• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 14:19:47 -03
    Mônica Bergamo

    Maconha encontrada em avião de Eduardo Campos será incinerada

    23/06/2016 02h00

    A Justiça está mandando incinerar objetos encontrados no avião que caiu em 2014 e matou Eduardo Campos (PSB) e outras seis pessoas. Entre eles estão 10 gramas de maconha.

    INVENTÁRIO
    Um laudo confirmou que um dos pacotes encontrados guardava a droga, provavelmente para consumo pessoal de uma das vítimas do voo. Foram encontrados na época também cartões bancários, colares e pedaços de roupas.

    DIREÇÃO
    O inquérito que investiga as causas do acidente, e que corre na 5ª Vara Criminal de Santos, está perto do fim. A tendência até agora é responsabilizar o piloto.

    NOVA ROTA
    O laudo de teste feito num simulador na Áustria pelos investigadores analisa a última hipótese que poderia mudar os rumos da investigação: a de que variações além do normal na ponta da asa da aeronave poderiam ter contribuído para a tragédia. A possibilidade, no entanto, é considerada remota.

    ESTRESSE
    O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), ligado à Aeronáutica, já tinha concluído que o estresse e a falta de capacitação do piloto para conduzir a aeronave contribuíram para o acidente. A família do profissional, Marcos Martins, questionou as conclusões do órgão.

    SONO BOM
    Embora possa endossar a tese de que o piloto foi responsável, a PF já informou às autoridades judiciais que ele tinha dormido bem no dia anterior e estava descansado, segundo apurado no hotel que o hospedou.

    QUEM PAGA
    Caso a investigação confirme a culpa do piloto, descartando falha técnica, não haverá responsáveis, na prática, já que ele morreu. Pessoas afetadas e que perderam casas, por exemplo, teriam maior dificuldade para cobrar indenização. A identidade do dono oficial da aeronave permanece até hoje como mistério.

    BOAS VINDAS
    A presidente do MAM, Milú Villela, recebeu, nesta terça (21), convidados em sua casa para jantar oferecido pelo casal Patrícia e Ricardo Villela Marino ao governador do Colorado, John Hickenlooper, e ao prefeito de Denver, Michael Hancock. O jornalista Marcelo Tas e a mulher, a atriz Bel Kowarick, o cineasta Arnaldo Jabor passaram lá. O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, e o ex-embaixador Rubens Barbosa e sua mulher, Maria Ignez Barbosa, também participaram do jantar.

    HACKEADO
    A Justiça de SP aceitou a denúncia contra o hacker Silvonei José de Jesus Souza, acusado de clonar o celular de Marcela Temer e de chantagear a primeira-dama.

    TODO OUVIDOS
    O juiz não aceitou, no entanto, pedido para que o hacker respondesse o processo em liberdade. A primeira audiência sobre o caso, que está em segredo de justiça, está marcada para o início de julho. Marcela Temer e o irmão, Karlo Augusto, serão chamados a prestar depoimento.

    DE CIMA
    A direção municipal do PSDB cogita fazer uma intervenção na Juventude do partido. A Executiva jovem tem se recusado a apoiar a pré-candidatura de João Doria à Prefeitura de São Paulo.

    GOTA D'ÁGUA
    O comando paulistano do PSDB ficou irritado com um ato organizado pela Juventude no último sábado (18). Intitulado "O PSDB que queremos", o evento foi conduzido pelos senadores José Aníbal e Aloysio Nunes Ferreira, críticos ferrenhos à candidatura do empresário.

    RESISTÊNCIA
    Em um grupo de WhatsApp, o presidente do partido, Mario Covas Neto, classificou o grupo de "juventude rebelde, traidora e comandada por interesses pessoais".

    MINHA PLANTINHA
    A apresentadora Didi Wagner terá sua imagem projetada em árvores do parque Ibirapuera na quinta (23). Ela vai ler histórias reais de pessoas com alguma árvore -memórias de infância, de família etc- para o projeto #UmaArvoreUmaVoz, da WWF e da Unilever. A ideia é incentivar a plantação individual de árvores.

    DUPLA ABERTURA
    O diretor curatorial do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, e o executivo e colecionador Orandi Momesso estiveram na abertura das mostras "Volpi - Pequenos Formatos" e "Clube de Gravura: 30 anos", no MAM (Museu de Arte Moderna de SP). O curador do museu, Felipe Chaimovich, o artista Nino Cais e o galerista Daniel de Lavor também estiveram no evento, na segunda (20).

    CURTO-CIRCUITO

    ONU Mulheres e ABRH-SP promovem hoje o 1º Congresso Nacional de Liderança Feminina.

    A sorveteria Le Botteghe di Leonardo abre unidade hoje na praça Vilaboim.

    A bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes será apresentada hoje na casa do cônsul da Alemanha em SP.

    Natura e Fapesp lançam hoje o Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano.

    O livro "Direito Penal Comentado - Doutrina e Jurisprudência" tem lançamento hoje na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis.

    O advogado Eduardo Maneira agora faz parte do Conselho Fiscal da Fundação Oscar Niemeyer.

    Os diretores Marcus Alqueres e Fillipo Capuzzi Lapietra, da O2, foram selecionados na short list do Young Director Award 2016, que tem premiação hoje em Cannes, na França.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES, LETÍCIA MORI e THAIS ARBEX

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024