• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 14:42:05 -03
    Mônica Bergamo

    Lula move 15 ações cíveis e criminais contra jornalistas e personalidades

    27/01/2016 02h00

    O número de ações cíveis e criminais movidas por Lula contra jornalistas e personalidades por afirmações que considera injuriosas ou ofensivas chegará a 15 nesta semana. Elas tramitam em tribunais de SP, do Rio e de Brasília.

    NA MESMA
    Na sexta-feira, Lula anunciou a iniciativa mais recente: ele interpelará João Doria Jr., pré-candidato tucano a prefeito de São Paulo. Doria diz que não recuará das afirmações que fez em um debate em que disse que o ex-presidente é "um sem-vergonha, um cara de pau" e que pediria ao juiz Sergio Moro para "adiar" eventual prisão do petista.

    LINHA
    Lula disse recentemente que vai "processar todo mundo". O advogado do ex-presidente, Cristiano Martins, disse que a decisão foi tomada há um ano. "Observamos que havia relação entre informações falsas que eram publicadas e a abertura de investigações contra o ex-presidente. Decidimos impugnar as próprias reportagens, além de buscar reparação à honra de Lula."

    UM CAFÉ
    Doria, por sinal, terá encontro hoje com Fernando Henrique Cardoso em SP. Em pauta, a escolha do candidato do PSDB para concorrer à eleição municipal. FHC apoia Andrea Matarazzo.

    RESPONDO POR MIM
    José Dirceu (PT-SP) assumirá "os erros que cometeu" no depoimento de sexta-feira ao juiz Sergio Moro sobre a Operação Lava Jato, diz o advogado Roberto Podval. "Mas não dá para ele responder por tudo. Para se beneficiar, todos [os investigados] estão jogando a culpa nas costas dele."

    DE ÔNIBUS
    Segundo Podval, "um monte de gente grudou nele oferecendo favores. Agora é fácil falar 'foi o Zé, foi o Zé'. Mas ganharam bilhões enquanto filhos de José Dirceu estão viajando de ônibus para Curitiba para visitá-lo porque estão sem dinheiro".

    NUVEM CLARA
    Os sequestros-relâmpago também tiveram recuo em SP, segundo a Secretaria de Segurança. Eles caíram de 1.105 em 2014 para 838 no ano passado. Na capital, passaram de 844 ocorrências para 627 em 2015.

    ROUPA DE MÃE
    Juliana Paes diz que mudou seu figurino após virar mãe de dois meninos: 'No dia a dia preciso de peças confortáveis e que me deem mobilidade para brincar', afirma a atriz, que posou sofisticada para a revista 'Estilo'

    DECOLAGEM
    O número de passageiros transportados pelas empresas aéreas brasileiras bateu recorde em 2015, segundo levantamento que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulga nesta quarta (27). As companhias levaram 105,3 milhões de pessoas (97,9 milhões no mercado doméstico e 7,3 milhões no internacional). É a maior quantidade desde o início do levantamento, em 2005.

    DECOLAGEM 2
    Os números não incluem dados das companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil.

    MÚSICA DE FESTA
    Gilberto Gil e o grupo Demônios da Garoa fizeram shows no aniversário de São Paulo, na segunda (25), no Clube Tietê. O secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, Flora Gil, mulher e empresária de Gil, a produtora Fafa Giordano e o músico Luiz Ayrão foram à apresentação.

    FEITIÇO
    Ulysses Cruz deixou a direção do musical "Cinderella" três meses após substituir Ernesto Piccolo, que em novembro havia saído do espetáculo. A dupla Charles Möeller e Claudio Botelho está em negociação para assumir a função. Com a saída de Cruz, a atriz Cassia Kis, que já ensaiava no papel da madrasta má, também desistiu do projeto, com estreia em 11 de março, em São Paulo.

    FEITIÇO 2
    Ulysses ficou insatisfeito por ter que submeter seu trabalho aos produtores americanos donos dos direitos do musical, montado originalmente na Broadway. Renata Borges, diretora de produção e sócia da peça no Brasil, disse por meio da assessoria de imprensa que o diretor "é um querido, mas estava com problemas de agenda e não conseguiria ter a disponibilidade que o projeto exige".

    LADO A LADO
    Tulipa Ruiz e Marcelo Janeci fizeram a estreia da sua turnê juntos, no Sesc Pompeia, no último fim de semana. A empresária Verônica Pessoa e produtor Márcio Arantes assistiram ao show no domingo (24).

    *

    CURTO-CIRCUITO

    O Monobloco faz nesta quarta (27) o último ensaio pré-desfile, às 20h30, no Estúdio, em Pinheiros. O grupo sai no domingo (31), no Ibirapuera.

    O cirurgião vascular Ivanésio Merlo tomou posse na presidência da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

    A Defensoria Pública de São Paulo abre nesta quarta (27) exposição sobre seus dez anos, a partir das 18h30, na Sé.

    O filme "Orestes", de Rodrigo Siqueira, terá exibição comentada quitna (28), às 18h30, no MIS. Iniciativa da Escola da Defensoria Pública do Estado. Grátis.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024