um perfil de gestor e tem que conhecer as condições financeiras da Prefeitura, principalmente. Neste ano, o Theatro passou por dificuldades na captação de recursos e a situação não foi fácil", explica o secretário Nabil Bonduki.

    ÁGUA NA BOCA
    Os chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, à frente do restaurante Maní, vão lançar um livro em comemoração aos dez anos do restaurante. A publicação, que sai em dezembro, terá fotos de bastidores, a história da casa e receitas.

    GENTE JOVEM REUNIDA
    A atriz Camila Queiroz e o músico MC Gui participaram da 14ª edição do Prêmio Jovem Brasileiro, na quarta (18), no Palácio das Convenções Anhembi. A apresentadora Monica Iozzi foi mestre de cerimônias do evento, que também contou com a presença de MC Melody e do casal de apresentadores Rafa Brittes e Felipe Andreoli.

    ALÔ DA FRANÇA
    A mostra sobre Jean-Luc Godard que está acontecendo no CCBB-SP conseguiu arrancar a primeira manifestação do diretor francês sobre uma retrospectiva do seu trabalho: ele assinou um cartaz da mostra e mandou para os produtores, que vão enquadrar o exemplar.

    ARTE DE PEREGRINAÇÃO
    Um museu na área do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos onde estão os profetas de Aleijadinho, será inaugurado na cidade de Congonhas, em Minas, no dia 3 de dezembro. Idealizado pela Unesco, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pela prefeitura da cidade, ele terá uma exposição com mais de 340 peças, como objetos oferecidos em agradecimento por graças alcançadas.

    LEILÃO ANIMAL
    A apresentadora Luisa Mell recebeu convidados no lançamento do leilão beneficente organizado pela revista "Quem" em prol de seu instituto de proteção animal. O ator Luigi Baricelli, o relações públicas Helinho Calfat e a empresária Mica Rocha foram ao evento, na quarta (18), na unidade de Higienópolis do Iate Clube de Santos.

    *

    CURTO-CIRCUITO
    Domingos Montagner e Fernando Sampaio, da LaMínima, estreiam temporada de "Mistero Buffo" no Centro Cultural Fiesp. Neste sábado (21), às 20h. Até 20/12. Grátis.

    Vânia Bastos canta Caetano Veloso, neste sábado (21) às 21h e amanhã às 18h, no teatro do Sesc Ipiranga. 12 anos.

    Emanoel Araujo recebe neste sábado (21) a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, do governo de Portugal, às 11h30, no Museu Afro Brasil.

    A festa Balaia tem edição neste sábado (21) no Via Matarazzo, a partir das 23h45. 18 anos.

    Antonio Nóbrega e convidados se apresentam na festa de despedida do Instituto Brincante. No domingo (22), a partir das 17h, na Vila Madalena.

    A peça "A Tempestade" fica em cartaz até domingo (22), no Tucarena.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024