• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 05:23:47 -03
    Mônica Bergamo

    Delação de Marcelo Odebrecht atingiria diretamente PT e PMDB

    09/03/2016 02h00

    Caso Marcelo Odebrecht assine acordo de delação com a Lava Jato, dois partidos poderiam ser diretamente atingidos, segundo pessoas familiarizadas com o tema: o PT e o PMDB de Michel Temer. O empreiteiro poderia detalhar o caminho de recursos por contas no exterior até o caixa eleitoral das duas legendas. Os partidos negam ter recebido contribuições não contabilizadas.

    A LISTA DO MARCELO
    Eventuais contribuições para o PSDB podem até entrar na delação de Odebrecht, segundo interlocutor dele familiarizado com as investigações. Mas a empresa relutaria em comprometer qualquer figura do partido, já que considera que, com o desgaste do PT, a legenda tem forte perspectiva de chegar ao poder em 2018.

    TÁ BOM
    Há o entendimento também de que incluir apenas PT e PMDB nas delações já seria suficiente para fechar acordo com a Lava Jato.

    CORDA BAMBA
    E prevalece entre advogados próximos do PT a opinião de que, uma vez fechadas as delações de Andrade Gutierrez, Odebrecht e OAS, o governo de Dilma Rousseff dificilmente sobreviverá, já que as empreiteiras dariam informações sobre contribuições ilegais para a campanha eleitoral da presidente.

    OS MESMOS
    Prevalece também a ideia de que a Lava Jato, consumadas as delações das grandes empreiteiras, terminará com a maioria dos empresários condenados, mas soltos. E com políticos presos.

    PORTA ABERTA
    Na opinião de um advogado que atua na Lava Jato, a delação premiada acabou funcionando como "válvula de escape" para empresários corruptores que concordam em revelar os nomes daqueles que corromperam.

    POR DENTRO
    Advogados da chapa Dilma/Temer sempre afirmaram, de forma enfática, que todas as contribuições à campanha foram legais e devidamente contabilizadas.

    DE VOLTA
    Já começam a circular ideias para a possibilidade de o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que o novo ministro da Justiça, Wellington César, deve se desligar do Ministério Público para seguir no cargo. Uma delas é que o ex-ministro José Eduardo Cardozo volte temporariamente à pasta.

    O VELHO E O NOVO
    O elenco da novela "Velho Chico" se reuniu no Museu do Amanhã, no Rio, para lançar o novo folhetim do horário das nove da Globo. O autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho também estiveram no evento, na segunda (7). Camila Pitanga, que atua na trama, foi com o namorado, o também ator Igor Angelkorte. Rodrigo Santoro estava acompanhado da namorada, a atriz Mel Fronckowiak.

    MODA NACIONAL
    Nove marcas brasileiras estarão no festival de inovação South by Southwest, nos EUA, no fim de semana, para prospectar novos negócios, a convite da Apex-Brasil, a agência nacional de promoção da exportação. Pedro Lourenço, Ronaldo Fraga e Adriana Degreas estão entre os designers contemplados.

    CINEMA E GUERRILHA
    Primeiro longa dirigido por Wagner Moura, o filme "Marighella" terá roteiro escrito por Felipe Braga e José Carvalho, que escreveu o texto de filmes como "Bruna Surfistinha" e "Faroeste Caboclo". A produção é da O2, de Fernando Meirelles.

    VIA JURÍDICA
    O Tribunal de Justiça de SP decidiu que o processo movido pela OAB-SP contra a redução dos limites de velocidade das marginais Pinheiros e Tietê deve ser mantido na Justiça estadual. A medida representa uma vitória parcial para a Ordem, que defende a tramitação da ação no Estado. Para a prefeitura, a questão só poderia ser julgada em âmbito federal.

    VIA JURÍDICA 2
    O julgamento desta terça (8) reverteu a decisão da primeira instância. O argumento da OAB é o de que ela atua no caso como entidade civil de defesa de direitos difusos, e não como órgão de classe. A prefeitura afirma que a decisão do TJ-SP "é processual e não diz respeito ao mérito da ação judicial". A administração municipal ainda vai analisar se entra com recurso.

    A CASA É SUA
    O cantor Arnaldo Antunes esteve na inauguração da nova sede da Casa Triângulo, com vernissage da exposição "Acaso e Necessidade", da artista Sandra Cinto. A artista plástica Marcia Xavier, mulher do músico, também foi ao evento, no sábado (5), nos Jardins.

    CURTO-CIRCUITO

    O Sesc lança nesta quarta (9) o Circuito Sesc de Artes 2016, na unidade da Pompeia.

    O empresário Bruno Dias, sócio da agência Haute, faz palestra nesta quarta (9) na Faap.

    A advogada e professora Maristela Basso participa nesta quarta (9) de mesa-redonda sobre privacidade na internet organizada pelo Facebook.

    Rob Clark, vice-presidente global de entretenimento da Fremantle, faz palestra nesta quarta (9) na RioContentMarket.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024