• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 18:34:36 -03
    Mônica Bergamo

    PT e governo devem procurar oposição só depois da votação do impeachment

    16/03/2016 02h00

    Setores do PT e do governo que defendem diálogo com a oposição para tentar superar a crise acreditam que ele só pode ocorrer depois da votação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff. As iniciativas foram adiadas.

    PARA DEPOIS
    De acordo com parlamentar do PT que defende que o governo procure até Fernando Henrique Cardoso, a oposição nas próximas semanas jogará no tudo ou nada. Buscar diálogo agora, portanto, poderia parecer "diversionismo ou rendição", nas palavras do mesmo deputado.

    QUE MEDO
    O governo enfrentará a votação do impeachment, já considerada inevitável, com "frio na barriga", afirma o petista. O risco de derrota é incluído em todas as análises políticas do PT.

    LANTERNA
    O instituto Ideia Inteligência fez pesquisa telefônica com 10 mil eleitores do país perguntando em quem, entre quatro nomes, votariam para presidente. Aécio Neves (PSDB-MG) ficou com 24%, seguido de Lula, com 21%, e Marina Silva, com 18%.

    *

    O juiz Sergio Moro ficou com 9% da preferência.

    TÔ FORA
    A resposta "nenhum deles" foi a escolhida por 25%.

    Marcus Leoni/Folhapress
    Retrato do presidente da Avon, David Legher
    O presidente da Avon no Brasil, David Legher

    NA BOCA DO POVO
    Presidente da Avon Brasil, David Legher, 46, diz que a indústria da beleza não tem escapado da crise. Por isso mesmo ele comemora a venda de 8 milhões de batons de uma nova linha em 40 dias -e tira até foto passando o produto.

    *

    À frente de uma das primeiras empresas no país a se declarar abertamente feminista e a convidar uma mulher transexual para uma propaganda, o colombiano afirma que não tem receio de perder um público mais conservador. "Temos uma opinião como empresa, a de que é preciso empoderar as mulheres e ter respeito com a diversidade. E conseguimos nos posicionar de forma muito positiva", diz.

    AMPULHETA
    José Dirceu faz hoje 70 anos. Pode ter, a partir de agora, penas atenuadas previstas em lei para réus que têm idade avançada.

    SALA DE AULA
    E o ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP), um dos envolvidos no escândalo do mensalão, vai ficar em breve cara a cara com um dos magistrados do STF (Supremo Tribunal Federal) que votaram por sua condenação em 2012. Ele vai ter aula na sexta (18) com o ministro Gilmar Mendes. A disciplina: "Jurisdição Constitucional".

    DOUTOR
    Cunha, que na semana passada teve as penas perdoadas no indulto de Natal, se formou em direito no IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), do qual Gilmar Mendes é sócio e também professor. Agora, começa a fazer pós-graduação.

    É O FIM
    Demitido do cargo de secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina se despediu com uma carta pública em que critica o governo federal pela decisão tomada "no pior momento político experimentado" por sua geração. Ele, que é do PT, disse "lamentar" sua saída do cargo após um ano e dois meses, "a pedido de uma parte de deputados do PT e PMDB". O substituto não foi anunciado.

    É O FIM 2
    Medina escreveu que sai "com a consciência de ter desenvolvido um bom trabalho, mesmo em condições bastante adversas do país e em especial do governo federal".

    PELADOS EM SANTOS
    O espetáculo "O Musical Mamonas" teve estreia para convidados na segunda (14), no Teatro Fecomércio. Os atores Ruy Brissac, Adriano Tunes, Yudi Tamashiro, Elcio Bonazzi e Arthur Ienzura interpretam os músicos dos Mamonas Assassinas. Célia Alves e Hildebrando Alves Leite, pais do vocalista da banda, Dinho, estavam na plateia. O diretor da peça, José Possi Neto, assistiu à apresentação com a sobrinha, a cantora Luiza Possi. A cantora Luciana Mello e o figurinista Fabio Namatame passaram por lá.

    DOSE
    O pedido para que o chá ayahuasca seja proibido fora de aldeias indígenas, feito pelos pais do neto de Chico Anysio, despertou protestos. Nizo Neto e Marcia Brito lançaram um abaixo-assinado culpando a bebida pela morte de Rian e pedindo que ela seja restringida. O site change.org, o mesmo que hospeda o documento deles (com 4.000 apoiadores), já registrou a criação de quatro manifestos favoráveis ao ritual (que somam 2.000 adesões).

    EMPACOU
    Os funcionários do Jockey Club de SP suspenderam a greve com a promessa de que vão receber o salário de novembro e o 13º. Eles ainda não receberam nada relativo aos três primeiros meses deste ano. O Jockey vai pedir um "aporte emergencial" mensal de R$ 600 aos associados, até janeiro de 2017, para tentar manter a folha em dia.

    SESSÃO ANIMAL
    Os atores Rodrigo Lombardi e Monica Iozzi dublaram o filme "Zootopia", da Disney, que teve estreia para convidados no sábado (12), no shopping JK. A apresentadora Adriane Galisteu assistiu à sessão com o filho, Vittorio.

    CURTO-CIRCUITO

    Descendentes de Mona Lisa, as princesas Irina e Natalia Strozzi Guicciardini apresentam vinhos em coquetel nesta quarta (16), em Pinheiros.

    A empresária e make up artist Mary Ann será nomeada nesta quarta (16) embaixadora no Brasil da Mediterrani.

    O Senac lança nesta quarta (16) no MAM-SP, às 19h, preview de inverno 2017, com resumo das semanas de moda na Europa neste ano.

    O advogado Nelson Wilians dá palestra para estudantes nesta quarta (16) na Semana de Administração da Faap.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024