• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 14:41:50 -03
    Mônica Bergamo

    'Eu odeio o prêmio!', diz Tim Burton sobre falta de atores negros no Oscar

    10/02/2016 02h00

    Num ano de vacas magras em que os camarotes corporativos do sambódromo do Rio não investiram os milhões de dólares costumeiros na contratação de celebridades internacionais, o cineasta americano Tim Burton, diretor de "A Noiva Cadáver" e "Edward Mãos de Tesoura", virou atração anteontem no espaço da cerveja Boa.

    *

    "I love it! I love it! It's my dream to be here. I'm very happy [Eu amo! É meu sonho estar aqui. Estou muito feliz]", diz. "Don't I look happy? [Não pareço feliz?]", segue, apontando para a máscara de palhaço de luta livre mexicana que usa.

    *

    Burton agita freneticamente os cabelos de palhaço, tira fotos dele mesmo. Grava todo o desfile da São Clemente, que tem o palhaço como tema. Arrisca passos na passagem da bateria da Portela.

    "Quem é essa?", pergunta ao notar uma senhora acomodada no mesmo espaço vip que ele. Era dona Ivone Lara, lenda do samba. Tira uma foto com a cantora.

    *

    Indicado duas vezes ao Oscar, diz ter gostado do longa brasileiro "O Menino e o Mundo", do diretor Alê Abreu, que concorre ao prêmio de melhor animação neste ano: "Eu votaria nele".

    *

    Demora para encontrar resposta quando questionado sobre as críticas à Academia por causa da ausência de atores negros nas nominações deste ano. Balança a cabeça, demonstrando desgosto: "O Oscar não é um prêmio que engloba a todos. Isso tudo... não é grande coisa".

    *

    Esfrega as mãos, se contorce e saltita, hesitante. Até que solta: "Eu odeio o prêmio!". E cobre a boca com as duas mãos como se tivesse dito um palavrão.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024