• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 06:26:57 -03
    Mônica Bergamo

    Representantes de povos indígenas vão protestar contra Temer em Brasília

    09/05/2016 02h00

    Mil representantes de povos indígenas embarcam para Brasília para um encontro nacional que deve terminar em protesto contra Michel Temer. O vice-presidente já prometeu à bancada ruralista que, se assumir o governo, revisará todas as demarcações de terras feitas por Dilma Rousseff.

    PALMO DE TERRA
    Afirmando que o PMDB de Temer é "identificado historicamente com bandeiras anti-indígenas", a Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) diz que reivindicará a demarcação de mais terras e se manifestará "contra os ataques, retrocessos e todas as ameaças" a seus direitos que tramitam "principalmente no Congresso Nacional".

    PODE ESQUECER
    O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, interlocutor de Temer junto ao empresariado, jogou um banho de água fria em alguns deles em reunião recente em SP. Disse que perdessem as esperanças de que o vice faça um ministério de "notáveis".

    CHÃO FIRME
    Segundo Loures, que é presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp, Temer precisa de apoio no Congresso e por isso terá que contemplar os partidos de sempre na composição de sua equipe.

    VALE TUDO
    Empresários de vários setores têm feito críticas à eventual equipe de Temer, reservando elogios apenas a Henrique Meirelles, que vai para a Fazenda, e a José Serra, já cotado para vários cargos. Seguem dizendo, no entanto, que qualquer coisa é melhor do que o governo Dilma.

    LULA LÁ
    Já um dos maiores banqueiros brasileiros, acionista de uma das cinco principais instituições do país, tem revelado desânimo em relação ao governo de Michel Temer. Ele resume seu estado de espírito com a seguinte frase: "Estão entregando de bandeja para o Lula em 2018".

    BALCÃO
    Membros da AGU (Advocacia-Geral da União) já estão prontos para pressionar Michel Temer caso ele assuma o governo. Um movimento liderado pela Anafe (Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais) vai pedir que o novo chefe do órgão seja escolhido por votação da categoria. Hoje, a Presidência tem livre poder de nomeação.

    BALCÃO 2
    Para a Anafe, a adoção do critério impediria o "uso político" da AGU. A entidade já tem até uma lista tríplice com três nomes mais votados pelos advogados numa eleição que, no sistema vigente, não tem valor formal.

    LADO A LADO
    Henrique Meirelles vai falar de economia e o juiz Sergio Moro, de corrupção em seminário sobre o futuro do país promovido pela revista "Veja". O encontro será em SP no dia 23, para mil convidados.

    PASSO CERTO
    A peça "Gata em Telhado de Zinco Quente", que tem no elenco atores como André Garolli, Fernanda Viacava, Bárbara Paz e Zécarlos Machado, teve pré-estreia na quarta (4). Os atores Norival Rizzo, Sandra Corveloni e Roberto Lage estavam na plateia do CCBB-SP.

    GENI
    O jornalista Leonardo Sakamoto vai lançar no fim do mês um novo livro. "O Que Aprendi Sendo Xingado na Internet", da LeYa, traz análises sobre o ódio e a intolerância que permeiam as inter-relações nas redes sociais. O ator Gregorio Duvivier, colunista da Folha, assina a orelha.

    FILHO DE PEIXE
    Fernando Temporão, filho do ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, vai lançar seu segundo álbum solo. O disco, que tem a participação de Erasmo Carlos e Ava Rocha, entre outros, traz questões políticas, que, segundo o músico, sempre foram parte de sua vida. "Todo dia havia algum debate político lá em casa, no jantar, levantado pelo meu pai ou pela minha mãe. Isso é um patrimônio sem tamanho."

    COMER COM OS OLHOS
    O apresentador e chef Olivier Anquier recebeu convidados no lançamento do livro "Diário do Olivier - As Receitas da Bocaina", no edifício Esther, na praça da República. A publicitária Clariana Leal, os atores Tadeu di Pietro e Simone Zucato e o diretor-geral da Globo Livros, Mauro Palermo, foram ao evento, na quarta (4).

    HISTÓRIA DE PALCO E VIDA
    A atriz Berta Loran lançou sua biografia na quinta (5), no Theatro Net São Paulo, no shopping Vila Olímpia. O autor da obra, o jornalista João Luiz Azevedo, o humorista Juca Chaves e o empresário Frederico Reder, dono do teatro, estiveram no evento.

    CURTO-CIRCUITO

    O 3º Festival de Finos Filmes promove nesta segunda (9) debate sobre fomento de curtas-metragens, às 19h30, na Faap.

    O lançamento da 22ª edição do Dia do Desafio, nesta segunda (9), no Sesc Jundiaí, tem sete medalhistas olímpicos como convidados especiais.

    O 1º Seminário Internacional de Direito, Tecnologia e Meio Ambiente vai desta segunda (9) a quarta (11), em São Paulo.

    O pianista Benjamim Taubkin ministra curso sobre música, a partir desta segunda (9), no Instituto Tomie Ohtake.

    O Instituto Identidades do Brasil, de combate ao preconceito racial, promove jantar beneficente na quinta (12), no Brasil a Gosto.

    O Icesp realiza corrida pela saúde, no domingo (15), a partir das 7h, no Pacaembu. Inscrições por meio do site.


    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024