• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 11:51:56 -03
    Mônica Bergamo

    Cardozo diz que governo ainda pode vencer batalha do impeachment

    13/04/2016 17h04

    O ministro José Eduardo Cardozo, da AGU (Advocacia-Geral da União), contesta informação divulgada hoje pela coluna e afirma que "todos os ministros" do núcleo mais próximo da presidente Dilma Rousseff mantêm confiança de que o governo conseguirá barrar o impeachment.

    Ele diz que nem mesmo a debandada de partidos que eram considerados aliados do governo, como PP e PSD, mudaram a opinião dos auxiliares da petista.

    "Nós estamos no meio de um processo de discussão com o conjunto dos parlamentares e de partidos e ainda podemos ganhar", afirma ele, minimizando o fato de que as legendas já decidiram, por ampla maioria, indicar voto contrário à presidente.

    Um levantamento do próprio governo, revelado hoje pela Folha, mostra que Dilma poderia ter hoje no máximo 149 votos favoráveis.

    Na contabilidade não entra o PMDB, cujos aliados avisaram o governo que o número de adesões dentro da legenda pode variar muito. Se o clima for de vitória de Dilma, cerca de 20 deputados poderiam votar a favor dela. Caso contrário, no máximo dez.

    Mesmo contando com duas dezenas de peemedebistas, o governo angariaria hoje 169 apoios. São necessários 172 votos para barrar o impeachment.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024