• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 03:49:11 -03
    Mônica Bergamo

    Ricardo Pessoa volta a depor e cita novos nomes na Operação Lava Jato

    06/06/2016 02h00 - Atualizado às 08h28

    O empreiteiro Ricardo Pessoa,da UTC, voltou a dar depoimento na Operação Lava Jato. Ele já tinha fechado acordo de delação premiada, mas retornou ao Ministério Público Federal para dar novas informações às autoridades.

    NOVO MARKETING
    Nos depoimentos, Pessoa acrescenta detalhes e dá novos nomes de envolvidos no escândalo. Ele deve apontar, por exemplo, profissionais de marketing do PT que ainda não tinham sido citados nas delações premiadas.

    QUEBRA-CABEÇA
    De acordo com envolvidos nas negociações, Pessoa já contou a história de caixa dois mais de uma vez aos investigadores, com informações diferentes em cada uma delas. O empreiteiro voltou ao MP no momento em que procuradores já manifestavam desconforto com o conteúdo de sua delação, o que poderia quebrar o acordo que deu a ele benefícios no cumprimento da pena.

    EU TEMO
    O presidente interino Michel Temer revelou a interlocutores próximos temor com o impeachment no Senado. O processo foi aberto com 55 votos –só um a mais do que o necessário para cassar Dilma Rousseff.

    TODAS POR TODAS
    Um grupo de juízas, defensoras públicas, promotoras, advogadas, professoras universitárias e pesquisadoras está lançando a DeFEMde, uma rede feminista de juristas. Em um comunicado, elas afirmam que pretendem realizar "litigância estratégica para a defesa dos direitos das mulheres".

    FATOS E ATOS
    O grupo listou também uma série de episódios de violência contra mulheres, incluindo neles "a temerária execração pública da maior autoridade do país", a presidente afastada Dilma Rousseff. "Não queremos dizer que toda crítica a seu governo é machista, mas sim que o machismo perpassou o tratamento institucional e midiático de sua imagem e da sua atuação política", dizem.

    APITO FINAL
    Os atores Rubens Caribé, Miriam Rinaldi, Ricardo Grasson e Eric Lenate, que também dirige o espetáculo, receberam convidados na estreia da peça "Fim de Partida", na quinta (2), no teatro do Sesc Pinheiros. O ator Ricardo Severo esteve na plateia.

    EQUIPE FEMININA
    O revezamento da tocha olímpica em Fortaleza (CE) terá a participação da farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, cujo caso de agressão deu origem à Lei Maria da Penha, e da jornalista Juliana de Faria, criadora da ONG Think Olga, que lançou a campanha #primeiroassédio. Elas foram escolhidas por representarem a defesa do gênero feminino e o combate à violência. Juliana passa a chama para Maria da Penha nesta terça (7).

    CABELO DEMAIS
    A Cabelegria, ONG que confecciona perucas para crianças com câncer, não está mais recebendo doações de cabelo. O grupo tem um estoque para fazer mais de 10 mil perucas, mas não tem costureiras suficientes para montá-las. A produção atual é de 15 acessórios por mês. O Hospital do Câncer de Barretos também não acolhe mais doações, pelo mesmo motivo. Quem quiser colaborar pode procurar outras entidades, como o Graac, ou fazer doações em dinheiro para a contratação de costureiras.

    LEI E ARTE
    Evaristo Martins de Azevedo tomou posse na presidência da Comissão de Direito às Artes da OAB-SP em evento na quarta (1º). Os advogados Sérgio D'Antino, Idibal Pivetta e Pedro Mastrobuono participaram da cerimônia, na sede da OAB.

    NO PALCO
    O apresentador Fausto Silva será homenageado e vai estar presente na segunda edição do Grande Prêmio Risadaria Smiles do Humor Brasileiro, no dia 30, no Auditório Ibirapuera. O evento precede o festival de humor Risadaria, entre 1º e 31 de julho.

    EXTENSÃO DO DANO
    A ONG Amigos do Bem Catimbau terminou de contabilizar o estrago feito pelo incêndio que tomou seu galpão de armazenamento de doações em Pernambuco na semana passada. Cerca de 32 mil cestas básicas, 65 mil brinquedos e 1.200 bicicletas, além de roupas e materiais pedagógicos, foram perdidos.

    CURTO-CIRCUITO

    A Fundação Dorina Nowill faz chá beneficente nesta segunda (6), no Terraço Itália. Convites à venda por R$ 100.

    Eleonora Menicucci, Virgínia Rosa e Paulo Sergio Pinheiro debatem sobre mulheres, igualdade racial e direitos humanos, nesta segunda (6), às 17h, na FFLCH. Coordenação de Marilena Chaui.

    A cantora Mirianês Zabot homenageia Gonzaguinha nesta terça (7) no Sesc Pompeia, em gravação do programa "Sr. Brasil", da TV Cultura.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024