• Colunistas

    Wednesday, 15-May-2024 20:53:09 -03
    Mônica Bergamo

    Governo recebe como um recado menção de Delcídio a Dilma Rousseff

    30/11/2015 02h00

    O governo recebeu como um recado a citação que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) fez de Dilma Rousseff no depoimento que prestou na semana passada na Polícia Federal. Ele disse que ela foi a responsável pela indicação de Nestor Cerveró para o cargo de diretor da área Internacional da Petrobras.

    BALA PERDIDA
    O governo acha que Delcídio pode ser o "fio desencapado" que os investigadores da Operação Lava Jato tanto buscavam e que o universo político tanto temia. Ou seja, aquele personagem capaz de, com suas revelações, envolver pessoas de partidos da situação e até da oposição em situações constrangedoras.

    SÓ O COMEÇO
    O depoimento do senador foi interrompido na sexta-feira porque, depois de quatro horas, a polícia ainda começaria a esmiuçar as dezenas de citações que ele fez em conversas gravadas por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras. Delcídio se disse exausto e sem condições de continuar.

    LONGA-METRAGEM
    As conversas selecionadas das gravações de Bernardo somam quase duas horas.

    AQUI E ALI
    O diretor Wolf Maya recebeu convidados na inauguração do Sarau, bar do qual é sócio. O deputado federal Celso Russomanno com a mulher, Lovani, e a atriz Monique Alfradique com o namorado, o empresário Gabriel Sala, foram alguns dos convidados do evento, na quinta (26). O DJ Felipe Venâncio tocou na festa nos Jardins, que também teve a presença das atrizes Tina Kara e Milena Toscano, do paraquedista Pedro Ozores e da relações-públicas Manu Maya, filha do anfitrião.

    DE FORA
    Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, vem ao Brasil para dar uma palestra no complexo educacional FMU Fiam-Faam, na quarta (2). O evento, que tem como tema "Os Desafios e Oportunidades da Globalização", vai reunir alunos, empresários e autoridades.

    HERMANOS
    O tenor paulistano Eric Herrero e o diretor carioca de ópera André Heller-Lopes firmaram nova parceria: Herrero tem papel de destaque em "Manon Lescaut", ópera de Puccini que Heller monta em Buenos Aires no ano que vem. Em seguida, eles repetem a dupla em "Jenufa".

    MÚSICA DE VERÃO
    Emicida, Chicão, filho da cantora Cássia Eller (1962-2001), e a banda Los Sebozos Postizos são algumas das atrações que vão se apresentar no festival Rider Weekends, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 16 de janeiro.

    *

    Além dos shows, o evento vai ter edições especiais de festas conhecidas dos cariocas, como o Baile do Dennis e a Love Sessions.

    NOITE NA VILA
    Os irmãos e cartunistas Chico e Paulo Caruso participaram do lançamento de livros do escritor Petrônio Souza Gonçalves e do músico Toninho Horta, na Vila Madalena, na terça (24). Chico e Paulo apresentaram faixas do disco que gravaram, com músicas bem-humoradas.

    VAI SE CHAMAR...
    Os nomes simples para bebês aparentemente voltaram à moda neste ano. Maria (41º mais comum entre as meninas), sem complemento, pulou 18 posições no ranking dos nomes mais escolhidos por pais e mães, na comparação com 2014. Ana (50º) subiu 20 colocações. Entre os meninos, João (31º) saltou duas posições e José, que ficou em 96º, há muitos anos não entrava na lista dos cem mais populares.

    CHAMADA
    O levantamento é do site BabyCenter, que levou em conta o cadastro feito pelos pais de 93.696 bebês. A página, que dá informações sobre gravidez e educação de filhos, também registrou no país o aumento de 143% da escolha do nome Charlotte –igual ao da princesa da Inglaterra, filha do casal William e Kate Middleton, nascida em maio.

    CHAMADA 2
    No ranking geral, os nomes preferidos neste ano para meninas são, nesta ordem: Alice, Sophia, Júlia, Laura e Isabella. Para meninos: Miguel, Arthur, Davi, Pedro e Bernardo.

    QUEBRANDO TUDO
    Hulda Bittencourt se divide entre os ensaios para apresentar pelo 32º ano "O Quebra-Nozes" e a preparação para o Carnaval. Diretora da companhia Cisne Negro, a coreógrafa (que não gosta de revelar a idade) baila conforme a música. "Não sei ainda como vou, se é no carro alegórico ou no chão, mas vou dançando", diz ela sobre o convite para desfilar com seus bailarinos em 2016 na escola de samba paulistana Pérola Negra. "Tô adorando a ideia", conta Hulda, que criou a Cisne Negro há quase 40 anos.

    *

    "O Quebra-Nozes", com mais de cem pessoas no elenco, fica em cartaz no Teatro Alfa de 11 a 20 de dezembro.

    CURTO-CIRCUITO

    O Prêmio São Paulo de Literatura 2015 será entregue nesta segunda (30), às 19h, na biblioteca do parque Villa-Lobos.

    Otávio Mesquita comanda leilão beneficente no Encontro dos Amigos da Cruz Verde, nesta segunda (30), às 20h, em Moema.

    As chefs Bel Coelho e Janaina Rueda assinam o menu do 1º Jantar Chefs pela Cura, nesta segunda (30), às 20h30, na Casa Jereissati. Em prol da Tucca.

    A revista "Jorge" terá nova edição lançada nesta segunda (30), às 20h, na Salvatore Ferragamo do shopping Cidade Jardim.

    Tuti Generali e Lais Poveda fazem coquetel nesta segunda (30) para inaugurar a Utilplast no shopping Iguatemi, às 19h.

    O projeto The Venture, realizado pela Chivas, está com votação aberta pelo site para escolher a start-up vencedora deste ano.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024