• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 14:07:28 -03
    Mônica Bergamo

    Equipe de Temer estuda criar fundo da União para respaldar PPPs estaduais

    29/04/2016 02h00

    O governo de Michel Temer estuda criar um fundo com patrimônio da União, como terrenos e imóveis desocupados, que respaldaria as PPPs (parcerias público-privadas) dos governos estaduais. Com isso, pretende ajudar a destravar investimentos que não são realizados por falta de garantias.

    FUNDO
    A ideia, que prevê a venda de patrimônio caso seja necessário garantir algum negócio que passe por dificuldades, deve ser tocada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), que é cotado para assumir o Ministério do Planejamento.

    DO BEM
    E Dilma estuda retirar do Congresso o projeto de lei 257, de "ajuste fiscal sustentável", que prevê, entre outras coisas, que governos possam ser proibidos de reajustar o salário de servidores por até dois anos em caso de desequilíbrio fiscal e de renegociação de suas dívidas.

    DO MAL
    O projeto foi bombardeado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e por outras entidades sindicais. Ao retirá-lo, Dilma obriga Temer a reapresentar proposta semelhante, enfrentando o mesmo desgaste que ela sofreu.

    SEM TETO
    A equipe de Dilma já se vê diante de um dilema: como se manter em Brasília sem os salários de ministros ou de ocupantes de outros cargos de confiança, ainda sem ter onde morar de graça, já que aluguéis também são pagos pelo governo.

    TCHAU, QUERIDA
    A previsão é de debandada geral. Poucos ministros ou auxiliares teriam condições de ficar até seis meses em Brasília, período em que a presidente será julgada, sem nada receber.

    EM BAIXA
    A intenção de consumo das famílias paulistanas caiu 5,5% em abril, na comparação com março. Em relação a abril do ano passado, a queda é ainda maior: 33,4%. Para a FecomercioSP, responsável pela pesquisa, a retração está ligada à inflação, que corrói o poder de compra, e ao aumento do desemprego.

    FESTA PARA DOIS
    A atriz Claudia Raia, as modelos Ana Santos e Waleska Gorczevski e a cantora Nana Rizinni estiveram na festa de 28 anos da revista "Elle", na quarta (27). No mesmo local, a casa noturna The Year, Alexandre Herchcovitch também comemorou sua estreia como estilista da grife À La Garçonne.

    NOVO NÚMERO
    O ator José de Abreu mudou o número de seu celular. O antigo foi divulgado em redes sociais, o que fez com que ele recebesse, segundo diz, mais de 9.000 mensagens pelo WhatsApp em poucos dias.

    FILME QUEIMADO
    Autointitulada "primeira-dama do Ministério do Turismo do Brasil", Milena Santos tirou do ar seu perfil no Facebook. A baiana havia publicado na rede social fotos tiradas no gabinete da pasta com o novo titular, e marido dela, Alessandro Teixeira (PT-RS). A divulgação do ensaio, em que o ministro e a ex-miss Bumbum EUA aparecem aos beijos, criou constrangimento no governo.

    MAIS MODA
    Os atores Lucy Ramos e David Junior, o estilista Johnny Luxo e a modelo Babi Beluco foram ao quarto dia da São Paulo Fashion Week, na quarta (27). A diretora de criação da Ellus, Adriana Bozon, e as blogueiras Luciana Tranchesi e Ana Fasano também estiveram no prédio da Bienal, no Ibirapuera.

    CIRANDA, CIRANDINHA
    Lázaro Ramos vai participar da Flipinha 2016. O ator, que no ano passado lançou o livro "Caderno de Rimas do João" –ilustrado com personagens negros e com menções a Gilberto Gil e à capoeira–, estará no dia 30 de junho na Ciranda dos Autores, parte da programação infantil da Flip. Ele estreou na literatura infantojuvenil em 2010, com "A Velha Sentada".

    PRA DEPOIS
    Fafá de Belém postergou a retomada de sua turnê por falta de patrocínio. "Do Tamanho Certo para o Meu Sorriso", dirigida por Paulo Borges, seria reiniciada em março, mas, segundo a cantora, só volta em setembro. "É um show grande, o aporte é alto, e a crise que o país sofre atrapalhou muito isso. Estamos sempre trabalhando, mas a situação não está fácil."

    CURTO-CIRCUITO

    A Mostra Musical Brasil Cuba começa nesta sexta (29), às 19h15, na Caixa Cultural. Grátis.

    Zezé Di Camargo & Luciano fazem show nesta sexta (29) e sábado (30) no Espaço das Américas.

    Moraes Moreira canta Novos Baianos em show nesta sexta (29) no Cine Joia, às 21h.

    O espetáculo "Freud & Anna Freud: uma Leitura Performática" estreia nesta sexta (29), às 21h30, no Teatro Augusta.

    O advogado Torquato Jardim é um dos palestrantes da 8ª Conferência Ibero-Americana sobre Justiça Eleitoral, em Manaus.

    A 1ª Pet Fashion Week começa nesta sexta (29) em Santos.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024