• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 11:37:39 -03
    Mônica Bergamo

    Revista é processada por artigo que propôs trancar domésticas para não votarem em Dilma

    23/04/2016 02h00

    Por causa de um artigo que sugeria "trancar 'secretárias do lar' em casa, interditar as casas de forró e proibir os porteiros de saírem dos prédios" para impedi-los de votar em Dilma Rousseff, os donos de uma revista em Mogi das Cruzes (SP) serão processados pelo MPT (Ministério Público do Trabalho). A ação civil pública diz que o texto foi discriminatório e ofendeu duas categorias profissionais: a das domésticas e a dos porteiros.

    LUTA DE CLASSES
    O artigo do colunista Anderson Magalhães, publicado antes das eleições presidenciais de 2014, também propunha "cancelar os voos vindos do Nordeste". O MPT pede que a revista "Actual Magazine" seja condenada a pagar indenização de R$ 500 mil por dano moral coletivo.

    LUTA 2
    O advogado de Magalhães e dos proprietários, Marco Soares, diz que o autor estava sendo irônico e houve "evidente e incrível erro de interpretação de alguns leitores". Em texto publicado após a repercussão, o colunista pediu desculpas, afirmou que quis "questionar os estereótipos" e fazer "uma crítica velada". Uma ação movida pelo Ministério Público do Estado de SP por causa do mesmo artigo foi arquivada pela Justiça em fevereiro.

    PARA BAILAR
    A chef Bel Coelho e a atriz Gorete Milagres estiveram no Baile da Madame, no bar Drosophyla, da empresária Lili Varela. A ilustradora Larissa Ribeiro, o designer gráfico Gustavo Abumrad e o arquiteto Renê Andrade também foram à festa, na quarta (20).

    DÁ A PATINHA
    Depois de adestrar dez cães extremamente ferozes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em Santana, o projeto Segunda Chance será ampliado. Uma emenda parlamentar do vereador Nelo Rodolfo (PMDB-SP), autor da iniciativa, vai permitir que mais cachorros sejam amansados com o treinamento e sigam para adoção. A etapa seguinte é criar um serviço de ressocialização vinculado ao CCZ.

    REVEZAMENTO
    Gaby Amarantos, Luciano Huck e Antonio Prata são algumas das personalidades que vão carregar a tocha olímpica pelo Brasil a convite da Coca-Cola. A cantora paraense vai conduzir a pira em Belém, enquanto o apresentador participa no Rio e o escritor e colunista da Folha na cidade de Itu.

    REVOLUCIONÁRIOS
    O dramaturgo Roberto Alvim fez estreia da peça "Levante", no Club Noir. Os atores Arthur Rangel e Érika Kou, que fazem parte do elenco do espetáculo, a assistente de direção Steffi Braucks e a figurinista Juliana Galdino também receberam convidados no local, na terça (19).

    PORTAS ABERTAS
    Imigrantes haitianos que moram em São Paulo serão convidados para participar de uma peça com os atores Maria Casadevall, Pascoal da Conceição e Letícia Sabatella. Montado pelo grupo de teatro Os Satyros, o espetáculo "Haiti Somos Nós" foi idealizado pela primeira-dama da capital, Ana Estela Haddad, e estreia em agosto.

    PORTAS ABERTAS 2
    Entre maio e julho, a montagem terá uma residência artística no Glicério para recrutar os imigrantes, que farão os papéis principais. O bairro concentra muitos haitianos. Como a maioria deles não fala português, parte do texto será em francês.

    METAMORFOSE
    Feita com cacos de vidro, a nova peça da artista plástica Debora Muszkat será mostrada em três países da Europa a partir de maio. "O bacana é que, a cada vez que ela for montada, será uma obra diferente", diz ela, que trabalhou dois meses na escultura "Waterfall" (queda d'água).

    *

    Com 2,10 m de altura, a cascata faz parte do projeto Global Village, que vai levar trabalhos de 50 artistas para Holanda, Alemanha e Dinamarca.

    CURTO-CIRCUITO

    Flávia Garrafa encerra a temporada do espetáculo "Fale Mais sobre Isso" no Teatro Folha, neste sábado (23), às 22h.

    César Lacerda se apresenta neste sábado (23) na Casa de Francisca, com participação de Romulo Fróes, às 21h30, nos Jardins.

    O cantor Wander Wildner e a banda Os Comancheros fazem show neste sábado (23), às 21h30, no Sesc Belenzinho.

    A revista "Marie Claire" comemora seus 25 anos com jantar na segunda (25), no MAM-SP.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024