• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 07:44:47 -03
    Mônica Bergamo

    Odebrecht revisa negócios em 29 países para antecipar denúncias

    22/06/2016 02h00

    Com negócios em 29 países de quatro continentes, a Odebrecht está fazendo um pente fino em cada um deles para se antecipar a possíveis denúncias e processos que ainda possam surgir como desdobramento da Operação Lava Jato.

    FORA DA CURVA
    A investigação interna revelou informações que surpreenderam executivos da empresa, segundo profissional familiarizado com ela. Cuba, por exemplo, é um dos poucos países em que, ao menos até agora, não foram confirmadas irregularidades relevantes.

    CAIXA DOIS
    Uma das explicações é a de que Cuba não faz eleições nos moldes das de países capitalistas como o Brasil, em que o dinheiro para campanha é fundamental. Boa parte das propinas pagas por empresas privadas a políticos por aqui são destinadas às disputas eleitorais, como já constatou a Lava Jato.

    LISTA
    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu reforçar as investigações sobre irregularidades em fundos de pensão de estatais. Ele designou três novos procuradores para reforçarem a equipe que já se debruça sobre o tema.

    LISTA 2
    São pelo menos 15 inquéritos em andamento, todos eles sigilosos, sob responsabilidade do Ministério Público Federal de Brasília.

    SINAIS
    O secretário estadual de Educação de São Paulo, José Renato Nalini, já fez chegar ao Palácio dos Bandeirantes seu descontentamento à frente da pasta. Ele assumiu o cargo em janeiro, em meio à crise da reorganização da rede escolar.

    UMA LUZ
    Um dos principais pontos de tensão de Nalini com o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) é o reajuste salarial dos professores do Estado. O secretário defende que seja estabelecida ao menos uma perspectiva de aumento.

    GURU DA GORDICE
    Quando começou o "Ana Maria Brogui" –o primeiro canal brasileiro de culinária no Youtube– o publicitário Caio Novaes, 31, só sabia fazer o básico: ovo frito e macarrão. Ele reproduz, na tentativa e erro, pratos como a esfiha do Habib's, o BigMac, a cebola do Outback e diz que "nunca substituiu nada por linhaça".

    *

    Sete anos e quase dois milhões de seguidores depois, ele lança no sábado seu segundo livro, pela Sextante. "No começo era hobby. Só quando um vídeo teve 400 mil acessos que percebi que poderia dar um caldo", diz ele, que ainda não conseguiu desvendar um mistério: o molho do restaurante de Olivier Anquier.

    PRO MUNDO
    O cineasta James Cameron e sua mulher, Suzy Amis Cameron, estão procurando estabelecer uma parceria no Brasil. Eles querem implementar no país o método que ela adota numa escola que mantém na Califórnia. Suzy, que é atriz, planeja vir a São Paulo em breve.

    MICROFONE
    O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de SP, deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), convocou o proprietário da Brooksfield Donna, Carlos Manoel da Silva Antunes, para prestar esclarecimentos em audiência pública sobre a denúncia de que usa trabalho escravo e infantil na confecção de suas roupas.

    MICROFONE 2
    Numa fiscalização feita pelo Ministério do Trabalho foram flagrados cinco bolivianos, inclusive uma menina de 14 anos, trabalhando ao menos 12 horas por dia, em um ambiente com cheiro forte, sem extintores de incêndio e com rede elétrica improvisada na zona leste de São Paulo.

    SE ARRASTA
    Um processo do escritor e desenhista Millôr Fernandes contra a editora Abril e o Bradesco vai ser julgado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) na quinta (23), mais de quatro anos depois de sua morte. Os herdeiros seguiram com a ação, que pede reparação de danos pela utilização indevida das obras do escritor no acervo digital "Veja 40 anos", que foi patrocinado pelo banco. A defesa da editora e do banco diz que as obras podiam ser usadas por se tratarem de trabalhos coletivos, assinados em conjunto com outros artistas.

    TRABALHO DE VIDA
    O empresário Marcos Arbaitman recebeu convidados no lançamento de sua biografia "Marcos Arbaitman – Nada Resiste ao Trabalho", na segunda (20). A atriz Regina Duarte, a escritora Leja Rojtenberg e a apresentadora Ana Rosa Rojtenberg passaram por lá. O rabino Dovi Goldberg e Bruno Laskowsky, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, também estiveram no evento.

    CURTO-CIRCUITO

    Lindolfo Paoliello, presidente da Associação Comercial de MG lançou na terça (21) o projeto "internacionalize BH", para atrair investimentos estrangeiros para o Estado.

    Vladimir Netto lança nesta quarta (22) livro sobre a Operação Lava Jato na Saraiva do Shopping Eldorado.

    O diretor do colégio Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar, recebeu da Câmara dos Vereadores o título de Cidadão Paulistano.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES, LETÍCIA MORI e THAIS ARBEX

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024