• Colunistas

    Thursday, 25-Apr-2024 02:58:44 -03
    Mônica Bergamo

    Deputado contraria Maranhão e funcionários da Câmara não receberão hora extra

    16/06/2016 02h00

    A determinação do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de liberar o pagamento de horas extras a funcionários da Casa em sessões noturnas, será ignorada pelo primeiro-secretário, Beto Mansur (PRB-SP). "Não vou pagar", diz ele.

    CANETA VAZIA
    Mansur é o ordenador de despesas do parlamento e, se não assina autorização para o reembolso, ele simplesmente não ocorre. O deputado diz que a Câmara economiza R$ 700 mil por mês com o controle das horas extras e que por isso desprezará a ordem dada por Maranhão.

    PURA AMEAÇA
    A possibilidade de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) partir agora para delação premiada que poderia atingir o coração do governo de Michel Temer é vista como blefe por seus próprios aliados.

    A ÚLTIMA QUE MORRE
    Segundo um dos mais próximos interlocutores do parlamentar, Cunha ainda vê espaço para atuar politicamente na tentativa de reverter a decisão do Conselho de Ética, que votou pela cassação.

    PRIMEIRA PEDRA
    Diz o interlocutor: "Se nada der certo e a mulher dele [Claudia Cruz] for presa, ele for preso, seus bens permanecerem indisponíveis, aí sim ele pode partir para a delação. Quem não faria a mesma coisa?". Cunha teria "um contêiner de documentos" para apresentar à Justiça.

    MÍNIMO DO MÍNIMO
    Cunha está convencido de que, no mínimo, o governo Temer deixou de atuar para evitar a sua cassação.

    RELAXA
    Os relatos da deputada Tia Eron (PRB-BA), voto decisivo pela cassação, a Julio Delgado (PSB-MG) sinalizam que Cunha está certo. Ela disse que vinha sendo pressionada pelo ministro Marcos Pereira (PRB-SP), do Desenvolvimento, para votar com Cunha. Há uma semana, Pereira mudou e disse que apoiaria qualquer decisão dela.

    TE PERDOO
    O deputado Wladimir Costa (SD-PA), voto certo pró-Cunha que mudou de posição na última hora, telefonou a assessores do deputado para se desculpar. Disse que a situação já estava definida e que por isso não quis passar pelo desgaste de votar a favor dele. O presidente afastado da Câmara disse ter entendido a situação.

    TELA NORDESTINA
    O diretor Claudio Assis, o escritor Xico Sá e os atores Matheus Nachtergaele e Gabrielle Lopes receberam convidados na pré-estreia do filme "Big Jato" na terça (14), no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Frei Caneca. Os cineastas Charly Braun, Francisco César Filho e Lírio Ferreira estiveram na sessão.

    SOM DA FOLIA
    A marchinha "Mamãe Eu Quero" liderou pelo terceiro ano consecutivo o ranking das músicas mais tocadas no Carnaval em clubes e eventos de rua segundo o Ecad, entidade que coleta os direitos autorais. Em 2016 também ficaram na lista das favoritas as canções "Me dá um dinheiro aí", "Cabeleira do Zezé", "A Jardineira" e "O Teu Cabelo Não Nega".

    TUDO SOBRE MEU AVÔ
    A deputada Juliana Brizola (PDT-RS) está escrevendo mais um livro sobre o avô, Leonel Brizola. Ela já publicou uma reunião de bordões do político. Um dos filhos do ex-governador do Rio de Janeiro, João Otávio, também lançou um livro sobre o pai. Juliana agora reúne depoimentos sobre a vida de Brizola.

    GRANDE BELEZA
    A Companhia das Letras vai lançar no segundo semestre a biografia da modelo plus size Fluvia Lacerda. A brasileira mora em NY, mas está em SP para acertar os últimos detalhes do livro, que vai contar sua história e também será uma espécie de autoajuda para pessoas com problemas de autoestima. Ela também participará de um bate-papo com blogueiras no próximo fim de semana.

    VIDA EXPOSTA
    A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer estiveram na abertura da exposição "Franco Montoro, 100 anos", no Memorial da América Latina, na terça (14). Mônica Franco Montoro, filha do governador André Franco Montoro, homenageado da mostra, também foi ao evento.

    CURTO-CIRCUITO

    O Consulado da Grécia em SP inaugura hoje a mostra "Atenas 1896 - A Primeira Olimpíada Moderna".

    O Tribunal de Contas do Estado de SP faz hoje o seminário Ouvidoria e Transparência na Gestão Pública.

    O longa "Trago Comigo", de Tata Amaral, tem debate de lançamento hoje às 20h20 no Caixa Belas Artes.

    A artista Re Aguilar abre exposição "Visão do Imaginário" hoje no Epix's.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024