• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:01:28 -03
    Mônica Bergamo

    Dilma mostra resignação com ideia de que seu governo não chegue ao final

    11/03/2016 02h00

    A presidente Dilma Rousseff já reage com resignação quando confrontada com o diagnóstico, feito até por ministros da equipe dela, de que o governo pode não chegar ao final. "Eu tenho que combater o bom combate. Ganhar ou perder é o resultado", afirma.

    NA LUA
    Dirigentes do PT e auxiliares próximos da presidente analisam que ela não teria a exata noção da gravidade da crise, protegendo-se no que chamam de "autismo".

    NA TERRA
    Ministros do núcleo mais próximo da presidente dizem que ela, na verdade, está serena.

    *

    A ideia de que o governo não chega a 2018 é praticamente consensual entre eles.

    NA LÍNGUA
    A certeza de que a crise política deve se tornar incontornável tomou conta de boa parte dos petistas depois de receberem informações de que as empreiteiras podem detalhar, nas delações premiadas, contribuições por meio de caixa dois para a campanha de Dilma de 2014.

    NO TEMPO
    A Odebrecht chegou a mandar recados a Dilma, antes mesmo de Marcelo Odebrecht ser preso, dizendo que informações bancárias da Suíça poderiam mostrar que o marqueteiro dela, João Santana, recebeu recursos no exterior. A ideia era que Dilma, por meio do Ministério da Justiça, tentasse barrar a chegada de documentos do exterior ao Brasil.

    NO TEMPO 2
    O marqueteiro João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, asseguraram à presidente que nada seria encontrado no exterior em relação às contas de campanha dela. Garantiram que todos os pagamentos referentes à eleição dela eram regulares –o que mantêm mesmo depois de presos. Dilma ficou tranquila –e os documentos chegaram ao Brasil.

    NO TEMPO 3
    Antes de ser preso, Marcelo Odebrecht mostrava seu inconformismo com Dilma. Repetia que a presidente não se mexia em relação à Lava Jato porque imaginava que a operação se restringiria às empresas, acusadas de formação de cartel.

    NA HISTÓRIA
    Renan Calheiros já chegou a sugerir recentemente a Dilma que ela saia do PT e que, para tentar se manter no cargo, convoque um governo de "união nacional". Ele nega.

    DRAMA DA AMÉRICA
    A peça "A Tragédia Latino-Americana", com direção de Felipe Hirsch, teve estreia na quarta (9), no teatro do Sesc Consolação. Atores brasileiros como Caco Ciocler, Julia Lemmertz e Guilherme Weber atuam ao lado de colegas do Chile e da Argentina. O produtor cultural Luque Daltrozo e a cenógrafa da peça, Daniela Thomas, estiveram na plateia.

    PASSANDO SABEDORIA
    O poeta Thiago de Mello, que completa 90 anos neste mês, vai se encontrar com jovens que ocuparam escolas estaduais de SP. Será durante a homenagem que ele vai receber na Biblioteca Mário de Andrade, na terça (15). Preso na ditadura, Mello se exilou no Chile e virou amigo e tradutor de Pablo Neruda.

    CENA MUDA
    O ator Raul Barretto, seu filho Theo e sua mulher, a também atriz Helena Cerello, estiveram na abertura da mostra "Na Cena", do fotógrafo Leekyung Kim, na quarta (9). O ator Rubens Caribé também foi ao evento, no Centro Compartilhado de Criação, na Barra Funda.

    REALIDADE VIRTUAL
    O musical "Cinderella", que estreia nesta sexta (11), terá efeitos de 3D em holograma. Com a tecnologia, que a produção diz ser inédita em espetáculos do gênero no Brasil, dragões vão sobrevoar a plateia e gerar uma imagem realista de chamas no Teatro Alfa. Em outra cena da montagem, uma fada e um gigante vão voar sobre o público.

    ESTILO ROQUEIRA
    Luciana Gimenez decidiu tocar rock nacional dos anos 1980 em sua participação como DJ na festa Gambiarra, nesta sexta (11), na The Week. Músicas da Legião Urbana, de Rita Lee, do Kid Abelha e da Blitz estão na lista, que a apresentadora está montando com o DJ Miro Rizzo, amigo dela.

    IMERSÃO
    O ator Klebber Toledo, que posou para ensaio da revista "TPM" deste mês, diz à revista que gosta de obras de Shakespeare, como "Macbeth".

    CURTO-CIRCUITO

    Renato Janine Ribeiro lança nesta sexta (11) o livro "A Imprensa entre Antígona e Maquiavel - A Ética Jornalística na Vida Real das Redações", às 19h, na Livraria Cultura do Iguatemi.

    Tiê canta nesta sexta (11) e sábado (12) no Bar Brahma, no centro.

    O presidente do TJ-SP, Paulo Dimas, participa nesta sexta (11) de reunião-almoço do Iasp.

    O empresário Leo Ribeiro comemora seu aniversário nesta sexta (11) na Posh Club, em Jurerê Internacional.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024