• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 19:05:47 -03
    Mônica Bergamo

    Obras da Sabesp vão desmatar área em parque de proteção ambiental

    22/02/2016 02h00

    Obras da Sabesp para desviar águas da bacia do rio Itapanhaú para abastecimento da região metropolitana de SP vão desmatar cerca de 15 hectares dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, que é região de proteção ambiental. A área equivale a 15 campos de futebol.

    POR CIMA
    O conselho do Condephaat, órgão estadual de patrimônio, deu parecer negativo sobre as obras. O secretário estadual de Cultura, Marcelo Araujo, no entanto, aprovou o projeto –ele tem a prerrogativa de decidir, mas costuma acatar os pareceres emitidos pelo conselho.

    PEQUENA ÁREA
    O governo diz que o desvio é essencial para o aumento da segurança hídrica de SP pois, "sem a obra, a população pode ficar vulnerável em caso de repetição de uma seca como a de 2014-2015." A área representaria porcentagem pequena do parque.

    OLHAR INTERNO
    O cantor Junior Lima e a mulher, Monica Benini, foram à abertura da exposição "Radiografia Urbana", na quinta (18), na Luis Maluf Art Gallery. O galerista Luis Maluf e os artistas Vera Gamma e Rogério Gomes receberam convidados como o músico Di Ferrero e a modelo Nathalie Edenburg.

    TODO OUVIDOS
    O jornalista Fernando Lemos, cunhado de Mirian Dutra, ex-amante de Fernando Henrique Cardoso, não fazia apenas o contato entre ela e o tucano. Ele era também conselheiro de FHC e chegou montar equipe paralela de marketing na campanha dele à Presidência em 1994.

    AS CADEIRAS
    Lemos, que morreu em 2012, contratou o marqueteiro espanhol Carlos Pedregal, considerado "bruxo", para ser uma espécie de ombudsman do marketing de FHC. Ele falou tão mal do trabalho da equipe, comandada por Nizan Guanaes, que os dois, segundo relato da Folha na época, tiveram briga "com direito a cadeiradas".

    QUE BANDEIRA!
    A gota d'água, segundo lembrança de profissional do grupo, foi quando Pedregal viu um dos anúncios da campanha de TV de FHC e perguntou: "Mas o que é essa pelota azul no meio desse pano?". Era simplesmente a bandeira do Brasil.

    PARA SEMPRE
    Pedregal, que morreu em janeiro, fez várias campanhas no Brasil e chegou a dar inclusive consultoria ao ex-governador paulista Adhemar de Barros. Reza a lenda que da parceria surgiu uma das mais célebres frases da política brasileira, a que diz "rouba, mas faz".

    COMÉDIA INUSITADA
    Os atores Bruno Garcia e Vera Mancini assistiram à reestreia do espetáculo "Urinal, O Musical", de Zé Henrique de Paula, na quarta (17), no Teatro Porto Seguro. O elenco tem 16 atores, entre eles Bia Bologna, Bruna Guerin, Gerson Steves, Jonathan Faria, Luciana Ramanzini, Marcella Piccin, Pier Marchi e Roney Facchini.

    CORES VIVAS
    Pinturas de Henri Matisse, Paul Gauguin, Henri de Toulouse-Lautrec, Georges Seurat e Vincent Van Gogh estão entre as 75 obras que fazem parte da exposição sobre o pós-impressionismo que ocupará o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de SP entre maio e julho. A mostra "O Triunfo da Cor", organizada pela Expomus, terá peças emprestadas pelo Museu d'Orsay e pelo Museu de l'Orangerie, ambos em Paris.

    MEMÓRIA
    Candidata na eleição para a chefia do Ministério Público de São Paulo, a procuradora Eloisa de Sousa Arruda tem criticado a "passividade e subserviência" da instituição em relação ao governo estadual. Quando era secretária de Estado da Justiça, no entanto, ela entrou com ação criminal contra quatro promotores que atuavam contra a administração, sob a justificativa de que eles quebraram o sigilo de um processo relacionado à operação do governo na cracolândia.

    MEMÓRIA 2
    O processo tem sido relembrado por adversários de Eloisa Arruda, que apontam contradição entre o discurso e a prática da ex-secretária. "Nunca me insurgi contra o teor da ação [dos promotores sobre a cracolândia]", diz ela. "Questionei a violação do sigilo, que foi uma falha", completa. O caso foi arquivado em 2013.

    UNIÃO DO SAMBA
    A cantora Patrícia Coelho, a estilista Daniela Auler, o músico Felipe Roseno, o mestre de capoeira Dalua e a atriz Marisa Orth estiveram no Baile da PQP, no samba Traço de União, na quinta (18). A festa, criada pelo cantor Rodrigo Pitta, terá edição mensal.

    *

    CURTO-CIRCUITO

    Daniela Falcão e Patricia Bonaldi participam nesta segunda (22) de debate no IED (Istituto Europeo di Design). Às 19h.

    A Caravana Siga Bem encerra em Guarulhos sua 9ª edição. De segunda (22) à quinta (25), das 12h às 22h.

    Ika Fleury é a nova presidente do conselho da Fundação Dorina Nowill.

    O segundo restaurante de Jamie Oliver no Brasil é inaugurado nesta segunda (22) , em Campinas. A partir das 12h.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024