• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 11:57:24 -03
    Mônica Bergamo

    PF pode perder comando da segurança da Olimpíada para Forças Armadas

    12/01/2016 02h00

    A ameaça de delegados federais de entregarem os cargos por causa do corte de verbas da organização fez renascer, nos bastidores do governo, a ideia de retirar das mãos da Polícia Federal a supervisão da segurança da Olimpíada do Rio.

    PÓDIO
    Setores militares sempre quiseram tomar a frente do evento, contrapondo o MJ (Ministério da Justiça) a integrantes das Forças Armadas. A portaria que regulamentou o esquema dos jogos prevê que as "atividades de segurança pública e defesa civil serão coordenadas pelo MJ e, quando necessário, poderão contar com a cooperação das Forças Armadas".

    PÓDIO 2
    O planejamento é executado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ligada ao MJ.

    MAQUIAGEM
    Criticada por consumidores que a consideraram machista, a nova campanha da marca O Boticário será julgada pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão abriu processo sobre o caso nesta segunda (11), após denúncias de uma mulher e de dois homens, dos Estados de SP, Rio e Santa Catarina.

    Comercial de O Boticário

    MAQUIAGEM 2
    No anúncio, com casais em processo de separação, as mulheres são maquiadas antes da assinatura do divórcio e os homens ficam surpresos com o visual delas. A empresa diz que a ideia da propaganda é "mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras, confiantes e dispostas [...] quando se sentem bonitas".

    ALTA VOLTAGEM
    O ator e comediante Paulo Gustavo fez a segunda apresentação da nova temporada da peça "220 Volts", no sábado (9), no Tom Brasil. A apresentadora Solange Frazão foi ao espetáculo, que conta com o bailarino Leandro Marbali, o ator Márcio Kieling e participação especial do ator Marcus Majella.

    CONTRA O VÍCIO
    Um site de buscas que mapeia locais de apoio para dependentes de álcool e drogas em São Paulo será lançado pelo Movimento Vale a Pena. A entidade, presidida pelo advogado Paulo Leme, autor de um livro sobre sua experiência na superação da doença, cadastrou mais de 300 lugares, entre grupos de auxílio como Alcoólicos Anônimos, centros de tratamento e clínicas. A procura, feita pelo CEP na página da ONG, indica os endereços mais próximos.

    ÍDOLO
    Fã de David Bowie, o diretor do MIS, André Sturm, tem um consolo em meio à tristeza com a morte do cantor, no domingo (10): ter trazido para o Brasil a exposição sobre o inglês enquanto ele ainda estava vivo. "Fiquei sabendo com antecedência que o Victoria and Albert Museum [de Londres] ia inaugurar uma mostra sobre ele. Como sou muito fã e teimoso, insisti para que ela viesse logo", diz Sturm. Em SP, a exposição foi montada no início de 2014.

    ORÁCULO
    E as buscas por David Bowie no Google explodiram no Brasil nas últimas 24 horas. As procuras começaram a subir às 4h desta segunda (11) e às 5h24 já haviam crescido 100%. A música mais buscada no país foi "Starman" -que aqui teve uma versão feita pelo Nenhum de Nós, "O Astronauta de Mármore".

    Leia mais sobre David Bowie.

    ARTE DISCRETA
    O banqueiro José Olympio e a filha Anna Israel foram à abertura da exposição "Menos É Mais - Pequenos Formatos de Acervos", na galeria Baró, no sábado (9). Marcia Lagos, diretora-geral do espaço, e Noemi Vieira, diretora financeira do local, estiveram na inauguração, que também contou com a presença do designer de joias Guto Neves.

    SUSTO
    O promotor de Justiça Roberto Senise Lisboa se recupera de um problema cardíaco que quase o levou à morte na semana passada. O integrante do Ministério Público de São Paulo, que está internado sem previsão de alta, atuou em casos de repercussão como o do médico Roger Abdelmassih. No ano passado, foi afastado do cargo sob suspeita de receber propina. Ele, que na época se disse surpreso com a decisão, continua sendo investigado.

    SOZINHO EM LONDRES
    O artista paulistano Claudio Tozzi terá uma exposição individual em Londres pela primeira vez. Uma parceria da galeria Almeida e Dale com a britânica Cecília Brunson Projects vai levar ao país 18 obras de Tozzi feitas entre 1967 e 1971. A mostra começa no próximo dia 23.

    CURTO-CIRCUITO

    Grace Gianoukas estreia temporada do "Terça Insana" no Teatro Folha com convidados. Nesta terça (12), às 21h. Até 23 de fevereiro.

    José Possi Neto participa nesta terça (12) do projeto Figuras da Dança, no Instituto Itaú Cultural, às 20h. Ele conversa com Inês Bogéa.

    Gabriel Chaim participa de papo com o público na Zipper Galeria sobre sua exposição de fotos da guerra na Síria, nesta terça (12), às 19h.

    O cantor Carlos Navas inicia nesta terça (12) série de apresentações gratuitas do show "Chico e Vinicius para Crianças" em nove CEUs.


    com JOELMIR TAVARES (interino), MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024