• Colunistas

    Tuesday, 19-Mar-2024 02:21:51 -03
    Mônica Bergamo

    Descriminalização das drogas volta ao STF até o fim do ano

    13/06/2016 02h00

    O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), planeja devolver até o fim do ano o recurso que pede no STF (Supremo Tribunal Federal) a descriminalização das drogas. Ele só não fez isso ainda porque seu gabinete está atolado de trabalho com a Operação Lava Jato.

    MESMO LUGAR
    O tema voltou à pauta depois que o ministro Osmar Terra, do Desenvolvimento Social e Agrário, se declarou contra a descriminalização.

    PASSO ADIANTE
    A posição radical de Terra contra a descriminalização não é consensual no governo. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, por exemplo, é mais flexível e planejava conversar com o STF sobre o tema ainda antes das declarações do colega. A secretária de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, é a favor da descriminalização.

    FORÇA ESTRANHA
    Retirado do Conad (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas), onde representava o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e exonerado de um cargo de confiança na pasta, o servidor Rodrigo Delgado diz "estranhar" que não tenha sido nomeado substituto para ele no ministério. "Me falaram que eu estava saindo por causa de reestruturação, mas o setor foi mantido e está sem coordenador, que era o meu cargo."

    FORÇA 2
    A saída do Conad, decidida por Terra, teria sido motivada por declarações de Delgado favoráveis à descriminalização das drogas. Delgado nega que tenha defendido a liberação no conselho. Diz ainda que "é direito" do ministro trocar a representação no Conad, mas avalia com advogados se vai tomar medidas contra a exoneração.

    FORÇA 3
    O ministério, em nota, reitera que a exoneração foi "em razão da reestruturação" da pasta. E diz que o substituto será indicado em breve.

    O QUE FICOU
    Lançado no ano em que a diretora Tata Amaral, 55, completa 30 anos de carreira, o filme "Trago Comigo" surgiu de uma vontade da paulistana de trabalhar com "traumas que a gente bota debaixo do tapete". Em seu escritório cheio de cartazes de seus longas, ela conta que a ideia de falar sobre fantasmas da ditadura militar surgiu em 2009, bem antes da Comissão da Verdade.

    *

    Para o filme, que estreia em 16 de julho, a diretora foi conhecer vítimas do regime. "Percebi que precisava trazer o depoimento daquelas pessoas", diz ela, que incluiu falas reais no longa de ficção. "Não é uma questão de saudosismo ou vingança. A tortura continua sendo praticada hoje. O Brasil nunca disse não a esse horror."

    FIM DE CASO
    O surfista Gabriel Medina entrou em acordo com a Nestlé num processo em que pedia R$ 200 mil de indenização. Após a negociação, ele vai receber R$ 100 mil da empresa. O atleta, que foi representado pelo advogado Pedro Fida, entrou com a ação contra a empresa no ano passado por ela ter usado sem autorização uma imagem dele em um anúncio do produto Nescau na internet.

    FÔLEGO NOVO
    A atriz Eva Wilma, 82, que volta aos palcos em agosto, se diz animada para os ensaios da peça "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?". "Além de gostar da proposta do espetáculo, vou contracenar com a Nicette Bruno, de quem eu gosto muito, como atriz e pessoa", diz ela, já recuperada de um problema no pulmão que a deixou internada no fim de março.

    TRAÇO NIPÔNICO
    Uma exposição com trabalhos dos anos 1960 e 1970 do artista plástico Manabu Mabe está programada para rodar por São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Maceió. A mostra gratuita ainda não tem data definida para estreia.

    SARAU MATERNO
    A jornalista, atriz e escritora Scarlet Moon, que morreu em 2013, será lembrada no Rio nesta quarta (15). Filho dela e homenageado desta edição da Ocupação Poética do Teatro Candido Mendes, em Ipanema, o poeta e jornalista Christovam de Chevalier vai promover leitura de textos e audição de um disco que Scarlet gravou com poemas de Carlos Drummond de Andrade. A atriz e transformista Jane di Castro vai participar.

    DEFESA PÚBLICA
    Davi Depiné tomou posse como chefe da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, na quinta (9), na Câmara Municipal. Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Dimas Eduardo Ramalho e Sidney Beraldo, o deputado federal Arlindo Chignalia e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, Silvio Oyama, foram à solenidade.

    CURTO-CIRCUITO

    Marcos Mendonça inicia nesta segunda (13) mais um mandato como presidente da TV Cultura.

    A Sociedade Rural Brasileira promove jantar nesta segunda (13) para comemorar seus 97 anos.

    O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, participa nesta segunda (13) de encontro com o MDA (Movimento de Defesa da Advocacia).

    Juliana Sá, diretora do Masp, faz nesta segunda (13) jantar de lançamento do programa de jovens patronos do museu.

    Erick Jacquin festeja o primeiro ano do Le Bife nesta quarta (15), às 20h, no Itaim.

    Roberto Carlos canta no Espaço das Américas nos dias 24, 25 e 26 de junho e 1º, 2, 3, 15 e 16 de julho.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024