• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 15:27:42 -03
    Mônica Bergamo

    Teori manda juiz ouvir delatores da Andrade e saber se sofreram pressão

    31/03/2016 02h00

    O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou um juiz para conversar com os 11 delatores da Andrade Gutierrez que assinaram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. O magistrado sempre toma a precaução antes de homologar as iniciativas de colaboração.

    CONFORTO PESSOAL
    A intenção de Zavascki é se certificar de que nenhum colaborador sofreu pressão para delatar, o que é ilegal. De acordo com profissional que acompanha o processo, os executivos da Andrade fizeram acordos espontâneos, ao concluírem que seria a melhor forma de escapar de punições duras na Justiça. Se condenados, eles têm agora chance de cumprir pena em suas próprias casas.

    MEMÓRIA
    A delação, se homologada, deve ser uma das mais graves contra o governo: como antecipou a coluna, a Andrade decidiu dar à Operação Lava Jato informações sobre pagamentos à campanha de Dilma Rousseff e de Michel Temer por meio de caixa dois em 2014.

    CABEÇA BAIXA
    Caso Lula siga mostrando dúvida em relação à possibilidade de derrotar o impeachment, Dilma Rousseff já pode dar a queda como certa. A avaliação é do dirigente de um dos principais partidos no Congresso. Ele avalia que o governo ainda pode ter 182 votos para evitar o impedimento (são necessários 171). Desde que, além de distribuir cargos, faça campanha intensa para convencer deputados de que ainda há chance de vitória. O desânimo de Lula não ajuda.

    TROCO
    O dirigente fez conta na ponta do lápis. Além de 97 parlamentares de partidos como PT e PC do B, o "núcleo duro" do governo, Dilma poderia contar com 8 votos no PMDB, 27 no PP, 20 no PR e 22 de partidos nanicos. O PSD de Gilberto Kassab compareceria com apenas 8 deputados, numa mostra de que o amplo espaço dado a ele em quase nada ajudou o governo.

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL - 24/03/2016 -14 :00h - Retrato do diretor Tadeu Jungle, que vai lançar o filme Rio de Lama, realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, MG.- ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***MONICA BERGAMO
    O diretor Tadeu Jungle, que vai lançar o filme 'Rio de Lama'

    VER PARA LEMBRAR
    Filme sobre a tragédia ambiental em Mariana produzido em "realidade virtual", "Rio de Lama" poderá ser visto com óculos digitais como os usados pelo diretor Tadeu Jungle, 60. Para exibir o curta-metragem, o aparelho deve ser conectado a um smartphone. O espectador tem a sensação de imersão na cena.

    *

    Com o filme, que estará disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store a partir de segunda (4), Jungle espera contribuir para que o acidente não seja esquecido. O curta, com depoimentos de moradores de Bento Rodrigues, a vila mais destruída, reconstrói afetivamente a vida que se perdeu. "Não é pirotecnia, como alguns podem imaginar por causa do uso dessa nova tecnologia. É, principalmente, um filme de memórias, melancólico e delicado", diz ele.

    BALCÃO
    Condenado a 14 anos de prisão por matar e esquartejar a ex-amante em 2003, Farah Jorge Farah esteve no Procon-SP na semana passada. Reconhecido por funcionários, o ex-cirurgião pediu sigilo sobre o atendimento que buscou no órgão. Ele, que foi fazer sugestões de ações para defesa do consumidor, está em liberdade à espera do julgamento de recursos.

    BALCÃO 2
    Farah não deve ser afetado pela decisão do STF (Supremo Tribunal) que permitiu a prisão de condenados em segunda instância. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação do ex-médico em fevereiro e determinou que ele só poderia cumprir a pena após o trânsito em julgado da sentença.

    JANELA INDISCRETA
    Os protagonistas Denise Fraga e Domingos Montagner receberam convidados na pré-estreia do filme "De Onde Eu Te Vejo". O diretor do longa, Luiz Villaça, marido de Denise, e os atores Laura Cardoso e Fúlvio Stefanini, que atuam na história, participaram do evento, na terça (29), no shopping JK Iguatemi. A atriz Marisa Orth, também do elenco, estava com o marido, o mestre de capoeira e percussionista Dalua.

    CADÊ TUDO?
    A produção da peça "Homens no Divã", que teve a reestreia cancelada em cima da hora por causa do desaparecimento do cenário e do figurino, tentava nesta quarta (30) reencontrar os objetos. O material da comédia, que voltaria nesta sexta (1º), no Teatro Jaraguá, estava no galpão de uma empresa que recebeu ordem de despejo. "Eles esvaziaram o depósito e não sei como recuperar as coisas", diz o diretor da montagem, Darson Ribeiro.

    CADÊ O DIVÃ?
    Ele registrou boletim de ocorrência. Uma das peças sumidas é um divã de três lugares feito só para o espetáculo.

    VISITA
    Os designers italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana virão a SP para o baile da amfAR, a convite do empresário Carlinhos Jereissati, do shopping Iguatemi.

    CAFÉ E LEITE QUENTE
    O arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, esteve no café da manhã com artistas que participam do Festival de Teatro de Curitiba. Compareceram ao encontro, na segunda (28), atores como Giulia Gam e Thiago Lacerda e o diretor do evento, Leandro Knopfholz.

    CURTO-CIRCUITO

    Chico Chico, filho de Cássia Eller, faz show nesta quinta (31) no Bourbon Street, às 22h30.

    A AASP (Associação dos Advogados de SP) lança a "Revista Brasileira da Advocacia", nesta quinta (31), às 19h, na Livraria da Vila do JK Iguatemi.

    O Instituto Teotônio Vilela lança portal nesta quinta (31), com evento às 10h, no Pacaembu.

    Alexandre Meireles, da Casa de São Lázaro, participa nesta quinta (31) de debate na Faap.

    Também na Faap, a diretora Georgia Guerra Peixe fala nesta quinta (31) sobre o Através.TV.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024