• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 06:56:49 -03
    Mônica Bergamo

    Mudança na idade da aposentadoria de servidores deve entrar em vigor

    01/12/2015 02h00

    A "PEC da Bengalinha", vetada por Dilma Rousseff em outubro, pode valer novamente a partir desta semana. O Senado deve derrubar a decisão da presidente. Dessa forma, funcionários públicos, obrigados hoje a se aposentar aos 70 anos, passam a ter o direito de ficar por mais cinco anos na ativa -vestindo o pijama apenas aos 75 anos.

    VAI E VEM
    O veto de Dilma deve ser derrubado nesta terça (1º) por ordem da própria presidente. O governo concluiu que não teria maioria no Senado para manter a medida, já que a "PEC da Bengalinha", como ficou conhecido o projeto de lei que altera as aposentadorias, tinha sido aprovada pelos senadores por unanimidade. Por isso, está orientando a bancada governista a votar contra a medida que a própria Dilma defendia até agora.

    VEM E VAI
    A nova lei, se passar mesmo a valer, atingirá a totalidade de servidores e era aguardada com expectativa especialmente por professores universitários e integrantes do Poder Judiciário, como desembargadores e juízes.

    VEM E VAI 2
    O governo, com isso, pretende "limpar" rapidamente a pauta do Senado para aprovar, ainda nesta semana, a proposta de alteração da meta fiscal de 2015. Com ela, o Executivo será autorizado a registrar deficit maior do que o previsto até agora para o ano.

    VIDA EM PALAVRAS
    A atriz Irene Ravache recebeu convidados no lançamento do livro "Simples Assim, Irene", de Cacau Hygino, no sábado (28), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. As atrizes Miriam Mehler, Eva Wilma, Lúcia Veríssimo e Leona Cavalli passaram por lá. O senador José Serra e o ator Dan Stulbach também foram ao evento.

    ALERTA VERMELHO
    Pelo menos 781 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil, segundo estimativa que o Ministério da Saúde divulga nesta terça (1º), Dia Mundial de Combate à Aids. Há um ano, eram 734 mil pessoas contaminadas (aumento de 6%).

    VERMELHO 2
    E, para chamar atenção para a causa, o ministério vai iluminar de vermelho alguns locais de Brasília. Entre eles, a Esplanada dos Ministérios, a ponte JK, o Congresso Nacional e a catedral.

    SÓ OUÇO FALAR
    A miss Brasil 2015, Marthina Brandt, diz que já recebeu proposta para fazer "book rosa", termo usado para a prostituição no mundo da moda e que ficou popular com a novela "Verdades Secretas" (Globo). "Conheço pessoas que fazem. Não escolhi isso para mim, mas não posso julgar", afirma a modelo em entrevista a João Doria Jr. que vai ao ar nesta terça (1º) no "Face a Face" (BandNews TV).

    EM DÓLAR
    Os atores Tiago Abravanel e Caco Ciocler estão em Nova York para fazer compras com Ingrid Guimarães nas gravações do programa dela para o canal GNT. A atriz -que é colega do primeiro na série da Globo "Chapa Quente" e acaba de rodar com o segundo o filme "Um Namorado para Minha Mulher"- estreia a nova temporada do "Além da Conta" em 6 de janeiro.

    SEM ROCK, BEBÊ
    A apresentadora Sabrina Sato e os ex-jogadores de futebol Cafu, com a mulher, Regina de Moraes, e Ronaldo, com a namorada, a modelo Celina Locks, foram ao festival de música sertaneja Brahma Valley, no fim de semana. O músico americano Chris Weaver se apresentou no evento, no Jockey Club.

    MEMÓRIA
    A sugestão de trocar o nome da estação Carandiru do metrô para estação parque da Juventude será levada ao governador Geraldo Alckmin pelo deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP) e pelo vereador da capital Nelo Rodolfo (PMDB-SP). Capez deve apresentar um projeto de lei propondo a mudança, para "apagar o resquício" do presídio, implodido em 2002.

    LADO TORCEDOR
    E Nelo Rodolfo prepara o lançamento do livro "Palmeiras - Minha Vida É Você". Para a noite de autógrafos, no próximo dia 16, vai chamar jogadores e torcedores famosos.

    JOVEM ADULTO
    O blog Trabalho Sujo, do jornalista Alexandre Mathias, vai virar uma revista. O projeto, que faz parte das comemorações de 20 anos do site, será financiado via crowdfunding.

    CURTO-CIRCUITO

    Juca de Oliveira encena a peça "Rei Lear", nesta terça (01), às 20h, no Itaú Cultural. Grátis.

    O fotógrafo Leonardo Kossoy lança nesta terça (01) o livro "Only You", às 19h, no Baretto.

    O espetáculo "O Convite à Viagem", com música e poemas, nesta terça (01), às 21h, no Espaço Promon. 12 anos.

    O projeto semanal de jazz do restaurante Ramona, com o trio eStônia, tem show nesta terça (01), a partir das 20h.

    Max de Castro e Simoninha fazem nesta terça (01) o show "Baile do Simonal", às 21h, no Teatro Porto Seguro. 12 anos.

    O médico Daniel Magnoni organiza jantar para colegas do Hospital do Coração, nesta terça (1º), no Boteco do Tonico, em Higienópolis.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024