• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 15:27:47 -03
    Mônica Bergamo

    José Sarney terá que ficar mais tempo internado no hospital Sírio-Libanês

    30/01/2016 02h00

    Com alta prevista para esta semana, José Sarney terá que prolongar sua permanência no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Recuperando-se de uma cirurgia no ombro, ele reteve água nos pulmões.

    CORTE
    Sarney teve também problemas de cicatrização, já superados.

    A VOZ
    Depois de defenderem que Lula reforçasse a sua equipe de advogados, contratando o potiguar Nilo Batista, dirigentes do PT devem aconselhá-los a ter um porta-voz. Devem sugerir alguém de peso e larga experiência política, que possa se contrapor às denúncias contra o ex-presidente, que têm se multiplicado.

    O CÁLICE
    "Encontrar algo contra o Lula virou uma caça ao tesouro, ao Santo Graal [cálice sagrado]", diz o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), referindo-se às investigações de diversos integrantes do Ministério Público contra Lula em várias frentes.

    HERANÇA MUSICAL
    Tiago Abravanel vai cantar "A Pipa do Vovô", famosa na voz do avô Silvio Santos, no bloco de Carnaval que comanda neste domingo (31) na avenida Faria Lima, a partir das 14h. "Não tem como não ter! É emblemático eu cantar essa música", diz o neto do apresentador. Com o Gambiarra, Tiago faz sua estreia no comando de um trio. O repertório também terá pop, rock e funk.

    O QUE INTERESSA
    E a música oficial do bloco de Carnaval que a Secretaria Municipal de Saúde de SP vai colocar na rua na quinta (4) faz alertas com humor. "Se a zika vem me pegar, sai pra lá/ Água parada eu vou jogar" e "Se o gatinho ou a gatinha vem na minha, eu vou de camisinha", diz a letra do samba. A concentração será na praça da República, às 17h.

    NOVOS MARES
    O músico Carlinhos Brown vai lançar um filme de animação para crianças, com os personagens Paxulá e Paramin, dois índios. "Sinto muita falta de que personagens do Brasil contem sua história. E temos muita história", diz.

    SAVANA, TURBANTE E 'BEIJINHO NO OMBRO' PARA O RACISMO

    "Eu, como mulher e negra, acho que a gente tem que tomar cuidado. Não quero apontar dedo, porque é Carnaval, mas tudo está caindo muito para o estereótipo", dizia a apresentadora Pathy Dejesus nesta quinta (28) no baile de Carnaval da revista "Vogue", que neste ano adotou o tema "Pop África".

    *

    "É um momento delicado. Ao mesmo tempo que a gente tem um baile sobre a África dentro do [hotel] Unique, eu vou sair aqui fora e alguém pode me chamar de macaca", seguia ela.

    *

    A festa teve duas mulheres negras como "rainhas" (a atriz Taís Araújo e a jornalista Glória Maria). E também, como esperado, muita conversa sobre racismo.

    *

    A consulesa da França em São Paulo, Alexandra Loras, adotou como passatempo no evento contar os "poucos negros" que estavam lá como convidados, como ela. E revelou uma ideia que teve com a amiga Paola de Orleans e Bragança, tataraneta da princesa Isabel.

    *

    "Ela queria que eu viesse como escrava dela. É uma brincadeira, mas também é uma forma de lembrar um passado feio, trazer luz a uma coisa que foi horrorosa. Precisamos nunca esquecer. O Brasil é um dos países que mais tiveram escravos no mundo", afirmava. "Acho um passo enorme a 'Vogue' ter trazido esse tema. As pessoas estão homenageando com bom gosto, os afros estão elegantes e as referências à Africa também. Pelo menos não vi ninguém com 'blackface' [rosto pintado de preto]".

    *

    No salão em clima de savana, decorado com imagens de girafas e elefantes, o turbante era tendência. A atriz Cris Vianna, com um adereço que trouxe de Angola, não tinha o que criticar. "Acho o tema supergenial. É uma festa, uma brincadeira de Carnaval."

    *

    "Para mim, é homenagem. Não é apropriação cultural", dizia a cantora Luiza Possi, que usava um turbante também. "Senão ninguém mais faria luzes no cabelo, né?", completou ela, que, de vestido branco, sentia-se "uma noiva africana".

    *

    Parte dos recepcionistas, na maioria negros, também usava o enfeite na cabeça. A apresentadora Adriane Galisteu foi outra que aderiu ao acessório. Já a atriz Paloma Bernardi, que tem cabelos cacheados, colocou um aplique de black power. "Admiro esses blacks, essa atitude, e quis fazer uma homenagem", dizia.

    *

    No palco, Glória Maria (que se definiu como rainha "totalmente fora da casinha" e "guerreira"), pedia: "Num ano tão chato, de tanta coisa feia, de tanta intolerância, o mínimo que a gente pode fazer é, ó, 'beijinho no ombro' para quem é racista".

    CURTO-CIRCUITO

    Zeca Pagodinho canta neste sábado (30) na Escola de Samba Mancha Verde, às 21h.

    O centro de umbanda Casa de São Lázaro comemora 20 anos com festa neste sábado (30) na Chácara Santo Antônio.

    A Casa do Saber retoma neste sábado (30) o ciclo de leituras, às 12h, nos Jardins.

    A Blau Projects abre neste sábado (30) a exposição "Território, Povoação".

    A escritora Michelle Franzini Zanin recebe o Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros, neste sábado (30), às 19h, nos Jardins.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024