• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 20:26:09 -03
    Mônica Bergamo

    Equipe de Dilma propõe que ela viaje o mundo para dizer que sofre um 'golpe'

    28/04/2016 02h00

    A equipe de Dilma Rousseff já discute com ela a possibilidade de a presidente viajar pelo mundo para dizer que está sendo vítima de um "golpe". Ela começaria o périplo depois que o Senado votasse a admissibilidade do impeachment, em maio –o que a obrigará a deixar o cargo à espera do julgamento final da Casa.

    MAPA
    No roteiro imaginado por ministros entrariam países da América Latina comandados por governos de centro-esquerda, como Chile e Uruguai, além de França, Itália e Espanha, onde Dilma visitaria representantes de partidos de esquerda.

    FREIO
    E Dilma já concorda com a ideia de apresentar proposta antecipando as eleições presidenciais, abrindo mão de dois anos de mandato. Ela só não bateu ainda o martelo porque CUT e MST se manifestaram contra a proposta. As entidades acreditam que a iniciativa legitimaria o impeachment.

    FREIO 2
    A posição das entidades também empurra Lula para a dúvida. Ele teme que a proposta de "Diretas Já" caia no vazio se não tiver forte apoio "das ruas", ou ao menos dos movimentos sociais que sempre apoiaram o PT e o governo.

    ACELERA, DILMA
    Já os principais ministros de Dilma –Ricardo Berzoini, da Secretaria Geral, Jaques Wagner, da Casa Civil, e José Eduardo Cardozo, da Advocacia Geral da União– são entusiastas da ideia e seguem tentando convencer Dilma a mandar a proposta ao Congresso Nacional.

    ARCO
    Berzoini, por exemplo, diz nos debates internos que, ainda que de difícil realização, as "Diretas Já", ao contrário de atrapalhar, reforçam o discurso do "golpe". E têm apoio até de partidos de oposição ao PT, como a Rede de Marina Silva.

    COMENTÁRIO GERAL
    O governador Geraldo Alckmin e a mulher, dona Lu, participaram na terça (26) do lançamento dos livros "Justiça Comentada" e "Pareceres de Direito Público", de autoria do secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Os secretários municipais Luciana Temer (Assistência Social) e Gabriel Chalita (Educação) e o deputado federal Carlos Sampaio foram ao evento. O secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, também esteve na Livraria da Vila, nos Jardins.

    DE VOLTA
    Com a "demissão" do advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira como provável ministro da Justiça, o nome de Alexandre de Moraes, secretário de Segurança de SP, voltou à bolsa de apostas. Amigo de Temer, ele fez carreira no Ministério Público, o que poderia amenizar críticas de procuradores à escolha.

    EU ACEITO
    Moraes, no entanto, precisaria do aval do governador Geraldo Alckmin para deixar a pasta e assumir qualquer cargo. Ele é cotado também para a AGU (Advocacia Geral da União).

    MESMO RUMO
    Marta Suplicy está se reunindo com vereadores do PMDB e militantes para dizer que segue firme como candidata a prefeita. Afirma que não vai para nenhum ministério e revela: Temer disse a ela que José Serra deve ir para o Ministério da Educação.

    BALADA DA MODA
    A atriz Sophia Abrahão, a empresária Lala Rudge e a apresentadora Luciana Gimenez assistiram ao desfile da coleção do estilista Karl Lagerfeld para a Riachuelo na São Paulo Fashion Week, na terça (26). Na mesma noite, as atrizes Marina Ruy Barbosa e Giselle Itié participaram de festa de Patricia Bonaldi na galeria Gabriel Wickbold, após o desfile feito pela estilista.

    SÓSIA
    Não é Karl Lagerfeld quem aparece de costas e de perfil na campanha da nova coleção da Riachuelo. O fotógrafo Fernando Louza gravou em São Paulo no lugar do estilista. Ele usou rabo de cavalo e prótese no nariz. A marca, que lançou as roupas sem a presença do alemão, diz que ele não pôde participar do vídeo por questão de agenda, mas que cuidou da produção e do design das peças.

    Reprodução
    Karl Lagerfeld for Riachuelo
    Imagem do vídeo da campanha da coleção assinada por Karl Lagerfeld para a Riachuelo

    SAMBA E ROCK'N ROLL
    Renato Russo pode ser tema da escola de samba carioca União da Ilha no ano que vem. Na apresentação de dois enredos candidatos na agremiação nesta semana, o que homenageia o cantor provocou uma "catarse" na quadra. Giuliano Manfredini, filho do músico da Legião Urbana, autorizou o tributo e pretende ajudar a escola a concretizar o plano.

    PRESSÃO
    A atriz Deborah Secco, 36, diz que se sentiu "confusa" após o nascimento de Maria Flor: "A sociedade cobra e eu também: 'Por que eu não estou superfeliz?' [...] A tristeza era muita, a alegria era muita", diz ela à revista "Glamour".

    CURTO-CIRCUITO

    Céu faz shows desta quinta (28) até sábado (30) no Sesc Pompeia.

    Léia Sgro lança nesta quinta (28) linha de joias, a partir das 18h, na loja Acierno, em Pinheiros.

    Vanessa da Mata faz show nesta quinta (28) em evento da Sky, no Lapa 40º, na Vila Madalena.

    O Greenpeace lança nesta quinta (28) o projeto Megacidades, com exposição e debate.

    Galvão Bueno faz apresentação da Bueno Wines nesta quinta (28) na Clínica Valéria Marcondes, no Pacaembu.

    A Colgate inaugura nesta quinta (28) a exposição "Sorriso para Todos" em SP, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

    A prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Andrade, assume nesta quinta (28) a coordenadoria do PRB Mulher no Estado de SP.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024