• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 18:34:28 -03
    Mônica Bergamo

    Ministros avaliam que batalha do impeachment está virtualmente perdida

    13/04/2016 02h00

    Ministros do núcleo mais próximo de Dilma Rousseff avaliavam nesta terça-feira (12) que a batalha do impeachment está virtualmente perdida. Nem todos jogaram definitivamente a toalha, mas há consenso de que o governo passa por seu pior momento.

    PÊNALTI
    Uma das comparações feitas numa conversa entre um dos ministros e um integrante do PT era a de que o governo está perdendo o jogo nos últimos minutos do segundo tempo. Resta apostar num milagre nos segundos finais.

    TABELA
    Na contabilidade que o governo e cientistas políticos que ajudam Dilma faziam ontem, ela contaria agora com no máximo 149 votos (8 do PSD, 4 do PSB, 17 do PR, 9 do PP, 5 do PTB, um do DEM, um do PEN, um do PT do B, dois da Rede, um do Pros, 6 do PTN, 2 do PHS, 10 do PC do B, 61 do PT, 6 do Psol e 15 do PDT). Faltariam 23 para barrar o impedimento.

    MILHO
    Depois da debandada do PP, do PR e da maior parte do PSD, restaria ao governo fazer um corpo a corpo, deputado por deputado, no varejo do Congresso para conseguir os 23 votos que derrotariam o impeachment.

    BALANÇA
    Os aliados de Dilma no PMDB diziam o seguinte: se o governo conseguir mostrar, até o domingo, que tem alguma chance de ganhar, seria possível angariar 20 votos para ela dentro da legenda. Caso contrário, só dez, estourando.

    CESTO VAZIO
    Na contabilidade do governo, nenhum deputado do PSD ligado ao ministro Gilberto Kassab votará a favor de Dilma. Os parlamentares da legenda que ainda podem apoiá-la são, em sua maioria, da Bahia e do Ceará, cujos governadores são contra o impeachment.

    MEMÓRIA
    No começo do governo, Dilma e o então ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, decidiram ceder amplo espaço a Kassab no governo pensando que ele seria um aliado eficiente e fiel à presidente. A ideia era fazer um contraponto ao PMDB.

    NA CARA
    A decisão do deputado Maurício Quintella (PR-AL) de sair da liderança de seu partido e declarar apoio ao impeachment foi a senha para que o governo entendesse que estava aberta a porteira para a debandada das legendas que tinham prometido apoiá-la. Quintella é um dos melhores amigos de Ciro Nogueira, presidente do PP, que um dia depois seguiu o mesmo caminho.

    NO PAPO
    Tanto Quintella quanto Ciro Nogueira conversaram com o vice-presidente Michel Temer antes do abandonar o barco de Dilma.

    LEI E ORDEM
    O filme "Em Nome da Lei", do diretor Sérgio Rezende, teve estreia na segunda (11), no Cinemark do shopping Iguatemi. Os atores do elenco Chico Díaz, Paolla Oliveira e Mateus Solano estiveram no evento. O ex-ministro Ciro Gomes, o desembargador Fausto de Sanctis e os advogados Eduardo Muylaert e Rogério Taffarello assistiram ao filme.

    OUTRA CABEÇA
    A atriz Gloria Pires e o diretor Roberto Berliner receberam convidados na estreia do filme "Nise - O Coração da Loucura", no Espaço Itaú do Shopping Frei Caneca, na segunda (11). A atriz Maria Bopp e o cineasta Marcus Baldini foram à sessão.

    ADEUS À DIVA
    As atrizes Maria Casadevall, Cléo de Paris e a cantora Divina Valéria vão decidir o que será feito com o acervo de Phedra de Córdoba, que morreu no sábado (9). A atriz cubana não tinha parentes vivos e deixou dezenas de diários, livros, vestidos e perucas. As amigas já procuram um dono para os dois gatos que faziam companhia a Phedra, Primo Bianco e Rebeca –elas querem que os bichanos sejam adotados juntos.

    BATE CORAÇÃO
    Fábio Jr. vai cantar sem cobrar cachê na festa de 20 anos da Casa Hope. O jantar beneficente, marcado para setembro na Casa Fasano, tem convites à venda por R$ 1.000. É a segunda vez que o cantor faz show de graça para a entidade, que atende crianças e adolescentes com câncer.

    NA MADRUGA
    A escritora Fernanda Young foi na sexta (8) à pré-estreia da série "Madrugada Desperada", que apresenta. O estilista Alexandre Herchcovitch e a apresentadora Luitha Miraglia também estiveram no evento, no Cine Belas Artes.

    CURTO-CIRCUITO

    Chico César, Mariana Aydar e Mestrinho fazem show nesta quarta (13), às 20h30, no Canto da Ema, em Pinheiros.

    A Cavalera, com direção criativa de Alberto Hiar, faz desfile nesta quarta (13), às 20h, no Brás.

    O Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) promove nesta quarta (13) evento com Richard Haas, do Council on Foreign Relations.

    O cantor e compositor Moraes Moreira participa nesta quarta (13) do programa Notas Contemporâneas, do MIS, às 20h.

    O escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados promove nesta quarta (13) palestra sobre direito ao esquecimento, às 9h, na avenida Paulista.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024