• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 23:00:28 -03
    Mônica Bergamo

    Moraes reitera que não falou com Temer sobre mudança na escolha de PGR

    16/05/2016 11h13

    O novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, reiterou em nota nesta segunda (16) que não falou com o presidente interino Michel Temer sobre a proposta de alteração no processo de escolha do procurador-geral da República.

    A declaração já tinha sido publicada na entrevista que ele deu à Folha, em que defendeu a ideia de que o governo não deveria nomear obrigatoriamente para a chefia da PGR (Procuradoria-Geral da República) o mais votado em uma lista tríplice por integrantes da carreira.

    A Constituição não prevê a eleição interna na Procuradoria, mas a prática foi adotada nos governos do PT, que indicaram para procurador-geral sempre o primeiro da lista. A conduta era elogiada por membros do Ministério Público por em tese garantir maior autonomia ao órgão.

    *

    Leia a nota na íntegra:

    "O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, reitera que jamais conversou sobre os critérios de nomeação do PGR com o presidente da República interino, como consta na entrevista, e que, diferentemente do afirmado pela Folha de S. Paulo, jamais afirmou que o governo poderá alterar o processo de escolha. Conforme consta na própria entrevista, tão somente fez uma análise da previsão constitucional que garante plena autonomia da Chefia do Ministério Público da União."

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024