• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 10:49:14 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros do STF acham que Moro avançou sinal em depoimento de Lula

    07/03/2016 02h00

    A decisão do juiz Sergio Moro de que Lula fosse conduzido coercitivamente para prestar depoimento está sendo mal digerida no STF (Supremo Tribunal Federal). Além do ministro Marco Aurélio Mello, que já criticou publicamente o magistrado, outros ministros da corte acham que ele avançou o sinal.

    O NECESSÁRIO
    A coerção só seria cabível, no entender de ministros, caso Lula já tivesse sido intimado e se negasse a depor, o que não ocorreu.

    SER OU NÃO SER
    E o STF deve julgar na quarta (9) ação que impediria o novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, de assumir o cargo. O argumento é o de que, como é procurador do Ministério Público da Bahia, ele não poderia tomar posse no comando da pasta sem renunciar à carreira.

    PRECEDENTE
    Na sexta (4), a juíza federal Solange Ramos de Vasconcelos concedeu liminar acolhendo o argumento. Ao STF caberia a palavra final.

    AZARADO
    Uma audiência da Lava Jato em Curitiba terminou em risos na sexta (4) porque a Justiça sem querer convocou uma testemunha homônima. Um capoteiro (profissional que reforma bancos de carros) chamado Jorge Washington Blanco foi confundido com um funcionário do banco Schahin de mesmo nome que seria ouvido no processo a que José Carlos Bumlai responde.

    AZARADO 2
    Nem o juiz Sergio Moro, que conduzia a audiência, conseguiu segurar a risada depois que a testemunha saiu da sala e que a videoconferência foi encerrada.

    Veja vídeo com a confusão no depoimento:

    Assista

    OFICINA
    A Volkswagen foi condenada pelo Tribunal Superior do Trabalho a indenizar em R$ 15 mil um empregado mandado para um "aquário" ao voltar de uma licença médica em 2008. O reparador de veículos diz que, até se readaptar a uma nova função, ficou confinado por três meses, sem nada para fazer, em uma sala envidraçada.

    OFICINA 2
    "Pé de frango [que ninguém quer], sequelado, enrolador, vagabundo, baixa performance e zero à esquerda" foram algumas das expressões ouvidas por ele, segundo os autos. A montadora afirmou no processo que o empregado recusou uma vaga e que não há como provar o dano moral. Em nota, diz que "o processo em questão está sub judice e que, portanto, não há o que comentar".

    IMAGEM EM MOVIMENTO
    Pedro Andrade, que estreia nesta segunda (7) no GNT, às 23h, o "Pedro pelo Mundo", escolheu visitar na atração países que passam por transformações, desde econômicas e políticas até climáticas. O apresentador, que vive entre Nova York e o Rio, viajou para lugares como Islândia, Egito e Cuba. Para ele, o Brasil também atravessa uma "transição irreversível".

    *

    "É uma oscilação política incontestável e tardia. Um país cheio de potencial e com mais de 200 milhões de pessoas, em sua maioria insatisfeitas, não podia continuar estagnado numa situação tão corrupta e injusta."

    NOITES DE VERÃO
    A cantora australiana Olivia Newton-John apresentou seu show "Summer Nights" na quinta (3), no Espaço das Américas. O marido da cantora, John Easterling, acompanhou a mulher na vinda ao Brasil. A cantora Angela Maria esteve na plateia.

    NOME DE MULHER
    A esquina das ruas Maranhão e Aracaju, em Higienópolis, vai ganhar um mural em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A obra será feita pelas grafiteiras do coletivo feminino Efêmmera, a convite do Instituto Europeu di Design. Elas vão retratar três mulheres que dão nome a vias do bairro: Dona Veridiana, Maria Antônia e Angélica.

    NA MADRUGA
    A Biblioteca Mário de Andrade vai começar a emprestar livros 24 horas por dia em cerca de dois meses, com sistema de retirada e devolução automatizado, que dispensa bibliotecário. O local vem testando novo esquema de segurança desde outubro do ano passado, quando algumas salas e o serviço de wi-fi passaram a ficar disponíveis durante a madrugada. Mais de 500 mil visitantes estiveram no espaço em 2015.

    O MUNDO DE BOB
    O fotógrafo Bob Sousa recebeu convidados na abertura de sua mostra "Retratos do Teatro", no Espaço Cult. Os atores Leopoldo Pacheco, Maria Carolina Dressler, Dagoberto Feliz e Pascoal da Conceição foram ao evento, na quarta (2). O dramaturgo Samir Yazbek, o produtor Mauricio Inafre e o diretor da Companhia do Latão, Sergio de Carvalho, também passaram por lá.

    CURTO-CIRCUITO

    O secretário da Educação, José Renato Nalini, participa pelo Facebook de bate-papo virtual com alunos de escolas estaduais, nesta segunda (7), às 19h, na página da secretaria.

    A exposição de fotos "Vidas Refugiadas", sobre mulheres de outros países que moram no Brasil, abre nesta segunda (7), às 19h, na Fnac Paulista. Curadoria de Gabriela Ferraz.

    Enrico Celico é o primeiro integrante do novo departamento de celebridades da agência Allure Models.

    A Funarte lança livro de memórias do ator Sergio Britto, nesta segunda (7), às 18h30, na Livraria da Vila da Fradique.

    O 3º Festival de Finos Filmes recebe inscrições de curtas até o dia 1º de abril.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024