• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 16:54:55 -03
    Mônica Bergamo

    Nova delação explosiva ainda em sigilo seria uma 'das melhores' da Lava Jato

    27/02/2016 02h00

    O Ministério Público Federal está festejando uma nova delação premiada feita recentemente em Brasília. Ela seria, nas palavras de procuradores, uma "das melhores" já obtidas até agora no âmbito da Operação Lava Jato.

    CÁ ENTRE NÓS
    O próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot, confidenciou a interlocutores de sua confiança que tal depoimento é explosivo e cheio de detalhes. Apesar da expectativa gerada, ele não avançou sobre o conteúdo da nova delação.

    PALAVRAS
    Representantes de Lula se reuniram recentemente com diretores da área jurídica da Odebrecht. Queriam saber as explicações que a empreiteira daria na Justiça sobre a reforma no sítio frequentado pelo ex-presidente.

    PALAVRAS 2
    Na reunião estava presente também representante do engenheiro Frederico Barbosa, da Odebrecht. Ele avisou que o profissional não pouparia mais a empresa, como já fizera anteriormente em entrevista à Folha. Dias depois, em depoimento, Barbosa afirmou que atuou na reforma do sítio a pedido da empreiteira. A Odebrecht teve que confirmar.

    ME POUPA
    Uma das maiores preocupações da Odebrecht é poupar Alexandrino Alencar, ex-executivo da empreiteira que hoje cumpre prisão domiciliar. Ele era o elo mais estreito entre Lula e a empresa.

    FAÇA POSE
    A diretora editorial da Edições Globo Condé Nast, Daniela Falcão, recebeu convidados no jantar em homenagem a alguns colaboradores da revista "Vogue". Os empresários Carlos Jereissati Filho, Renato Ratier e Paulo Borges e a ex-modelo Johanna Birman foram ao encontro, na quinta (25), no Bistrô Charlô.

    POR DENTRO
    Sete pesquisadores brasileiros vão analisar reservas técnicas da Pinacoteca de São Paulo e avaliar obras de arte do museu a partir de imagens e análises físico-químicas feitas com instrumentos de última geração. A intenção é mapear a arte construtivista no acervo.

    POR AÍ
    O projeto, que é patrocinado pela Fundação Getty, de Los Angeles, também será feito no MAM-RJ (Museu de Arte Moderna do Rio) e o Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.

    ACADÊMICOS...
    Professores da USP como Marilena Chaui, Paulo Sérgio Pinheiro, Fábio Konder Comparato e André Singer estão fundando um "coletivo suprapartidário" na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). O grupo Em Defesa dos Direitos Conquistados é contra os "projetos francamente regressivos no Congresso Nacional".

    ...UNIDOS
    Entre as propostas criticadas estão "a derrubada do Estatuto do Desarmamento, a criminalização da vítima de abuso sexual, a lei antiterrorismo, o rebaixamento da idade penal e laboral, o Estatuto da Família e a flexibilização do conceito de trabalho escravo". O lançamento será no dia 2. O primeiro debate do coletivo, sobre a lei antiterrorismo, está marcado para abril.

    SÓ LOVE
    Os atores Nanda Costa, Raphael Vianna e João Baldasserini participaram da pré-estreia de "Apaixonados", na quarta (24), no JK Iguatemi. Danilo de Moura, que também é do elenco do filme, levou o filho, Theo.

    NA BALDA COM MICK JAGGER

    Sem parar de dançar, Mick Jagger era abraçado, beijado e cumprimentava conhecidos durante a festa em homenagem aos Rolling Stones, na quinta (25), na Bud Mansion, nos Jardins. E se esforçava para entender ("Não consigo te escutar" era uma das respostas mais comuns do músico) perguntas e elogios das fãs -quase todas com mais de 1,70 m e menos de 30 anos- que chegavam à roda dele.

    *

    "Você acha que eu pareço a Luciana Gimenez?", perguntou uma modelo, que realmente era parecida com a mãe do filho do inglês. Esse questionamento, especificamente, foi um dos poucos que ficaram sem resposta. "Obrigada! Você fez a melhor música do Guitar Hero [jogo de videogame]", agradeceu outra, que, com 19 anos, admitia não conhecer bem os discos da banda.

    *

    Mick Jagger também conversou com a coluna durante a balada. Disse que gostou do show que fez na quarta em São Paulo, "mas estava muito chuvoso". O segundo será hoje.

    *

    Dedicado a ficar com o filho Lucas durante a temporada na cidade, ele foi rápido em responder sobre a semelhança física dos dois. "É o cabelo", disse, rindo.

    *

    À vontade na pista de dança (com seus habituais passinhos) e sem a companhia dos colegas de banda, que não apareceram, Mick dançou com todas as mulheres que se aproximavam. Já homens passavam por uma triagem feita por dois seguranças. A proporção entre os convidados era de três pessoas do sexo feminino para uma do masculino.

    *

    "Os fãs brasileiros são difíceis. Não se contentam em falar com ele. Querem sempre encostar", disse, bufando, um dos guarda-costas.

    *

    O traje obrigatório, que no convite da festa era descrito como "Rock N Rolla", foi seguido à risca. Quase todos usavam preto e alguns detalhes em vermelho. Outra instrução foi colocada em letras maiúsculas: "Qualquer convidado que abordar qualquer um dos Rolling Stones para foto ou autógrafo ou tirar foto a distância será imediatamente removido do recinto".

    *

    "Realizei meu sonho de falar com o Mick Jagger e ninguém vai saber", lamentava uma garota após abraçar o músico. Como os celulares eram recolhidos na porta e colocados em envelopes lacrados, não dava para tirar foto.

    *

    "Mas ele só está soltinho assim porque sabe que não vai ter foto! Senão nem ia olhar pra nossa cara", respondeu a amiga dela, sem arredar o pé do lado do roqueiro.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    Tiê, Rafael Castro, Bárbara Eugenia e Tatá Aeroplano fazem o "Puro Charme Baile Show", hoje, às 23h, no Centro Cultural Rio Verde.

    Imovision e Matilha Cultural promovem sessão especial do filme "White God", para donos e seus bichos de estimação, sábado (26), às 16h.

    A vodca Grey Goose faz evento domingo (28) no Baretto para exibição do Oscar.

    A banda de reggae Mato Seco toca sábado (27) e domingo (28) no Sesc Santo Amaro.

    A Jazz Sinfônica lança CD com apresentação domingo (28) na Sala São Paulo, às 11h.

    Giovanna Antonelli inaugura unidade de sua clínica GioLaser domingo (28) no Itaim.

    Luiza Possi faz domingo (28), às 20h, show de despedida do Tom Jazz, em Higienópolis.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024