• Colunistas

    Thursday, 25-Apr-2024 06:19:31 -03
    Mônica Bergamo

    Delcídio tem claustrofobia, passa mal na prisão e conclui que 'agora está só'

    02/12/2015 02h00

    O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) passou mal na prisão no fim de semana. Pela primeira vez completamente sozinho, e por longas 24 horas, numa sala sem janelas, ele teve sensação de claustrofobia entre o sábado (28) e o domingo (29), quando não são permitidas visitas de familiares nem de advogados na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

    CAFÉ QUENTE
    As condições e o tratamento dispensado aos presos na PF em Brasília são considerados bons, inclusive por familiares do senador. A cela, por exemplo, não tem grades. E ele tem acesso a uma saleta com cozinha e banheiro por onde circulam policiais. No fim de semana, no entanto, com menor número de funcionários, a rotina geral muda e os presos têm que ser muitas vezes trancados, o que ocorreu com o senador.

    A QUEDA
    A sensação de solidão e sufocamento experimentada por ele é agravada, segundo amigos próximos, pelo fato de Delcídio ter tido uma rotina frenética nos últimos anos. Ele começava a trabalhar às 7h e só descansava depois da meia-noite. Conversava com centenas de empresários, políticos, jornalistas e regularmente com a presidente Dilma Rousseff. No sábado (28), na prisão, ele só tinha o silêncio ao seu redor.

    ESPELHO
    Delcídio já prevê que perderá o mandato de senador. E diz saber que de nada lhe serve, nos dias atuais, o prestígio e o acesso a todas as esferas de poder que ele tinha até o dia em que foi preso. "Sou só eu agora", tem dito a familiares. Maika, mulher do senador, muitas vezes chora compulsivamente, segundo amigos do casal.

    BIBLIOTECA
    Delcídio já leu dois livros em menos de uma semana e se dedicou também a analisar seu processo. A defesa do senador estuda entrar nesta quarta (2) com pedido de revogação da prisão alegando que todos os riscos apontados pelo Ministério Público caso ele ficasse solto foram superados. Testemunhas já foram ouvidas, buscas e apreensões já foram feitas e por isso ele não teria mais como tentar atrapalhar essa etapa das investigações.

    NO PÉ
    A defesa deve propor o uso de tornozeleira como alternativa à prisão.

    OLHA PRA MIM
    A cantora paulistana Lia Paris faz nesta quarta (2) o primeiro show no Rio de sua carreira; será no Audio Rebel, em Botafogo, com participação de Dado Villa-Lobos; em SP, ela posou para as lentes de Angelo Pastorello.

    ESTREANTE
    A Pinacoteca de São Paulo comprou sua primeira obra de José Leonilson. A instituição, que ainda não tinha nenhum trabalho do artista cearense, adquiriu o quadro "Saque e Aproveite a Vantagem" com recursos do Pinaball, festa em comemoração aos 110 anos do museu. Teve também o apoio do projeto Leonilson, que foi fundado por amigos e familiares do artista em 1993 e que tem a finalidade de preservar seu legado.

    ESTILO BRASILEIRO
    Livia Pedreira, presidente da Casa Cor, planeja abrir uma franquia do projeto em Miami, nos Estados Unidos.

    *

    Ela vai aproveitar a visita à feira Art Basel para estudar as possibilidades no mercado americano.

    O CIRCO CHEGOU
    Um cortejo circense vai cruzar a região central de São Paulo nesta sexta (4). Será para marcar a transferência do acervo do palhaço Piolin (1897-1973) do Masp para o Centro de Memória do Circo, no largo do Paissandu. O museu guarda os itens, como roupas e adereços, desde 1972. A carreata de veículos antigos será seguida de cerimônia com palhaços e outros artistas no espaço da Secretaria Municipal de Cultura.

    BANQUETE SOLIDÁRIO
    As chefs Janaina Rueda e Bel Coelho prepararam o menu do jantar Chefs pela Cura, com renda revertida para a Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer). O advogado Modesto Carvalhosa participou do evento, na segunda (30), na Casa Jereissati.

    LETRAS PREMIADAS
    A entrega do Prêmio São Paulo de Literatura 2015 foi feita na segunda (30), na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Participaram da cerimônia a atriz e escritora Elisa Lucinda e o escritor Cristovão Tezza, ambos finalistas. Os escritores Débora Ferraz e José Luiz Goldfarb também participaram do evento.

    CURTO-CIRCUITO

    O Allianz Parque estreia nesta quarta (2) a parceria com a Ben & Jerry's, nova fornecedora oficial de sorvete do estádio, no lugar da Diletto.

    A Calvin Klein faz edição da festa Nocturne, nesta quarta (2), às 21h30, na Praça das Artes.

    O Monobloco se apresenta nesta quarta (2) e no dia 16, a partir das 20h30h, no Estúdio, em Pinheiros. 18 anos.

    Letícia Sabatella faz show no lançamento dos editais 2016 do Fundo Brasil de Direitos Humanos, nesta quarta (2), às 21h, no Sesc Vila Mariana.

    Sérgio Israel abre exposição nesta quarta (2) no Audi Lounge, na rua Oscar Freire, às 19h.

    O concurso de modelos The Look of the Year, da Joy, terá a final nesta quinta (3), às 20h30, no Retiro Morumbi.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024