• Colunistas

    Saturday, 20-Apr-2024 07:18:45 -03
    Mônica Bergamo

    José Serra é citado em negociação de delação premiada da OAS na Lava Jato

    14/06/2016 02h00

    A OAS citou o senador e chanceler José Serra (PSDB-SP) nas negociações para firmar acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. O tucano integra lista de quase uma centena de políticos sobre os quais a empreiteira promete dar informações detalhadas de contribuições para campanhas eleitorais.

    LISTA 2
    Serra pode integrar também a delação da Odebrecht. Ele já aparecia na lista de mais de 200 políticos que foi obtida em operação de busca e apreensão feita na casa de um dos executivos da empreiteira.

    VIVA VOZ
    O chanceler sempre foi admirado na Odebrecht por pessoas do calibre de Pedro Novis, que antecedeu Marcelo Odebrecht na presidência da empreiteira. Novis vai depor na Lava Jato.

    NO MUNDO
    A coluna procurou Serra mas a assessoria do chanceler diz que não conseguiu encontrá-lo até o fechamento desta edição.

    O TRIGO
    O PSDB já tinha se posicionado sobre a lista apreendida na Odebrecht em que apareciam, além de Serra, políticos como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente do partido. Segundo Aécio, as doações feitas pela empreiteira para campanhas de integrantes da legenda foram legais e é preciso separar "o joio do trigo".

    O TRIGO 2
    Outra personalidade que a cada dia ganha destaque nas negociações da delação premiada da Odebrecht é o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Ele aparece até mesmo vinculado a contribuições feitas ao PMDB. O advogado de Mantega, José Roberto Batocchio, diz que as delações não passam de ilações sem qualquer fundamento.

    VOANDO ALTO
    A cantora Mariana Aydar subiu ao palco com o maestro Letieris Leite no show "Pedaço Duma Asa", com canções do artista Nuno Ramos, na sexta (10), no Sesc Pinheiros. Os músicos Chico César e Diego Moraes e a atriz Barbara Santos também participaram do evento.

    JOIA RARA
    A Globo Comunicação e Participações leiloou um lote de esmeraldas brutas avaliados em R$ 24 mil. As joias foram entregues à empresa como forma de pagamento por um credor. O Grupo Globo não quis comentar a venda ou a origem dos cristais.

    NO PAPEL
    O vereador Nabil Bonduki apresentou, na semana passada, um projeto de lei que regulamenta o Carnaval de rua de SP. A ideia é dar respaldo aos blocos, prevendo o fechamento de ruas e a instalação de banheiros no período. "O que importa é que não vamos mais retroceder para o período onde muitos blocos eram proibidos de fazer desfiles", diz.

    TELA LATINA
    A cineasta Anna Muylaert será a homenageada do 11º Festival de Cinema Latino-Americano. Seu novo filme,"Mãe Só Há Uma", irá abrir a mostra no Memorial da América Latina, no dia 20 de julho. No dia seguinte haverá debate com a presença da diretora e da cartunista Laerte.

    NOVO TOM
    Os cantores Samuel Rosa e Diogo Nogueira fazem participações especiais no novo disco do rapper Flávio Renegado, "Outono Selvagem", que será lançado no fim do mês e dá continuidade aos temas políticos do trabalho do artista. O músico diz que "resolveu arriscar" e fez ele mesmo a produção musical do álbum.

    LIVRO DE HISTÓRIA
    O psiquiatra e educador Içami Tiba, que morreu em 2015, será homenageado com o Título de Cidadão Paulistano "in memorian". Os filhos dele vão receber o diploma das mãos do vereador Mario Covas Neto (PSDB), que propôs a honraria, no próximo dia 13, na Câmara Municipal.

    ILHA PAULISTANA
    A fotógrafa americana Autumn Sonnichsen comemorou 10 anos no Brasil com a exposição "Love Is Not an Island" na Praça da República, no sábado (11). O evento serviu também para celebrar o aniversário da empresária Virginia Resende. Entre os convidados estavam a fotógrafa Nina Keller e o artista plástico Lucas Simões.

    CURTO-CIRCUITO

    A promotora Laila Shukair foi eleita presidente do MPD (Movimento do Ministério Público Democrático) para o biênio 2016/2018.

    "Marino Pazzaglini Filho e Maria Fernanda Pessatti de Toledo autografam o livro "Eleições Municipais 2016", hoje, na Livraria Martins Fontes Paulista, às 19h.

    O Ecad lançou campanha para conscientizar organizadores de eventos sobre a importância do respeito ao direito autoral.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024