• Colunistas

    Wednesday, 08-May-2024 17:19:54 -03
    Mônica Bergamo

    STJ julga habeas corpus de amigo de Eduardo Cunha acusado de extorsão

    05/05/2016 02h30

    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) marcou para o dia 17 o julgamento de habeas corpus em que o empresário Lucio Funaro, amigo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tenta trancar processo em que é acusado de extorsão construtora Schahin. Ele foi indiciado há alguns anos porque teria ameaçado revelar documentos prejudiciais ao grupo caso não recebesse R$ 98 milhões. Ele nega ter feito as ameaças.

    MAIS TARDE
    É a segunda vez que o julgamento, que estava previsto para esta semana, é adiado a pedido de Funaro. Ele já sofreu derrotas no Tribunal de Justiça de SP e também em pedido de liminar ao próprio STJ.

    ESTRELA
    Funaro está no centro de denúncias feitas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Eduardo Cunha. No mais novo inquérito apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal), há alguns dias, Janot afirma que deputados aliados do presidente da Câmara apresentaram mais de 30 requerimentos na Câmara para pressionar o grupo Schahin, com quem Funaro mantinha disputa empresarial, a ceder aos interesses dele.

    ESTRELA 2
    Funaro também foi incluído por Janot na investigação contra Cunha. A ação no STJ é considerada peça importante para reforçar, ou enfraquecer, as denúncias do procurador-geral.

    AMOR DE MÃE
    A decisão da atriz Dira Paes 46, de voltar ao trabalho pouco tempo depois de dar à luz foi motivada pela vontade de "resgatar a impor­tância do amor".

    *

    "Eu me apaixonei pela persona­gem de cara, por essa possibilidade de criá-la a partir desse sentimento universal, incondicional", diz ela à nova edição da revista da Gol. Intérprete da professora Beatriz na novela "Velho Chico", da Globo, a paraense é mãe de Martin, de seis meses, e de Inácio, de oito anos. Ao cuidar do bebê, que ela ainda amamenta, Dira afirma se sentir "forte, sau­dável, disposta e rejuvenescida".

    *

    E se espelha na mãe, Flor, que "criou seis filhos dizendo 'vocês vão herdar a melhor educação que eu possa lhes dar'. E cumpriu a promessa. Aos 84 anos, continua com a coluna ereta e uma disposição absurda".

    CANETA...
    O governo Dilma Rousseff tenta colher assinaturas entre integrantes do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), o Conselhão, para divulgar uma carta aberta dirigida a entidades internacionais denunciando os riscos que "a possibilidade de chegada ao Poder de um governo não eleito [o de Michel Temer]" traria à democracia do país.

    ...VAZIA
    Empresários, sindicalistas e representantes de movimentos sociais que integravam o Conselhão estão sendo consultados. O governo já ouviu algumas negativas -especialmente dos primeiros.

    S.O.S.
    A carta pede que a "comunidade internacional amiga do Brasil" se posicione, "atuando em prol não apenas da restauração democrática do país", mas também do fortalecimento "do Estado de Direito" e suas instituições.

    VEM DE DENTRO
    As apresentadoras Isabella Fiorentino e Carolina Castelo Branco, a curadora de eventos Ana Paula Zogbi e a blogueira Cris Tamer, integrantes do grupo Essência Bela, receberam convidados em seu primeiro jantar beneficente, no JK Iguatemi, na segunda (2). O empresário Lírio Parisotto com a namorada, Luiza Brunet, passaram por lá.

    TROPA
    O deslocamento de 85 mil profissionais para garantir a segurança na Olimpíada é visto com apreensão pela Fenapef, a federação nacional de policiais federais. Segundo Luís Boudens, presidente da entidade, o deslocamento de quase todo o efetivo dos policiais federais deixará o país "totalmente desguarnecido" em outras áreas.

    PLANTÃO
    O pedido de uma mulher que ficou paralisada após tomar a vacina contra a gripe H1N1 em um laboratório particular será analisado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta quinta (5). A autônoma diz que o governo não divulga os efeitos colaterais e pede pensão vitalícia mais indenização de R$ 680 mil. O Ministério da Saúde afirma que doenças graves como a que afetou a mulher "são raras" e que divulga "amplamente" informações sobre a vacina.

    REPRESENTANTE
    A Cannes Queer Palm, que premia o melhor longa-metragem com temática LGBT no festival francês, terá um brasileiro no júri. João Federici, diretor artístico do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, foi escolhido para estar na comissão julgadora, que, no ano passado, deu o prêmio para o filme "Carol".

    PRIMEIRO OLHAR
    O cônsul da França em São Paulo, Damien Loras, e o secretário de Cultura do Estado, Marcelo Araújo, estiveram na abertura para convidados da exposição "O Triunfo da Cor", no Centro Cultural Banco do Brasil, na terça (3). A empresária Maria Ignez Mantovani também foi à mostra.

    CURTO-CIRCUITO
    A peça "Homens no Divã" inicia temporada nesta quinta (5) no Espaço Promon, às 21h.

    A estilista Lethicia Bronstein inaugura nesta quinta (5) loja no Itaim Bibi, a partir das 19h.

    O livro "Berta Loran: 90 Anos de Humor", de João Luiz Azevedo, será lançado nesta quinta (5), às 16h, no Theatro Net.

    Lina Wurzmann, diretora da Parte Feira de Arte Contemporânea, fala sobre mercado de arte, nesta quinta (5), na FGV.

    Os empresários Luiz Guilherme Zancaner, Rodrigo Piza e Lucia Louro abriram a editora Inova, com foco em gastronomia e arte.

    A On Stage Lab inicia nesta quinta (5) com as aulas do curso Music Business - Na Trilha de um Grande Negócio.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024