• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 05:59:04 -03
    Mônica Bergamo

    Relator da Lava Jato no STF, Teori faz críticas a Sergio Moro com colegas

    21/03/2016 02h00

    O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito críticas ao juiz Sergio Moro com outros colegas.

    INTIMADO
    O comportamento do juiz em alguns episódios tem merecido ressalvas também de outros magistrados. Além de Marco Aurélio Mello, que condenou a condução coercitiva de Lula para prestar depoimento, a ministra Cármen Lúcia, de forma mais moderada, também já opinou que tal medida só seria cabível a investigados já intimados e que se negaram a comparecer. O que não era o caso do ex-presidente.

    VIDA PRIVADA
    Dois outros ministros dizem que o uso dos grampos autorizados por Moro em Lula aparentemente não seguiu rigidamente as regras. A lei de interceptações telefônicas diz que todo e qualquer diálogo de um investigado que não contenha indício de crime deve ser "destruído por determinação da decisão judicial".

    VIDA PRIVADA 2
    A medida deve ser seguida à risca, já que a quebra do sigilo está prevista exclusivamente para a investigação de crimes e não para devassar a intimidade do investigado. Ao levantar o sigilo de todas as gravações telefônicas, inclusive de conversas familiares, Moro divulgou até mesmo diálogo de Marisa Letícia com um de seus filhos, Fabio, xingando os panelaços.

    ENDEREÇO CERTO
    Um dos ministros que opinaram sobre o grampo com a coluna afirma que, ao interceptar conversa com Dilma Rousseff, que tem foro privilegiado, Moro deveria ter enviado o conteúdo ao STF (Supremo Tribunal Federal), sob sigilo, para que a corte então examinasse se houve tentativa de obstrução da Justiça. "O magistrado se apossa do sigilo para investigar, e não para fazer divulgação ou qualquer ato político", afirma o ministro.

    INTERROGAÇÃO
    Eventuais irregularidades na captação das conversas podem gerar, inclusive, nulidades, diz o outro ministro com quem a coluna conversou. Segundo ele, é preciso redobrar o cuidado em casos de quebra de sigilo de cidadãos investigados, para evitar abusos.

    LUPA
    Apesar das ressalvas, o STF deve abrir investigação contra Dilma sobre o conteúdo da conversa com Lula em que ela envia termo de posse para ser usado "em caso de necessidade". Moro afirmou em despacho que o diálogo sugere que o ex-presidente só virou ministro para ganhar foro privilegiado.

    RESPOSTA
    As afirmações do ex-presidente sobre o STF estar "acovardado" também geraram incômodo na corte, levando o decano do tribunal, Celso de Mello, a se manifestar duramente contra Lula.

    PHEDRA SÃO MUITAS
    As atrizes Paula Cohen, Cléo De Páris e Maria Casadevall ensaiam as cenas que vão fazer no espetáculo beneficente para a atriz Phedra D. Córdoba. A apresentação será na sexta (25), às 21h, no Teatro Oficina, com direção de Gero Camilo e Robson Catalunha. E terá ainda artistas como José Celso Martinez Corrêa, Hugo Possolo e Ivam Cabral.

    *

    A renda do show "Phedras por Phedra" vai ajudar a pagar o tratamento de saúde da atriz de 78 anos. O roteiro tem músicas que remetem à história dela. E Paula, Cléo e Maria vão encenar momentos marcantes da vida da cubana que vive no Brasil desde os anos 1950 e é "diva" da praça Roosevelt.

    QUESTÃO FILOSÓFICA
    A atriz Natallia Rodrigues faz parte da peça "Sobre Ratos e Homens", que teve pré-estreia na quinta (17), no Sesc Bom Retiro. Luiz Serra, Gustavo Vaz, Luciano Schwab, Tom Nunes, Cássio Inácio, Ricardo Monastero e Ando Camargo completam o elenco. Os atores Ricardo Tozzi e Mariana Elisabetsky estiveram na plateia.

    BRINDE A BACO
    O Teatro Jardim Sul, que será inaugurado no próximo dia 5 no shopping Jardim Sul, no Morumbi, terá venda de vinho no meio da plateia. O serviço será oferecido só nas peças adultas, meia hora antes do início do espetáculo. A casa tem duas salas com 200 poltronas cada uma.

    PRAZO VENCIDO
    A reforma que o Memorial da América Latina faz na parte estrutural está trocando equipamentos que não eram renovados há 26 anos, como os carpetes e as máquinas de ar-condicionado. O presidente da instituição, João Batista de Andrade, chegou a ter uma crise de asma por causa da sujeira no piso e no sistema de ar. Com a renovação, que também substituiu toda a iluminação por lâmpadas de LED, a meta é economizar 50% em energia.

    FORA, MOSQUITOS
    E frequentadores têm demonstrado preocupação com o espelho d'água do Memorial por causa do mosquito da dengue. A direção recebeu mensagens questionando sobre o assunto. "Limpamos o espelho d'água várias vezes por semana e tratamos a água", diz o presidente.

    NO GOGÓ
    O grupo israelense Voca People vai cantar músicas de Adoniran Barbosa, Tim Maia, Zezé Di Camargo & Luciano e Cazuza na turnê que fará no Brasil neste ano. O conjunto, que combina sons vocais, beatbox e comédia, também vai tocar clássicos internacionais nas apresentações, agenciadas pela Opus Promoções.

    ARTES DO CORPO
    As artistas visuais Juliana Curi e Maria Eugenia Cordero abriram a instalação artística "A Batalha do Corpo", na quinta (17), no Centro Cultural São Paulo. A obra propõe reflexões sobre o HIV. O gestor público Marcelo Morais, a educadora Raquel Luanda e a artista plástica Micaela Cyrino, da produção da mostra, participaram da abertura.

    CURTO-CIRCUITO

    O marchand James Lisboa faz leilão de arte nesta segunda (21) em seu escritório, nos Jardins.

    O musical "A Paixão segundo Nelson", inspirado na obra de Nelson Rodrigues, estreia nesta segunda (21), às 21h,
    no Teatro Bradesco.

    A presidente do Instituto Alana, Ana Lucia Villela, fala nesta segunda (21) na ONU, em Nova York, sobre educação inclusiva em evento sobre síndrome de Down.

    O Instituto Ayrton Senna lança nesta segunda (21) um site especial para fãs do piloto, que completaria 56 anos.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024