• Colunistas

    Tuesday, 14-May-2024 07:50:05 -03
    Mônica Bergamo

    Exposição na Fiesp adiada por causa de protestos na Paulista já estava pronta

    19/03/2016 02h00

    A exposição que seria aberta ontem no prédio da Fiesp e que foi adiada por causa dos protestos na avenida Paulista já estava pronta quando os organizadores decidiram remarcá-la. Três artistas de Londres, que tinham chegado à cidade e participariam da inauguração da mostra "Vestígios Paulistanos - Poética da Metrópole Distraída", viajaram de volta sem cumprir a tarefa.

    AGITAÇÃO CULTURAL
    O Sesi, que organiza a exposição, afirmou que o adiamento foi "devido à situação atual do país e das manifestações recentes" na via e transferiu o evento para 6 de abril. Outras instituições culturais da avenida, como o Masp e o Instituto Itaú Cultural, decidiram continuar abertas e manter a programação.

    CÓDIGO ABERTO
    A Caixa Econômica Federal vai investigar o uso de um computador da rede do banco estatal para mudar o nome do verbete "Casa Civil" na Wikipédia para "Casa da mãe Joana Civil". A alteração ocorreu na quinta (17), após a posse de Lula como ministro, e foi logo revertida por outro usuário.

    CÓDIGO 2
    A mudança foi detectada pelo Brasil WikiEdits, perfil no Twitter que monitora atualizações na enciclopédia virtual feitas a partir da rede do governo. A Caixa diz que poderá abrir um processo disciplinar contra o responsável, que pode sofrer advertência, suspensão ou até demissão por justa causa.

    NOS MUROS
    Dois músicos do Maroon 5 fizeram um passeio de mais de cinco horas para ver arte de rua em São Paulo na quinta (17), antes do show na cidade. Jesse Carmichael e Sam Farrar foram à avenida 23 de Maio, ao MAAU-SP (Museu Aberto de Arte Urbana Central) e ao Beco do Batman, levados por um guia da agência de luxo Flavia Liz Personal Guide. No ateliê do artista Fabio Biofa, eles também grafitaram.

    PORTAS ABERTAS
    A Gabriel Wickbold Studio & Gallery foi inaugurada com a mostra "Celestial Bodies", na quinta (17), na Vila Nova Conceição. Gabriel Wickbold, dono do espaço, recebeu convidados como a advogada Paula Brofman, o cantor Rodrigo Sá e os empresários Guilherme Almeida e Pedro Kluppel.

    BRILHO NACIONAL
    O IMS (Instituto Moreira Salles) quer promover no exterior a fotografia feita por estrangeiros no Brasil. A entidade inaugura em junho uma mostra de Marcel Gautherot em Paris, na Maison Européene de la Photographie. O fotógrafo francês radicado no Brasil nunca foi exibido na França. O instituto também realiza neste ano a primeira mostra no Japão sobre o fotógrafo Haruo Ohara, que veio para o Brasil em 1929.

    TERMÔMETRO
    João Doria fechou parceria com Luiz Calainho para realizar atividades culturais nas férias de inverno em Campos do Jordão neste ano. O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo e o empresário, dono da Musickeria, vão promover shows, festas, peças de teatro e exposições no Market Plaza, espaço que Doria mantém na cidade.

    PALMAS PARA O POETA
    O poeta Thiago de Mello recebeu homenagem pelos seus 90 anos, na terça (15), na Biblioteca Mário de Andrade. A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, o secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, e o vereador Jamil Murad participaram do evento, que teve sarau, show e sessão de autógrafos.

    SÓ PARA BAIXINHOS
    Vinte anos depois de deixar de ser paquita, a atriz Juliana Baroni, 36, ainda guarda suvenires da época em que trabalhava no programa de Xuxa. "Tenho um quarto na casa da minha mãe onde deixei três uniformes completos. A gente recebia muita carta, muito presente", diz ela. Na TV com a novela "Cúmplices de um Resgate" (SBT), onde voltou a cantar e dançar, a atriz diz que está no momento ideal para trabalhar com esse universo. "Tô rodeada de crianças. Minha filha tem um ano, tenho enteados, sobrinho."

    *

    "Agora são duas gerações que me conhecem. As mães ainda pedem autógrafos. As filhas querem tirar selfies", diz.

    CURTO-CIRCUITO

    Iran do Espírito Santo abre exposição neste sábado (19), às 14h, na Galeria Fortes Vilaça.

    A fisioterapeuta Neuseli Marino Lamari participa na França do Congresso Mundial sobre Hipermobilidade.

    O Bazar Santista Cafofo faz edição neste sábado (19), das 10h às 18h, na rua Frei Caneca, 703.

    A Galeria Marília Razuk abre neste sábado (19), às 11h, exposição de Amilcar de Castro. Curadoria de Rodrigo de Castro.

    A sinagoga Mishcan Menachem promove neste domingo (20) almoço beneficente com bingo, na Vila Olímpia. Em prol do Projeto Keren Schendel.

    O tenor Jean William se apresenta com o Coral Paulistano Mário de Andrade no concerto deste domingo (20), às 11h, no Theatro Municipal.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024