• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 13:32:25 -03
    Mônica Bergamo

    Lula titubeia em ser ministro, dizem amigos próximos

    15/03/2016 20h57

    Jorge Araújo/Folhapress
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião do Conselho Político do PT (Partido dos Trabalhadores), em São Paulo, nesta segunda
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

    Lula titubeou nas últimas horas em aceitar o convite para ser ministro de Dilma Rousseff, segundo amigos próximos do ex-presidente.

    Em conversas que teve ontem e hoje com interlocutores do PMDB, o petista recebeu sinais de que sua entrada no governo poderia não resolver a grave crise política que envolve a gestão Dilma.

    O maior partido da base aliada estaria sendo dúbio. Renan Calheiros, por exemplo, havia sinalizado que poderia garantir apoio no Senado contra o impeachment de Dilma, mas senadores do PT avisaram Lula que o alagoano já pulou fora do barco do governo.

    Ao PMDB não interessaria prolongar uma crise que poderá dar combustível à Operação Lava Jato, que envolve vários de seus líderes. Integrantes da cúpula do partido acreditam que uma mudança de governo poderia desidratar, em certa medida, as investigações.

    Lula está neste momento no Palácio da Alvorada conversando com Dilma. A equipe do Palácio e boa parte do PT consideram que a integração dele a um ministério é a última cartada para tentar salvar o mandato da petista.

    O ex-presidente também segue com receio de que sua nomeação passe a impressão de que ele estaria fugindo do juiz Sergio Moro. Caso se torne ministro, Lula teria foro privilegiado e seria julgado pelo STF, não pela força-tarefa da Lava Jato.

    Nesta terça-feira (15), o quadro político se agravou com a publicação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). O parlamentar faz graves acusações contra Lula e Dilma, além de citar nomes como Aécio e Temer.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024