• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 08:28:58 -03
    Mônica Bergamo

    José Dirceu quer receber pensão maior por ter sido preso na ditadura

    03/02/2016 02h00 - Atualizado às 20h56
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    O ex-ministro José Dirceu acionou advogados para tentar receber uma pensão que incluiria o tempo em que esteve preso ou afastado do país durante a ditadura.

    ARQUIVO
    No ano passado, a Comissão de Anistia reconheceu o direito de Dirceu de incluir a contagem do período (cerca de dez anos) para se aposentar. O processo, no entanto, parou na burocracia. Com a liberação, ele receberia algo como R$ 10 mil mensais da Previdência, segundo interlocutores que se mobilizam para ajudá-lo.

    RENDA ZERO
    Amigos de Dirceu reconhecem que ele ganhou bastante dinheiro nos últimos anos. No entanto, nenhum recurso pode ser hoje movimentado. Preso, Dirceu estaria passando por dificuldades inéditas em relação às últimas décadas.

    MINISTRO
    Um dos candidatos a porta-voz de Lula é o ex-ministro da Justiça Nelson Jobim. Ele é o nome preferido dos que argumentam que o ex-presidente passe a ser defendido por um político de estofo, que consiga se contrapor à avalanche de suspeitas e críticas feitas pela imprensa.

    TV LULA
    A avaliação é a de que Lula tem feito política de comunicação "para blogueiros", que seria necessária mas não suficiente para o momento que ele atravessa.

    PROTOCOLO
    O grupo que defende a "nomeação" de Jobim, ou de alguém com o mesmo perfil, cita que anteontem, por exemplo, o "Jornal Nacional" fez reportagem de três minutos (tempo considerado longo na TV) sobre o sítio frequentado por Lula sem que ninguém aparecesse na tela para defendê-lo de forma enfática.

    TURISMO
    O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto avisou à CPI dos Fundos de Pensão que entrará quieto e sairá calado da sessão de hoje, em que será ouvido sobre tráfico de influência. Ainda assim, os deputados decidiram custear a viagem dele do Paraná, onde está preso, a Brasília.

    A CULPA
    "É o custo da democracia", diz o deputado Efraim Filho (DEM-PB), que preside a CPI. "Se não trouxermos Vaccari, depois não conseguiremos indiciá-lo por tráfico de influência pois vão alegar que ele não pôde se defender. Já se vier e ficar calado, o silêncio dele gerará a presunção de culpa", afirma o parlamentar.

    Caiua Franco/TV Globo/Divulgação
    O ator Rodrigo Santoro foi até Alagoas para gravar a próxima trama das nove da TV Globo, 'Velho Chico
    O ator Rodrigo Santoro foi até Alagoas para gravar a próxima trama das nove da TV Globo, 'Velho Chico'

    MAIS LONGE
    O ator Rodrigo Santoro foi até Alagoas para gravar a próxima trama das nove da TV Globo, 'Velho Chico', que tem no elenco 70% de atores nordestinos; 'Tive encontros muito especiais aqui', diz ele, que volta às novelas depois de 12 anos

    OBSERVATÓRIO
    O controle das polícias exercido pelo Ministério Público de São Paulo é alvo de representação que será levada ao órgão nesta quarta (3). Assinada pelas ONGs Conectas, Artigo 19 e Ibccrim e pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, a petição cobra atuação mais eficiente dos policiais em manifestações. Para as organizações, a Polícia Militar adota "má conduta" no uso da força nos protestos contra o aumento das tarifas.

    SOM AMAZÔNICO
    O multi-instrumentista paraense Manoel Cordeiro fez show do seu primeiro álbum solo, "Sonora Amazônia", na segunda (1º). O músico Felipe Cordeiro, filho dele, também participou do evento, no Sesc Consolação. A arquiteta Sara Belem esteve na plateia.

    ESPELHO MEU
    A atriz Maria Alice Vergueiro, que neste mês abre a série de peças de teatro gratuitas no Itaú Cultural, será também a primeira convidada do projeto Camarim, um encontro prévio com o público para falar de histórias vividas na coxia. Ela vai encenar no local o espetáculo "Why the Horse?" em duas terças-feiras.

    OUTRAS PALAVRAS
    A cineasta Vera Egito foi uma das selecionadas para participar do programa Script Stations, do Festival de Berlim. A diretora foi escolhida entre 2.600 nomes de diversos países e vai apresentar o projeto de seu novo filme, "Sahar", que está em fase de desenvolvimento e conta a história de uma jovem iraniana que fugiu da repressão de sua família para tentar uma nova vida em São Paulo.

    REPROVADA
    Soninha Francine, coordenadora estadual de Políticas para a Diversidade Sexual de SP, prestou vestibular para tentar fazer uma segunda graduação na USP, em gestão de políticas públicas, mas diz que desistiu de fazer as provas da segunda fase. Ela é formada em cinema pela universidade. Após a prova, no ano passado, a ex-vereadora reclamou do conteúdo exigido. "É absurdo uma pessoa que quer jornalismo ou geografia precisar saber calcular um cosseno", dizia.

    LUZES DA RIBALTA
    As atrizes Simone Gutierrez e Cláudia Ohana receberam convidados na estreia do musical "Uma Luz Cor de Luar", no domingo (31), no Teatro das Artes. A autora Duca Rachid e as atrizes Mara Carvalho e Carla Diaz passaram por lá.

    CURTO-CIRCUITO

    A edição 2016 da Mercedes-Benz Top Night é nesta quarta (3), à noite, na Casa Fasano. Claudia Leitte será a apresentadora.

    A exposição "Da Banalidade", com obras dos artistas plásticos Ana Elisa Egreja, Julia Kater e Cabelo, será aberta nesta quarta (3), às 20h, no Instituto Tomie Ohtake.

    O ambientalista Zé Pedro Costa e o bar Balcão promovem nesta quarta (3) celebração da entrada do Ano do Macaco no horóscopo chinês, às 20h.

    Isabella Fiorentino participa nesta quarta (3) de evento na loja da marca Malwee no shopping Anália Franco, a partir das 18h.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024