• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 15:02:57 -03
    Mônica Bergamo

    Temer já desenha equipe de seu futuro governo caso substitua Dilma

    09/12/2015 02h00

    O vice-presidente Michel Temer já desenha a equipe de seu eventual futuro governo, caso venha a substituir a presidente Dilma Rousseff. O homem forte da economia, de acordo com os planos dele, será Henrique Meirelles.

    A POSTOS
    Os dois mantêm canal aberto. Segundo interlocutores do vice-presidente, Meirelles, que aceitaria a "missão" até mesmo se fosse convidado por Dilma, como chegou a ser articulado, estaria pronto a assumir o comando do Ministério da Fazenda de eventual governo Temer.

    DE VOLTA
    Nelson Jobim, do PMDB e também próximo de Temer, voltaria ao comando do Ministério da Justiça.

    LÁ LONGE
    Ao senador José Serra (PSDB-SP) seria destinada pasta forte, mas sem qualquer interferência na área econômica. O tucano, que já disse que fará "o possível para ajudar" Temer, é rejeitado pelo mercado financeiro.

    AGENDA CHEIA
    Temer, por linhas tortas, pode seguir o roteiro traçado por Lula para Dilma. Há alguns meses, o ex-presidente sugeriu que ela nomeasse Meirelles para a economia, Jobim para a Justiça e que mantivesse Temer "ocupado" em missões políticas. Lula e Temer, aliás, mantiveram diálogo aberto nos últimos meses, apesar de todo o estresse que cerca a relação do vice com Dilma Rousseff.

    ORDEM E PROGRESSO
    A nomeação de Jobim sempre foi vista por Lula, por setores do PT e do PMDB, como possibilidade de o governo exercer maior controle sobre a Polícia Federal. "Com ele, delegado não vai mandar em ministro", afirma um interlocutor de Michel Temer.

    FREIO DE ARRUMAÇÃO
    Há grande expectativa também sobre os rumos da Operação Lava Jato no Judiciário caso Dilma caia e Temer assuma. A imprensa se concentraria na cobertura do novo governo, diminuindo o espaço destinado às investigações. Ministros de tribunais superiores se sentiriam menos "acuados", na opinião de profissionais do direito, e se encorajariam a tomar decisões contrárias às do juiz Sergio Moro.

    RESPEITO MÚTUO
    É lembrada também a relação respeitosa de Temer com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, outra peça-chave da Lava Jato.

    PALAVRAS
    A relação entre os dois chegou a gerar mal estar entre Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Em março, o parlamentar disse a interlocutores que o vice-presidente falou pelo menos três vezes com Janot para tirar investigados da lista da Lava Jato –inclusive Eduardo Cunha–, o que nunca foi comprovado.

    Páprica Fotografia/Divulgação
    Cena da atriz Marilia Pera no filme To Ryca, estrelado pela atriz Samantha Schmutz e que estreia em junho nos cinemas. Credito: Paprica Fotografia/Divulgacao ************EXCLUSIVO MONICA BERGAMO****************** ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Marilia Pera com a atriz Samantha Schmutz no filme To Ryca, estreia em junho nos cinemas

    A DIVA ENTRE NÓS
    Marília Pêra, que morreu no sábado (5), deixou "ansiosa" Samantha Schmütz e mais gente do elenco do filme "Tô Ryca" quando rodou em fevereiro deste ano uma participação no longa.

    *

    "Todo mundo estava 'cheio de dedos' com ela, afinal estávamos recebendo a maior diva do teatro brasileiro, mas ela foi muito simpática e deixou todos à vontade", relembra Samantha, que vive a protagonista Selminha no filme dirigido por Pedro Antonio. Na comédia, que estreia nos cinemas em junho de 2016, Marília interpreta Madame Claude, a dona de uma loja de roupas finas.

    TOM MAIOR
    O governador Geraldo Alckmin não chega a se empenhar pelo impeachment de Dilma Rousseff. Mas deve subir o tom sobre o tema nos próximos dias, para não ficar a reboque de outros integrantes da oposição.

    EM LINHA
    Ele e Temer, que se encontraram no fim de semana, combinaram nova conversa para breve.

    EM LINHA 2
    André Esteves, ex-presidente do BTG Pactual, foi informado de todas as decisões dos sócios, que o afastaram do comando horas depois de sua prisão. Concordou com todas elas, em nome da tentativa de salvar a instituição.

    DO LADO DE CÁ
    O ex-diretor-geral da Rede Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, recebeu convidados no lançamento de seu primeiro romance, a obra "Unidos do Outro Mundo - Dialogando com os Mortos", na segunda (7), na Livraria Cultura do shopping Iguatemi. Os atores Laura Cardoso e Odilon Wagner estiveram na noite de autógrafos. A promotora de eventos Alicinha Cavalcanti e a publicitária Patricia Viotti também foram ao evento.

    CLUBE RESTRITO
    Os executivos Valéria Militelli e Conrado Engel foram à quinta edição do Prêmio Líderes do Brasil, na segunda (7), no Palácio dos Bandeirantes. O governador Geraldo Alckmin e sua mulher, Lu Alckmin, participaram do evento.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    O Instituto Não Aceito Corrupção será lançado nesta quarta (9), às 19h, no Bienal Lounge, no parque Ibirapuera.

    Alberto Hiar, o Turco Louco, lança nesta quarta (9) o "Cavabook" às 18h30, na loja da Cavalera na Oscar Freire.

    Alex Atala comanda encontro na loja da Três, dentro da Fnac Paulista, às 19h30.

    A joalheria Carla Amorim doou uma medalha de ouro ao Instituto Paulo Gontijo.

    O maestro Renato Misiuk rege a Allegro Coral e Orquestra na missa celebrada por dom Odilo para comemorar os novos sinos da igreja Bom Jesus do Brás.

    A Rede Brasileira do Pacto Global da ONU lança nesta quarta (9) o "Caderno do Pacto - Anticorrupção".

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024