• Colunistas

    Friday, 10-May-2024 00:00:00 -03
    Mônica Bergamo

    Governo deve ir ao STF contra impeachment e alegar desrespeito ao direito de defesa

    07/04/2016 02h00

    O governo deve recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) assim que a comissão especial que analisa o impeachment aprovar, como já é dado como certo, relatório favorável ao processo contra Dilma Rousseff. A alegação central será a de que a presidente não teve respeitado o seu amplo direito de defesa.

    DILMA LÁ
    De acordo com a defesa de Dilma, ela deveria ter sido intimada para acompanhar cada ato da comissão especial, podendo até mesmo, se quisesse, "comparecer, diretamente ou por seu representante", às sessões. Deveria ter tido até mesmo o direito de formular perguntas aos que apresentaram denúncias contra ela no colegiado, segundo a tese do governo.

    CUNHA LÁ
    A defesa de Dilma vai comparar os procedimentos da comissão do impeachment com os do conselho de ética, que analisa denúncias contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O advogado do deputado, Marcelo Nobre, é comunicado de cada ato do colegiado e comparece a todas as sessões para acompanhar os debates e depoimentos.

    EM CASA
    Lula, que já está conversando com parlamentares e com integrantes do Executivo sobre o que fazer caso o governo Dilma vença o impeachment, avisa que tem pelo menos uma certeza: não poderá contar com Henrique Meirelles no Ministério da Fazenda. O ex-presidente do Banco Central já teria dito ao petista que não aceita a espinhosa missão.

    FARSA
    No já célebre discurso que fez em frente à Faculdade de Direito da USP, a advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment contra Dilma, disse que há no Brasil "perseguições, processos montados. Eu sei do que estou falando porque tô defendendo muito perseguido político". Um de seus cliente é o procurador da República Douglas Kirchner, que atuou em investigações contra Lula.

    FARSA 2
    Kirchner é acusado de espancar e de manter a mulher em cárcere privado. O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu, por isso, que o procurador deve ser demitido. A advogada diz que não se referia a ele, mas sim ao "pensamento marxista materialista que orienta o petismo". "Há uma ideologia predominante que quem ousa questionar é atacado e sofre retaliações", afirma.

    PORTA AFORA
    A decisão de sair do grupo Porta dos Fundos para se dedicar mais à música está deixando Clarice Falcão, 26, "muito feliz". "Tinha saudade de fazer show, da estrada, de coxia", diz a cantora, atriz e compositora, que nesta sexta (8) leva a turnê do disco "Problema Meu" ao Cine Joia, na Liberdade.

    *

    Enquanto roda o Brasil, Clarice faz planos. "Tenho muita vontade de escrever um musical", conta.

    SANGUE E PAETÊS
    A atriz transformista Rogéria vai lançar, em agosto, na Bienal do Livro de São Paulo a sua biografia, escrita por Marcio Paschoal e com o título "Rogéria - Suor, Sangue e Paetês". Os direitos do livro foram disputados por três editoras antes de Rogéria fechar com o selo Estação Brasil, da Sextante.

    REDE MUNDIAL
    O Ministério da Cultura irá à Comissão Interamericana de Direitos Humanos denunciar ameaça à diversidade cultural na internet. O governo parte de um caso concreto: no ano passado, o Facebook bloqueou a foto de uma índia com os seios nus na página do MinC. A rede social tem como política remover imagens de nudez.

    REDE MUNDIAL 2
    "O conjunto de direitos culturais está ameaçado por causa de arranjos e dinâmicas econômicas na internet", diz o secretário-executivo do ministério, João Brant, que vai representar o Brasil na reunião, em Washington, nesta quinta (7). Para ele, as regras deveriam ser adaptadas em cada país. "O que nos preocupa é o risco de se gerar uniformização global, quando a lógica deveria ser de afirmação da diversidade."

    BALADA DE AMOR
    A banda Vanguart lançou o DVD "Muito Mais que o Amor" na terça (5), no Cinépolis do shopping JK Iguatemi. O vocalista do grupo, Helio Flanders, o baixista Reginaldo Lincoln e o guitarrista David Dafré receberam convidados. O músico Rodrigo Damati, o cantor Daniel Groove, a apresentadora Lorena Calabria e a atriz Paula Posani foram ao evento.

    PRODUÇÃO NACIONAL
    Os atores Mara Cavalho e Germano Pereira participaram do lançamento da série "50 Grandes Filmes Brasileiros", na Cinemateca, na terça (5). O diretor Hermano Penna e o músico Wagner Andrade também estiveram na exibição do primeiro episódio da produção, apresentada pelo crítico Rubens Ewald Filho no canal Max.

    CURTO-CIRCUITO

    Matheus Nachtergaele estreia o espetáculo "Processo de Conscerto do Desejo", nesta quinta (7), às 21h, no Sesc Pompeia. Até 1º de maio.

    A fotógrafa Daniela Dacorso faz oficina sobre fotografia, na exposição "Veias", na Caixa Cultural SP. Nesta quinta (7), das 9h às 17h. Grátis.

    Lorenzo Vigas participa nesta quinta (7) de coquetel em homenagem ao pai, o artista Oswaldo Vigas, que tem obras em exposição no MAC-USP.

    Os cantores Rodrigo Pitta e Karol Conka se apresentam nesta quinta (7) na festa Baile da PQP, a partir das 21h, no Traço de União, em Pinheiros.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024