• Colunistas

    Saturday, 18-May-2024 21:23:20 -03
    Mônica Bergamo

    Donos da empreiteira OAS devem prestar depoimento da Lava Jato

    03/06/2016 02h00

    Os donos da empreiteira OAS também devem ser chamados para prestar depoimento na Operação Lava Jato. Cesar Mata Pires Filho e Antonio Carlos Mata Pires, filhos do fundador da empresa, Cesar Mata Pires, devem falar no âmbito da delação premiada que a empreiteira negocia com o Ministério Público Federal.

    A VOZ DO DONO 2
    Os dois, que são também netos do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (1927- 2007), aparecem centenas de vezes nas mensagens de WhatsApp do celular de Léo Pinheiro, ex-presidente e sócio minoritário da OAS, que está fazendo delação.

    POR CIMA
    O Ministério Público Federal já tinha adotado conduta semelhante ao decidir convocar Emílio Odebrecht, ex-presidente da empreiteira, para depor.

    NO CÉU
    E acionistas de outras empreiteiras também devem ser envolvidos na delação de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. "Meu trato com essas empresas, Renan, é com os donos. Quer dizer, se botarem, vai dar uma merda geral, eu nunca falei com executivo", disse Machado em conversa que gravou com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

    NO CÉU 2
    Na Transpetro, Machado era responsável por contratos bilionários como o que a empresa fechou com o Estaleiro Atlântico Sul para a construção de navios petroleiros. O estaleiro tem como sócios a Camargo Corrêa e a Queiroz Galvão.

    NO INFERNO
    Pessoa envolvida nas negociações das empreiteiras com a força-tarefa da Lava Jato diz à coluna que, depois das delações de Odebrecht, OAS e Machado, "não vai sobrar ninguém no Brasil. Ninguém é ninguém". Machado, além de tratar com acionistas de empreiteiras, é considerado, junto com um de seus filhos, o caixa da cúpula do PMDB aqui e no exterior.

    DANÇANDO DE SALTO ALTO
    Filha "e fã número um" de João Bosco, a também cantora Julia Bosco diz que não sente comparações com o trabalho do pai. "Vejo, sim, expectativa das pessoas com relação a mim, porque conhecem apenas a obra dele. Estou em vantagem porque tem gente que já gosta de mim sem nunca ter me ouvido, só por causa dele", afirma ela, que está lançando o segundo CD, "Dance com Seu Inimigo".

    *

    Fotografada por Donatinho, filho de João Donato e produtor do álbum, Julia conta que gosta de usar "sapatos altíssimos que são comprados numa loja na rua Augusta que faz calçados para performistas, dançarinas e travestis".

    ESQUINA
    A associação Pró-Monarquia começou a distribuir adesivos com a expressão "Restaure a ordem!" para tentar conquistar apoio à volta da monarquia no Brasil. A entidade explica a semelhança com o slogan da gestão Michel Temer: "Ordem e progresso". Diz que os adesivos já estavam sendo produzidos quando foi lançada a logomarca do governo.

    ESQUINA 2
    "Não esqueçamos que foi a 'ordem' republicana que conduziu nosso país à atual desordem moral, política e social", diz texto da campanha.

    CENA DE LIVRO
    A peça "O Balcão", de Jean Genet, encenada pelo grupo Noir, vai abrir a programação de teatro da Biblioteca Mário de Andrade, na segunda (6). A atriz Luisa Micheletti está no elenco.

    FESTA PORTUGUESA
    O cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e sua mulher, Mafalda Lourenço, receberam convidados na abertura do Experimenta Portugal, evento com o objetivo de aproximar o Brasil do país europeu. Os fotógrafos Fernando Lemos e Jordi Burch e a curadora Isabella Lenzi foram ao coquetel, na quarta (1º), no consulado de Portugal.

    DEBAIXO DOS PÉS
    Conhecido por poucos, o salão subterrâneo do Theatro Municipal de SP vai virar um bar com música ao vivo. A instituição vai abrir um edital para receber propostas de empresas interessadas em pagar aluguel para operar um estabelecimento no espaço de 340 m², que tem grossas paredes de pedra e teto de tijolos. Como o local tem isolamento acústico, o bar poderá funcionar mesmo durante os espetáculos.

    COMPATÍVEL
    O Masp vai lançar no dia 13 um novo programa de patronos, para pessoas abaixo de 40 anos. O valor de filiação também será reduzido. Os jovens que se interessarem irão desembolsar
    R$ 6.000, valor mais baixo que os R$ 25 mil anuais pagos pelos patronos regulares.

    CURTO-CIRCUITO

    A peça "As Ondas ou uma Autópsia", com Gabriel Miziara, inicia nesta sexta (3) temporada no Viga Espaço Cênico, em Pinheiros, às 21h30.

    Adriana Barra faz bazar de coleções passadas até sábado (4), nos Jardins.

    Hamilton de Holanda e outros músicos se apresentam nesta sexta (3), às 21h, no Clube do Choro, na Mooca.

    Andrea Guimarães comemora aniversário nesta sexta (3) na unidade do Iate Clube de Santos em Higienópolis.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024